Como consultar o IPVA no Rio de Janeiro

O IPVA, sigla que significa Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, é um dos principais impostos aplicados no Brasil, tributados especificamente para proprietários de automotores diversos.

Trata-se de um imposto estadual, e sua alíquota é diferenciada para cada região do país, podendo variar de 1% a 6% sobre o valor total do veículo determinado pela tabela FIPE.

Tamanha é a sua importância que, com um IPVA atrasado, o motorista poderá ser seriamente penalizado, a depender de cada situação, resultando em multa e até mesmo apreensão do veículo. Tecnicamente, sem o tributo regularizado, o motorista não possui propriedade regular do veículo.

Muitas pessoas acreditam que a taxa deve ser paga apenas para veículos rodoviários, como carros, motocicletas, ônibus, caminhão e outros, porém, o IPVA é cobrado para qualquer veículo automotor, que inclui embarcações como moto aquática, lancha, iate e até mesmo aeronaves.

Nesse artigo, nós vamos explicar tudo sobre este imposto veicular e suas funcionalidades. Além disso, também vamos mostrar um tutorial completo para você fazer o pagamento e consultar o IPVA no Rio de Janeiro.

Como funciona a consulta

Por se tratar de um imposto de veículos, muitas pessoas acreditam que o seu pagamento deve ser feito no DETRAN-RJ, porém, como se trata de um tributo estadual, o IPVA é de responsabilidade da Secretaria da Fazenda do Rio.

Por essa razão, o seu pagamento é feito no órgão estadual. No DETRAN-RJ, o proprietário pode consultar se o IPVA de seu veículo está atrasado, através da consulta de débitos e restrições.

Felizmente, a quitação do imposto pode ser feita totalmente online no portal da Secretaria da Fazenda do Rio de Janeiro, onde o proprietário emitirá a guia de pagamento com o valor especificado para o seu veículo.

A partir de agora, nós vamos mostrar o passo a passo para você emitir a guia de pagamento do IPVA 2017 no Rio de Janeiro.

Como emitir a guia de pagamento do IPVA no RJ

Como consultar o IPVA no Rio de Janeiro

1. Acesse a página do IPVA no site da SEFAZ-RJ.

2. Clique em “IPVA” > “Contribuinte” > “Mais Opções”.

3. Em seguida, clique em “Emissão de Guia de Pagamento IPVA”. Abrirá uma janela com quatro opções de guias de recolhimento.

4. Clique em “GRD – IPVA / DPVAT / Taxa de Licenciamento Anual / Taxa de Emissão CRLV”; para finalizar, clique em “Continuar”.

5. Na próxima etapa, abrirá uma nova página em que você deverá preencher o campo com o número do RENAVAN do veículo; digite os caracteres verificadores e clique em “Continuar”.

Após emitir a guia, basta realizar o pagamento do imposto em qualquer agência bancária, caixa eletrônico ou pelo Internet Banking. Não deixe de quitar o IPVA de seu veículo para evitar futuros problemas, transtornos e gastos até maiores com a retenção do seu automóvel.

Para que serve o IPVA?

Como um dos impostos mais importantes do estado, muitos proprietários desconhecem a finalidade dessa contribuição. Outras acreditam que ele serve apenas para a construção e manutenção das estradas.

Segundo as determinações da Constituição Federal, metade do valor recolhido no IPVA é destinada aos municípios onde estão registrados os veículos, e essa parte, sim, irá para a manutenção das vias.

Já a outra metade do IPVA vai para o Governo do Estado, para ser investido em projetos de infraestrutura social como escolas e hospitais.

É comum que em muitas cidades, como as grandes capitais, circulem veículos registrados em outros municípios, usufruindo dos recursos daqueles centros urbanos, porém, a contribuição acaba indo para a localidade em que o carro está registrado.

Por essa razão, para muitas pessoas essa distribuição não é justa, porém, ainda assim, não diminui a importância desse imposto para o desenvolvimento do país.

Vale lembrar que a alíquota do IPVA é reduzida a cada ano de utilização do automóvel, chegando à isenção para carros com mais de 20 anos de fabricação.

Você acabou de conferir as informações sobre o IPVA no Rio de Janeiro. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E se você tiver alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

Links Patrocinados

One thought to “Como consultar o IPVA no Rio de Janeiro”

Comentários fechados.