Como consultar multas no Detran RJ

Consulte as instruções e saiba o que é necessário para consultar multas Detran RJ

As multas de trânsito podem causar um endividamento bem grande, e é por isso que os compradores de veículos sempre exigem que o vendedor comprove que não há nenhuma infração pendente.

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (DETRAN RJ) tem um documento especial que as pessoas podem usar para atestar a regularidade do seu veículo.

Aprenda neste artigo como consultar multas de trânsito no RJ e emitir o Nada Consta.


Por que é importante fazer a consulta de multas no Detran RJ?

Por que é importante fazer a consulta de multas no Detran RJ?

Consultar multas de trânsito no RJ e emitir o Nada Consta possibilita ao vendedor do veículo assegurar que quem o compra não terá nenhum prejuízo.

Inclusive, para entender completamente a relevância do Nada Consta, vale a pena explicar todas as despesas que as multas de trânsito atrasadas podem causar.

O primeiro prejuízo é para o proprietário do veículo na hora da multa, há que ele ficará com o seu nome sujo se passar muito tempo sem que ele quite o débito.

No começo do ano, que é a época oficial de fazer o licenciamento, haverá mais uma dificuldade: ele não será liberado, o que quer dizer que aquele veículo não estará apto a ser dirigido.

Muitas pessoas ainda usam os seus carros sem licenciamento, mas uma abordagem policial de rotina fará com que o veículo seja apreendido.

Se isso acontecer, o carro ficará no pátio até que esse cidadão pague absolutamente todos os débitos ou os renegocie para fazer o licenciamento pendente.

Além de o veículo ficar inacessível ao seu proprietário, o tempo de pátio não é gratuito e também será cobrado do cidadão.

Mesmo que a pessoa não tenha intenção de vender seu veículo, ela também pode precisar do Nada Consta do DETRAN RJ para comprovar que não tem dívidas.

Essa consulta é muito importante também quando o cidadão recebeu uma autuação e já fez o pagamento, mas deseja confirmar que não tem mais nenhum débito em aberto.


Como consultar multas de trânsito no Detran RJ/Nada Consta

Para consultar multas de trânsito no Detran RJ e emitir o Nada Consta, deve realizar o passo a passo a seguir:

  • Acesse aqui;
  • Insira o Renavam do veículo;
  • Preencha o código captcha da página;
  • Clique em “Consultar”.

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro atestará que não consta nenhuma multa pendente para aquele veículo.

As pessoas que não tiverem acesso ao site do órgão podem ir à unidade da sua cidade com o Renavam para fazer a solicitação de Nada Consta.


Como pagar multas de trânsito no Rio de Janeiro

Ao consultar multas de trânsito no Detran RJ, há casos em que os proprietários se deparam com alguma cobrança de infração que desconheciam.

Pode ser porque a cobrança não chegou às mãos da pessoa ou até porque há algum erro no banco de dados de órgão.

Se acontecer isso, o proprietário deve, em primeiro lugar, avaliar se é possível que ele tenha cometido aquela infração.

Se a resposta for positiva, ele pode negociá-la ou emitir a guia de pagamento assim:

  • Abra a consulta do Nada Consta aqui;
  • À esquerda, pause o mouse sobre “Pagamento de débitos”;
  • Se a infração já tem alguns meses, clique em “Parcelamentos antigos”;
  • Outras opções são “Consulta Bradesco” e também “Parcelamento com cartão”.

Como indicar o infrator da multa no Detran RJ

Como indicar o infrator da multa no Detran RJ

A prática de emprestar veículos é comum e ninguém pode garantir que terceiros não cometerão infrações enquanto estão dirigindo o carro de outra pessoa.

Se o proprietário tiver certeza de que a multa foi aplicada enquanto o veículo estava emprestado, ele pode indicar o real infrator.

É preciso ir a um dos seguintes postos de atendimento do DETRAN:

  • West Shopping;
  • Gávea;
  • America’s Shopping;
  • Center Shopping;
  • Sede do DETRAN no centro da capital carioca

Para trocar o real infrator, o proprietário do veículo precisará também dos seguintes documentos:

  • Comprovante de residência de quem estava dirigindo;
  • Se o infrator foi uma empresa, é preciso o CNPJ desta;
  • Notificação de Autuação;
  • CNH do real infrator;
  • Presença do real infrator ou de seu procurador legal;
  • Contrato de locação e documentos do cliente que cometeu a infração

É necessário que o proprietário do veículo multado avise o real infrator sobre o ocorrido, inclusive que fará o procedimento no DETRAN RJ.

Esse comunicado, que pode ser apenas uma conversa, é fundamental para que os documentos do real infrator possam ser conseguidos.


Informações adicionais sobre a consulta de multas no Detran RJ/Nada Consta

O sistema de consulta de multas de trânsito no RJ/Nada Consta é muito simples, mas os proprietários podem querer esclarecimentos sobre eventuais débitos mostrados, por exemplo.

Clicando aqui, o cidadão tem uma seção com diversas dúvidas sobre multas e é só selecionar uma para ler a resposta do DETRAN carioca.

Outra solução é imprimir a consulta feita ou tirar uma foto dela e ir até qualquer unidade de atendimento levando o Renavam.

Links Patrocinados

DetranBR

O DetranBR é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com os Detrans. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o os serviços oferecidos pelo órgão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *