IPVA 2020 MG

Consulte as informações atualizadas sobre o IPVA 2020 MG; confira o valor do imposto veicular e saiba como é feito o cálculo para os motoristas mineiros

O Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) chega anualmente para os mineiros e é cobrado quando se tem qualquer tipo de veículo: seja novo ou velho, de grande porte ou pequeno. Essa arrecadação serve para que a cidade, o Estado e o FUNDEB sejam abastecidos, com a divisão sendo 40%-40%-20%.

Sempre que o proprietário deixa seu IPVA atrasar, ele passa a correr o risco de o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) de Minas Gerais realizar a sua apreensão. Além disso, a venda do veículo é dificultada, já que o novo comprador pode não querer pagar o que está em débito.


Valor IPVA 2020 MG

O DETRAN e a Secretaria Estadual da Fazenda determinam o IPVA dos mineiros considerando o seu modelo e também o seu ano.

Porém, não há perspectiva para as alíquotas de 2020: como esse é um imposto cobrado no começo do ano, as unidades federativas tendem a publicá-las apenas em dezembro ou até em janeiro.

No caso dos proprietários que não querem se surpreender com a alíquota do IPVA de 2020, pode-se buscar bases nos valores de 2019, que são bem parecidos com os cobrados em outros Estados do Sudeste.

Para os furgões ou as caminhonetes destinadas à carga, a alíquota fica em 3%; para cabine estendida e veículos utilitários, assim como para cabine dupla, essa alíquota vai para 4%.

Já os veículos de transporte comercial que estão autorizados pelo DETRAN mineiro têm 2% de alíquota. Existem outras porcentagens para esse imposto e os cidadãos de Minas Gerais podem vê-las com o site da SEFAZ: http://www.fazenda.mg.gov.br/empresas/impostos/ipva/calculo.htm.

IPVA 2019 MG


Cálculo IPVA MG

Assim como São Paulo, o Estado de Minas Gerais também concedeu um IPVA um pouco mais barato em 2018: a alíquota desceu quase 3%.

Os detalhes sobre a forma da SEFAZ mineira calcular o imposto estão no link anterior, havendo diferenciação, por exemplo, a respeito dos veículos usados.

A tabela completa, com as alíquotas citadas acima e as demais, também é mostrada no link.


Consulta IPVA MG

A Polícia Civil de Minas Gerais também ajudou os motoristas a fazer a consulta do IPVA MG 2020.

A corporação apresentou aos mineiros este link, no qual era possível saber se existia imposto atrasado e muito mais, desde que o cidadão tivesse o seu número RENAVAM.

As pessoas que não conseguiam achar o site da SEFAZ de Minas também foram favorecidas: o site da Polícia Civil tinha um hiperlink para os que precisassem tratar com essa secretaria.

Mesmo que as informações a respeito do IPVA MG 2020 ainda sejam escassas, é possível que essa corporação também tenha esse serviço no próximo ano.


IPVA MG tabella

Mesmo que cada unidade federativa tenha seu cálculo próprio para o IPVA 2020 MG, todas apresentam os mesmos calendários: é possível que exista alguma diferença mínima de dias, mas o parcelamento é de 3 meses e os mineiros que pagam o imposto de uma vez só têm um pouco de desconto.

Já o uso do que o governo consegue com esse imposto e, como dito no começo do artigo, separado em três: os municípios nos quais as placas estão registradas ficam com 40%, enquanto que os estados recebem mais 40%; os 20% que restam ficam para o Fundo Nacional da Educação Básica.


IPVA 2020 MG Detran

Utilizando o Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais, pode-se acessar muitos tipos de serviços documentais e não apenas o IPVA MG.

Qualquer documento que o veículo precise ter pode ser emitido nesse órgão, que também fornece informações para os mineiros sobre suas multas e sobre a emissão de carteiras de motoristas ou mesmo as suas inclusões de categorias.

O site geral do DETRAN MG é o https://www.detran.mg.gov.br/, contendo nele o endereço dos vários postos dele nas cidades.

Esses endereços estão identificados como Ciretrans, Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais, unidades de Belo Horizonte, Unidade de Atendimento Integrado e Listas de Unidades, nas quais está incluída a Polícia Civil.


Consulta IPVA 2020 DETRAN MG

Além do link do DETRAN mineiro, é possível fazer a consulta com o site da SEFAZ.

Essa consulta é importante não somente quando o cidadão vai trocar o proprietário do veículo, mas sim periodicamente: isso evita que equívocos no banco de dados do Governo faça novas cobranças, por exemplo.

IPVA 2019 MG


IPVA MG 2020 servidor

Os funcionários públicos de Minas Gerais também pagam o IPVA, mas os seus prazos podem ser mais extensos, como em 2019.

Contudo, o motivo para esse aumento de prazo foi um modo de compensação pelo atrasado de benefícios trabalhistas.

Links Patrocinados