Como Funciona o Curso de Reciclagem para CNH suspensa

O motorista que teve a sua CNH suspensa precisa fazer o Curso de Reciclagem do DETRAN para conseguir uma nova autorização e voltar a dirigir sem qualquer impedimento. O problema está na informação, pois muitos não sabem como isso deve ser feito.

A primeira coisa a se saber é o local de aplicação do curso. Você deve comparecer a uma autoescola de sua preferência. Pode ser, por exemplo, o mesmo estabelecimento em que você tirou a sua Carteira de Habilitação. Portanto, não há uma regra específica.

Se você é um motorista profissional, existe a possibilidade de fazer o curso online. Como está previsto por lei, apenas os condutores das categorias C, D e E estão autorizados a realizar essa modalidade de curso. O restante dos condutores deve comparecer a uma instituição física.


Em quanto tempo após ter a CNH suspensa o motorista pode fazer o curso?

A suspensão de condução imposta pelo DETRAN demanda que o motorista infrator permaneça por um período de 6 meses a 1 ano longe do volante de seu carro e sem a Carteira de Habilitação.

Esse período pode variar de acordo com as suas multas. A quantidade de pontos na carteira pode fazer com que o prazo se alongue ou diminua. De qualquer forma, esse motorista deverá comparecer ao curso de reciclagem, após passar no exame médico e psicológico.

Ele terá que cumprir 30 horas de aula com presença integral, todos os dias. Os assuntos são variados, e vão desde as normas de trânsito até a direção defensiva.


Como funciona o curso de reciclagem para CNH suspensa

O curso de reciclagem inclui aulas teóricas e práticas. Quanto à teoria, como já citado, são 30 horas de aula. Além disso, o motorista que tem sua CNH suspensa deve passar pelo processo de avaliação. Ele consiste em uma prova de 30 questões, semelhante ao CFC (Curso de Formação de Condutores) que é feito para tirar a Permissão para Dirigir.

Ao concluir a etapa teórica, o condutor é submetido a um exame prático para concluir o processo da reciclagem de carteira.


Quanto tempo dura o curso de reciclagem para CNH suspensa?

Como Funciona o Curso de reciclagem para CNH suspensa

Apesar de seu um processo trabalhoso para o motorista, a boa notícia é que o curso não é muito longo. O período de 30 horas depende da duração de cada aula.

Por exemplo: se a aula for de 1 hora, serão 30 dias de comparecimento ao curso. Por outro lado, se o tempo de cada aula for de 2 horas, serão 15 dias no total.


Após concluir o curso, o que o motorista deve fazer para recuperar a CNH?

Fazer o curso de reciclagem é uma obrigação do motorista que perdeu a sua carteira de habilitação. Ele deve ser cumprido até o recebimento do diploma do curso. Depois desse período, a pessoa deve aguardar pelo término do prazo de suspensão, que dependerá dos pontos acumulados na sua carteira.

Não é possível voltar a dirigir logo após a conclusão do curso, e essa é uma das dúvidas mais frequentes de condutores com CNH suspensa. Somente quanto o tempo da suspensão termina, o motorista deve retornar ao DETRAN para retirar uma nova Carteira e, assim, voltar a dirigir normalmente.


Quais são as situações que causam a suspensão da CNH?

Conheça algumas infrações que podem levar à suspensão da Carteira Nacional de Habilitação:

Dirigir com CNH de diferente categoria

⇒ Entregar o veículo para uma pessoa que não passou nos testes médicos ou psicológicos

⇒ Dirigir alcoolizado ou influenciado por substâncias ilícitas

⇒ Apostar corridas

⇒ Promover eventos ou competições de manobras com o veículo

⇒ Utilizar o veículo para fazer manobras forçadas e perigosas em vias públicas

⇒ Dirigir acima do limite de velocidade permitido na via

⇒ Ameaçar pedestres ou outros condutores

⇒ Fazer ultrapassagens de maneira proibida

⇒ Desrespeitar os bloqueios da polícia ou testes de trânsito

⇒ Omitir socorro a vítimas de acidentes.

Você acabou de conferir informações sobre o curso de reciclagem para CNH suspensa. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos. E se você ficou com alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

Links Patrocinados

3 thoughts to “Como Funciona o Curso de Reciclagem para CNH suspensa”

  1. Minha habilitação está suspenso tenho que fazer exame médico, pirotécnico, escrita aulas práticas pra ter novamente a habilitação.

  2. Muito bom o site, mas gostaria de saber como faço pra me comunicar atraves de email com o ciretran de itapecirica da serra

  3. ja fis a reciclagem e o DETRAN NÃO liberou para eu fazer o exame psicotecnico e nem o de vista porque, tinha um processo mas ja foi concluido ja mandei as baixa ate para o detran em BH mas não estou tendo resuldado o q fazer.

Comentários fechados.