Como consultar multas no DETRAN-RJ

Principalmente nas grandes cidades, sabe-se que atualmente o trânsito, mesmo com todos os esforços de organização, está caótico, funcionando ao seu limite. Dentro dessas dificuldades, qualquer erro a mais pode causar grandes transtornos a um ou vários veículos através de congestionamentos, imprevistos e acidentes.

O órgão principal por manter a ordem no trânsito do Rio de Janeiro é o DETRAN-RJ, que trabalha na organização das ruas, sinalizações e, é claro, nas regras de convivência no trânsito entre motoristas e pedestres, a fim de manter um sistema mais organizado e fluido, investindo em constantes melhorias.

Setor de multas DETRAN-RJ

Um dos recursos de ordem utilizados pelo DETRAN é o sistema de multas que, junto ao Código Brasileiro de Trânsito, atua na aplicação de penalidades aos motoristas que cometem infrações de trânsito.

As infrações são registradas em vários níveis, com a possibilidade de descontar pontos na carteira e, a depender do caso, até mesmo resultar na apreensão do veículo.

Consulta online de multas DETRAN-RJ

Par auxiliar o motorista a conseguir informações mais claras sobre a situação do seu veículo e da sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o DETRAN-RJ disponibiliza o serviço de conferência de multas online. Dessa forma, o motorista consegue verificar todas as pendências sem sair de casa.

Neste artigo nós vamos apresentar um tutorial completo e detalhado sobre como fazer a consulta de multas pelo DETRAN-RJ. Acompanhe o texto até o final e veja as orientações.

Documentos para fazer a consulta de multas

Para fazer a consulta de multas pelo site do DETRAN-RJ, você vai precisar do RENAVAM do veículo. Se você quiser consultar os pontos da Habilitação, será preciso ter o número da sua CNH (também pode ser o número do PGU – Prontuário geral Único) e o CPF.

Consulta de multas do veículo

Como consultar multas no DETRAN-RJ

1. Acesse o portal do DETRAN-RJ pelo endereço http://www.detran.rj.gov.br.

2. Clique na aba “MULTAS”.

3. Ao lado esquerdo da página, no menu de Multas, posicione o cursor sobre “Consultas” e clique em “Consulta de Multas do veículo”.

4. Em seguida, digite o RENAVAN e os caracteres verificadores; para finalizar, clique em “Consultar”.

Consulta de multas no Estado do Rio

Após esgotadas todas as tentativas do Governo do Estado do Rio de avisar o motorista sobre a existência de multas, elas são publicadas no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro. Você pode fazer a consulta pelo Renavan de seu veículo da seguinte maneira:

1. Acesse o portal do DETRAN-RJ pelo endereço http://www.detran.rj.gov.br.

2. Clique na aba “Multas”. Ao lado esquerdo da página, no menu de Multas, posicione o cursor sobre “Consultas” e clique em “Notificação de Multas pelo D.O. do Estado”.

3. Insira o número do RENAVAN do seu veículo e clique em “Consultar”.

Consulta de Multas de Outros Estados

O portal do DETAN-RJ também oferece a opção de consulta de multas para veículos de outros estados. Veja como fazer:

1. Acesse o portal do DETRAN-RJ pelo endereço http://www.detran.rj.gov.br.

2. Clique na aba “MULTAS”. Ao lado esquerdo da página, no menu de Multas, posicione o cursor sobre “Consultas” e clique em “Consulta de Multas de Outros Estados”;

3. Selecione o Estado que você deseja consultar; em seguida, o portal redirecionará para a página DETRAN correspondente.

Consulta de pontos da CNH

Se você também quiser saber quantos pontos foram descontados da sua CNH, faça o passo a passo a seguir:

1. Acesse o portal do DETRAN-RJ pelo endereço: http://www.detran.rj.gov.br.

2. Clique na aba “Multas”. Ao lado esquerdo da página, no menu de Multas, posicione o cursor sobre “Consultas” e clique em “Consulta Pontuação”;

3. Insira o seu CPF, CNH ou PGU e estado de emissão.

4. Digite os caracteres verificadores e clique em “Enviar”.

A consulta de multas é um procedimento fácil, rápido e importante para que você garanta a sua atividade regular no trânsito, poupando-se de possíveis problemas futuros. Faça uma verificação regular para saber se você em dia com o DETRAN-RJ.

Você acabou de conferir informações para consultar multas no DETRAN-RJ. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E se você ficou com alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

Links Patrocinados

DetranBR

O DetranBR é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com os Detrans. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o os serviços oferecidos pelo órgão.

Um comentário em “Como consultar multas no DETRAN-RJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *