Como consultar placa de veículo no Detran RS

Confira as orientações disponibilizadas neste artigo e saiba o jeito mais rápido para fazer a consulta placa RS

As multas e débitos administrativos costumam assustar bastante aos proprietários de veículos: dependendo da sua gravidade e de quantas infrações são acumuladas, a pessoa pode até ficar proibida de dirigir.

No Rio Grande do Sul, as pessoas podem usar o sistema virtual do Departamento Estadual de Trânsito (Detran RS) sempre que precisam saber se uma multa foi aplicada e se há débitos pendentes.

Se o seu veículo está registrado no estado gaúcho, informe-se com este texto sobre como fazer a consulta mencionada.


Por que é importante fazer a consulta de placa no Detran RS?

Muitas vezes, as pessoas consultam o sistema do Detran RS quando acreditam que podem ter cometido uma infração: quem estacionou na faixa de pedestres em uma região com radar, por exemplo.

Apesar de o órgão mandar a notificação de multa pelos Correios, muitos querem se antecipar consultando o sistema virtual.

No entanto, é recomendado que o proprietário consulte regularmente a sua placa.

Eventualmente, ele pode nem desconfiar de que cometeu uma infração e, se os Correios extraviarem a multa e ela não for paga, o cidadão ficará registrado como inadimplente e o veículo não poderá ser licenciado.

Também pode acontecer de uma multa ser erroneamente relacionada a um veículo e, se o seu proprietário não fizer essa consulta, pode não ficar sabendo e demorar demais a contestar.

Para indivíduos que têm o hábito de ceder o carro a parentes ou amigos (bem como as empresas que têm frota), acompanhar a placa no Detran gaúcho é ainda mais importante.

Nem sempre quem usa o veículo conta que foi multado ou até desconhece a autuação.

Como consultar placa de veículo no Detran RS


Como consultar placa de veículo no Detran RS

Todas as possíveis multas podem ser vistas no site oficial do Detran RS. Basta:

  • Usar o link oficial de consulta clicando aqui;
  • Inserir o código Renavam;
  • Colocar a placa;
  • Clicar em “Não sou um robô” e, em seguida, em “Consulta”.

Se a pessoa não souber onde encontrar a numeração do Renavam, o site do Detran gaúcho tem uma ilustração, e ela é exibida embaixo da caixa de pesquisa.

Se for detectado que o veículo em questão tem multas pendentes, serão dadas diretrizes para que o seu proprietário pague.

A consulta de multas cima também é oferecida no aplicativo do órgão, que tem compatibilidade com muitos dos smartphones Apple e Android e está liberado nas suas respectivas lojas de app gratuitamente.

Cabe ainda dizer que os postos do Departamento Estadual de Trânsito do RS também podem informar presencialmente se existem multas não pagas.

Nesse caso, a pessoa tem de levar o número do Renavam e fornecer a placa, como faria na pesquisa virtual.


O que acontece se a multa não for paga?

A pessoa que tem um veículo em seu nome com multas em aberto pode ter bastante problema se não regularizar a situação.

O primeiro deles, é claro, é a inadimplência: aquele cidadão terá uma dívida não quitada e isso pode causar a inclusão do nome no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

Outro problema já foi citado acima, mas será abordado com um pouco mais de detalhes agora: o impedimento de licenciar o veículo.

O licenciamento é um processo que deve ser feito todos os anos e que significa, basicamente, que o veículo atende aos requisitos legais para estar nas ruas.

Se algum carro não está licenciado, há risco de ele ser apreendido: basta que a polícia o pare por qualquer razão e peça para ver o documento.

Uma vez apreendido, o carro fica no pátio do Detran RS e não pode ser retirado pelo proprietário até que seu débito de multas e licenciamento sejam resolvidos.

Além da apreensão, que é bastante desagradável, os proprietários dos carros sem licenciamento têm mais um problema: pagar a diária do pátio. Essas diárias, inclusive, são conhecidas pelo seu alto preço.

Quem está planejando vender o veículo também deve ter cuidado: com multas pendentes, a venda se torna menos provável.

O motivo é que a pessoa que decidi ficar com ele precisará regularizar os débitos, o que é caro. Por isso, o preço de venda terá de ser diminuído.


Como recorrer de multas no Detran RS

A pessoa que tem seu veículo multado tem o direito de contestar a penalidade: isso quer dizer que ela entra em contato com o Estado para provar que não cometeu aquela infração.

Todo o tutorial para quem precisa fazer a defesa de autuação é encontrado aqui aqui.

Como consultar placa de veículo no Detran RS


Unidades de atendimento do Detran RS

Mesmo fazendo a consulta de multas e a defesa de autuação pelo site, o cidadão deve saber onde está o Detran gaúcho no seu município; clicando-se aqui, é possível consultar os postos de atendimento no Estado.

Links Patrocinados

DetranBR

O DetranBR é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com os Detrans. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o os serviços oferecidos pelo órgão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *