Licenciamento SP 2023

Assim como o IPVA, o licenciamento SP 2023 é uma das taxas obrigatórias que os proprietários de veículos registrados no estado de São Paulo devem pagar anualmente para transitar dentro das normas da lei.

E também como no caso do IPVA, existe um calendário para o pagamento do licenciamento que é determinado de acordo com o final da placa do automóvel ou caminhão.

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) já divulgou o calendário oficial do licenciamento de veículos em 2023 para os paulistas.

O cronograma de pagamento da taxa obrigatória para emitir o CRLV terá início em 1º de julho, conforme dígito final da placa do veículo.

Vale lembrar que os proprietários também podem optar por regularizar o licenciamento antecipadamente, pois é possível pagar a taxa a partir de janeiro.

O custo para emissão do documento em São Paulo está 7% mais caro em relação a 2022.

Calendário Licenciamento SP 2023

Veja a seguir todos os detalhes sobre o licenciamento 2023 em São Paulo.

Veículos automotores, reboques e semirreboques

Licenciamento 2023 SP

 

  • Veículos com placas final 1 e 2 – prazo até 31 julho de 2023
  • Veículos com placas final 3 e 4 – prazo até 31 de agosto de 2023
  • Veículos com placas final 5 e 6 – prazo até 29 de setembro de 2023
  • Veículos com placas final 7 e 8 – prazo até 31 de outubro de 2023
  • Veículos com placas final 9 – prazo até 30 de novembro de 2023
  • Veículos com placas final
Clique aqui para ler todas as informações

IPVA 2023 SP

O vencimento do IPVA 2023 SP varia de acordo com a placa do veículo. A partir do número final, é definido um calendário para o pagamento de uma ou mais parcelas do tributo. Carros com placas com finais diferentes têm datas de vencimento do IPVA 2023 SP diferentes.

Em São Paulo, desde 2022 as datas de pagamento foram ampliadas de três para cinco parcelas. Essa regra está mantida para 2023.

Sendo assim, é possível dividir a alíquota entre janeiro, fevereiro e março, abril, e maio, ou pagar em cota única logo em janeiro (com desconto) ou em fevereiro (sem desconto).

O calendário de pagamento foi divulgado pela Secretaria da Fazenda e Planejamento, e será iniciado em janeiro.

No exercício de 2022, os proprietários de veículos usados que pagaram o imposto integralmente em janeiro tiveram desconto de 9%. Quem preferiu pagar o tributo em cota única em fevereiro, teve redução de 5%.

Já para o ano de 2023, haverá o retorno do desconto de tradicional de 3% para quem pagar a cota única em janeiro. O proprietário de veículo que pagar a cota única em fevereiro não terá qualquer desconto. Quem fizer o parcelamento em 3, 4 ou 5 parcelas, também não tem direito a desconto.

Vale lembrar que o pagamento poderá ser dividido em até cinco parcelas desde que o valor devido seja igual ou superior a 342,60 reais.

CONSULTA IPVA 2023 SP

O guia de pagamento não é mais enviado para residência dos proprietários de veículos, portanto, é necessário … Clique aqui para ler todas as informações

IPVA 2021 SP

O vencimento do IPVA 2021 SP varia de acordo com a placa do veículo. A partir do número final, é definido um calendário para o pagamento de uma ou mais parcelas do tributo. Carros com placas com finais diferentes têm datas de vencimento do IPVA 2021 SP diferentes.

Em São Paulo, essas datas se estende entre os três primeiros meses do ano: janeiro, fevereiro e março. O motorista tem então a opção de parcelar o IPVA 2021 SP em até três vezes ou pagar em cota única (com desconto de 3%) logo em janeiro. Há também a possibilidade de pagar integralmente o imposto em cota única em março, porém não há desconto nessa modalidade.

04/01/2021 > Atualização sobre Licenciamento  > Taxa de Licenciamento 2021 fica 40% mais cara em SP, mas há uma forma e economizar

O Departamento de Trânsito (Detran SP) recolhe a partir desta segunda-feira (04/01) o licenciamento antecipado de 2021. A taxa é devida para todos os veículos, independentemente do final de placa, e ficará disponível até 31 de março de 2021. Para este ano, o valor da taxa de licenciamento em São Paulo é de R$ 131,80, uma alta de 40% sobre o valor praticado em 2020.

Quem optar pelo licenciamento antecipado, poderá “zerar” este aumento. Segundo o DetranSP, quem pagar até o dia 14/01 terá desconto e a taxa cai para R$ 98,91. Quem não optar por essa modalidade, poderá aguardar o calendário de licenciamento anual, de acordo com o final da placa.

CONSULTA IPVA

Clique aqui para ler todas as informações

Como consultar débitos de multas em SP

Confira as instruções e veja como é feita a consulta de multas em SP

As pessoas que dirigem pela cidade de São Paulo precisam ter atenção às condutas que causam multas de trânsito por parte da Prefeitura.

Diversos condutores acabam por consultar somente o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (DETRAN SP) para conferir os débitos em aberto, mas se esquecem de que a prefeitura paulistana também cobra as infrações.

Saiba aqui como consultar débitos de multas em São Paulo.


Por que é importante consultar os débitos de multas em SP?

A ideia de muitos condutores é que, se eles cometeram alguma infração, a multa será enviada a eles pelos Correios.

Realmente, esse é o procedimento de praxe, mas ele pode falhar: assim como algumas correspondências acabam se extraviando, a multa de trânsito também pode se extraviar.

Se isso acontece, o cidadão não fica sabendo que tem uma multa em aberto, a menos que realize uma consulta ao site da Prefeitura de São Paulo.

Infelizmente, é possível encontrar relatos de condutores que só se deram conta de que tinham infrações de trânsito sem pagamento quando tentaram fazer algum procedimento no DETRAN, como a transferência de propriedade.

Como consultar débitos de multas em SP


Passo a passo para consultar débitos de multas em São Paulo

Pode-se consultar débitos de multas em São Paulo por meio do procedimento a seguir:

  • Acesse a página da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte clicando aqui;
  • Insira o código captcha, que pode ser ouvido também;
  • Inserira o número
Clique aqui para ler todas as informações

Como fazer consulta de placa no Detran SP

Entenda como funciona a consulta de Placa Detran SP e aprenda a verificar os débitos do seu veículo

Acompanhar tudo o que diz respeito ao seu veículo é uma obrigação de todo proprietário: ele deve saber se existem impostos atrasados, se está no período de vistoria, se há multas ou impedimentos, etc.

Como esses proprietários teriam dificuldade em comparecer ao Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (DETRAN SP) sempre que quisessem fazer esse tipo de consulta e, por isso, o órgão libera um sistema virtual de informações.

Qualquer pessoa que tenha os dados do veículo pode acessar o site do DETRAN SP e isso ajuda a proteger quem está negociando a compra de um usado.

Por mais que o vendedor diga que ele não tem débitos ou problemas, o comprador pode confirmar por si mesmo.


Consulta de placa no DETRAN SP: débitos e restrições

Todos estão acostumados a ver a polícia consultando a placa de veículos e descobrindo se eles estão regularizados e o cidadão pode fazer quase a mesma coisa no site do DETRAN paulista.

Com relação aos débitos e restrições, elas tendem a ser referentes ao atraso do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA).

O veículo que não está com o imposto em dia também tem restrições para fazer o licenciamento obrigatório anual e, com isso, fica proibido de ser dirigido.

A pendência de vistoria é outra condição que pode ser consultada pela placa e que é decorrendo do atraso … Clique aqui para ler todas as informações

Como fazer CNH Digital em SP

Confira o que é necessário para tirar a CNH Digital SP

Ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sempre à mão é uma obrigatoriedade para qualquer motorista.

Aliás, ela é usada até em ocasiões nas quais se está fora do veículo: ela está no gripo dos documentos oficiais de identificação com foto.

Mesmo com tanta importância, ainda se encontram pessoas sem a CNH no bolso quando são abordadas por uma autoridade policial.

Em muitos casos, o cidadão tem habilitação e ela não está vencida: ele apenas a esqueceu em casa. Porém, os celulares quase não são esquecidos e é por isso que o Departamento Nacional de Trânsito criou a CNH Digital.

Aprenda aqui como fazê-la em SP.


Por que é importante ter a CNH Digital SP?

A carteira de habilitação de uma pessoa é capaz de fornecer às autoridades policiais muitas informações essenciais, como o histórico desse motorista: quantas multas ele já tem, se ele tem permissão para dirigir ou se a sua CNH está suspensa e muito mais.

Quando um policial aborda um motorista que não poderia estar dirigindo, o veículo é conduzido ao pátio e só pode ser retirado por alguém com a CNH em dia. Dessa forma, evitam-se acidentes de trânsito e outros perigos.

Como fazer CNH Digital em SP


Passo a passo para fazer a CNH Digital SP

Independentemente de o veículo estar emplacado em São Paulo, a primeira parte da requisição da CNH Digital é o Departamento Nacional de Trânsito, chamado de DENATRAN:

  • Procure por “Cadastros”, que está no
Clique aqui para ler todas as informações

Consulta IPVA SP

Confira as orientações e saiba como fazer a consulta ipva SP

São diversos os proprietários de veículos que ficam com dúvidas quando têm de pagar o IPVA.

Apesar de essas dúvidas serem mais justificáveis quando é o primeiro automóvel ou quando se muda de Estado, qualquer um pode precisar consultar o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para esclarecimentos e aqui serão mostradas as maneiras de consultar o imposto em 2019.


Como funciona o IPVA SP

A Secretaria da Fazenda de São Paulo é quem emite o imposto e ele é para todos os veículos, sejam eles 0 Km ou não e para motocicletas também.

O município no qual a pessoa mora fica com 40% desse imposto, além de o Estado ficar com a mesma quantidade e o FUNDEB, que é um fundo para educação básica do país, ficar com 20%.

Os motoristas de São Paulo precisam confirmar com o DETRAN ou com a Sefaz os seus dados pessoais e também do seu automóvel, lembrando se tratar da transferência de dono, se ele for vendido, para que não continue respondendo por esse imposto.

Consulta IPVA SP


Como fazer a consulta do IPVA SP

Os cidadãos que têm de transferir nome dos veículos ou que precisam de acertos relacionados ao IPVA em São Paulo podem colocar “DETRAN” e o seu município em qualquer buscador e agendar um atendimento.

Eles também acham o endereço da Secretaria da Fazenda de São Paulo usando o site do governo estadual.

Normalmente, a pessoa precisa atualizar cadastro … Clique aqui para ler todas as informações

Como funciona a vistoria de veículos no Detran SP

Entenda o passo a passo e quais são os procedimentos da vistoria veículos Detran SP

As pessoas que têm um veículo no Estado de São Paulo precisam manter a sua vistoria veicular em dia, principalmente se elas quiserem fazer a sua transferência de veículo.

O órgão que faz essa vistoria é o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran SP) e server para qualquer forma de locomoção que com motor que seja vendida.

Sem a realização e a aprovação na vistoria, essa transferência será irregular e o veículo pode ser considerado “não vendido”, ou seja, é como se a transação com a pessoa que o comprou não tivesse validade.


Passo a passo transferência de veículos do Detran SP

A transferência de veículo é o procedimento necessário para fazer uma venda. Por exemplo: o cidadão que tem um automóvel e vai vende-lo precisa, posteriormente, ir ao Detran de SP com o seu comprador e realizar a transferência. Isso é para sinalizar ao órgão quem passa a responder pelo veículo.

Infelizmente, uma quantidade expressiva de pessoas deixa a transferência veicular em segundo plano, o que faz com que as multas sejam mandadas para o ex-dono. Por causa disso, o órgão continua considerando que aquela pessoa continua com a posse.

Para fazer a transferência de veículo, o custo fica entre R$ 285,27 e R$ 197,89, dependendo da realização prévia do licenciamento.

Já a documentação consiste em comprovante de residência, CNH ou RG, vistoria do Detran SP, CPF e Certificado … Clique aqui para ler todas as informações

IPVA 2020 SP

Acompanhe as orientações para fazer a consulta do IPVA 2020 SP; veja como são calculados os valores e saiba quando você vai pagar

A frota de São Paulo é bastante numerosa com relação a qualquer veículo e a maioria deles tem a cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). As pessoas que possuem isenção são as que têm deficiências variadas e as que são diagnosticadas com autismo: fora essas, todos os que possuem veículos registrados em São Paulo têm de pagar anualmente esse imposto.

As cidades paulistas ficam com 40% do que o IPVA arrecada, enquanto o governo paulista recebe outros 40%. O Fundo Nacional da Educação Básica também é ajudado com o pagamento do IPVA, com recebe 20%.


Valor IPVA 2020 SP

As informações sobre valores do IPVA SP são divulgadas pela Secretaria da Fazenda e pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (DETRAN).

Para o proprietário saber exatamente o seu IPVA, terá de conhecer o valor de mercado do veículo e saber em que categoria do DETRAN e da SEFAZ paulista ele está: é essa categoria que dirá a alíquota.

Considerando que seja um utilitário e que a porcentagem correspondente ao seu imposto seja de 3%: se o veículo custou R$ 42.000,00, o seu IPVA será de R$ 1.680,00.

Veja na tabela abaixo como são estabelecidas as alíquotas do IPVA SP:

1,5% – Caminhões;
2% – Camionetas e utilitários;
2% – Motos e similares;
2%- Ônibus e Micro-ônibus;
4% Automóveis;… Clique aqui para ler todas as informações

Como consultar pontos da CNH Detran-SP

Neste artigo você pode conferir as orientações para consultar pontos CNH Detran SP; veja o passo a passo para se cadastrar no site do Detran e aprenda a fazer a consulta

A Carteira Nacional de Habilitação, ou CNH, é o documento que garante aos motoristas de todo o Brasil a permissão para dirigir em território nacional. Para obter o documento, como se sabe, é preciso ser aprovado em uma prova teórica, onde são cobradas questões envolvendo a legislação de trânsito, e uma avaliação prática, que testa as habilidades do futuro motorista.

Embora algumas pessoas achem muito difícil conseguir a carteira de habilitação, por causa principalmente da prova prática, quem já dirige sabe que a maior dificuldade não está em obter o documento, e sim em mantê-lo.

Isso porque, segundo o Código de Trânsito, o motorista brasileiro perde o direito a dirigir se acumular mais de vinte pontos na CNH. Por isso, conhecer o seu nível de pontuação é muito importante.

No Estado de São Paulo, os motoristas podem consultar o número de pontos que possuem em sua carteira de habilitação através do site do Detran SP. Você é motorista no estado e sabe exatamente como fazer essa consulta? Não? Então confira nosso passo a passo.

Como consultar pontos da CNH Detran-SP


Passo a passo para consultar os pontos da CNH no Detran de São Paulo

O motorista for habilitado no Estado de São Paulo e quiser consultar quantas multas estão cadastradas em sua CNH pode fazer isso por meio do site do Detran de São … Clique aqui para ler todas as informações