Como consultar pontos da CNH Detran-SP

Neste artigo você pode conferir as orientações para consultar pontos CNH Detran SP; veja o passo a passo para se cadastrar no site do Detran e aprenda a fazer a consulta

A Carteira Nacional de Habilitação, ou CNH, é o documento que garante aos motoristas de todo o Brasil a permissão para dirigir em território nacional. Para obter o documento, como se sabe, é preciso ser aprovado em uma prova teórica, onde são cobradas questões envolvendo a legislação de trânsito, e uma avaliação prática, que testa as habilidades do futuro motorista.

Embora algumas pessoas achem muito difícil conseguir a carteira de habilitação, por causa principalmente da prova prática, quem já dirige sabe que a maior dificuldade não está em obter o documento, e sim em mantê-lo.

Isso porque, segundo o Código de Trânsito, o motorista brasileiro perde o direito a dirigir se acumular mais de vinte pontos na CNH. Por isso, conhecer o seu nível de pontuação é muito importante.

No Estado de São Paulo, os motoristas podem consultar o número de pontos que possuem em sua carteira de habilitação através do site do Detran SP. Você é motorista no estado e sabe exatamente como fazer essa consulta? Não? Então confira nosso passo a passo.

Como consultar pontos da CNH Detran-SP


Passo a passo para consultar os pontos da CNH no Detran de São Paulo

O motorista for habilitado no Estado de São Paulo e quiser consultar quantas multas estão cadastradas em sua CNH pode fazer isso por meio do site do Detran de São Paulo.

Para isso, basta que o motorista acesse o endereço DETRAN.sp.gov.br e clique na opção “consulta e emissão da certidão de pontos da CNH”. Quando selecionada esta opção, aparecerá na tela do computador do usuário uma caixa de texto.

Nela, será pedido que o motorista informe o seu CPF ou CNPJ, no caso de pessoas jurídicas. O site solicitará ainda que o usuário responda algumas perguntas, além de verificar se o motorista possui cadastro no site. O processo faz parte da verificação de identidade, para que o sistema possa ter certeza de que é o portador da CNH quem deseja obter esta informação.

Cadastramento de senha

Caso seja seu primeiro acesso ao site do Detran-SP e você não possua nenhuma senha cadastrada, basta digitar o CPF ou CNPJ na coluna onde é solicitado o cadastro e clicar em avançar.

Na próxima tela, será exibido um formulário de cadastro, onde deverão ser incluídas algumas informações obrigatórias, como número do RG, nome completo, data de nascimento, um e-mail para contato e frase de segurança, utilizada caso você perca sua senha. O número da CNH, telefone para contato e um e-mail alternativo são opcionais.

Vincular conta a redes sociais

O motorista que quiser tornar seu acesso ao sistema de consulta de pontos do Detran-SP ainda mais fácil pode vincular o acesso a suas redes sociais, como a conta no Facebook ou a seu e-mail no Gmail. Para isso, basta clicar em vincular conta. Nenhuma informação será postada pelo órgão em seu nome.

Confirme as informações

Depois de decidir se deseja ou não vincular sua conta ao sistema de verificação de pontos, o motorista deve clicar na caixa de mensagens, informando que confirma a veracidade das informações inseridas no formulário preenchido.

Após clicar em avançar, o sistema enviará uma senha criada automaticamente para o e-mail de contato informado no formulário. É necessário abrir o e-mail, copiar a senha fornecida pelo Detran e colar os dados na home do site.

Em seguida, basta clicar novamente na opção de consulta de pontos e multas  e colocar ali o número de seu CPF e a senha gerada automaticamente. A próxima janela exibida será a de ativação de conta, onde você cadastrará uma senha de sua preferência. Enfim, o cadastro está concluído, e você poderá acessar o sistema para consultar seus pontos.

Como consultar pontos da CNH Detran-SP


Como consultar os pontos no sistema do Detran SP

Agora que já possui uma senha para acesso ao sistema do Detran SP, o motorista deve informar o seu CPF e a senha e esperar que o sistema carregue a opção de consulta.

Na próxima página serão exibidas todas as multas vinculadas à sua carteira de habilitação. Para visualizar o resultado completo, o motorista deve selecionar o modelo de CNH (novo ou antigo), digitar o número do documento, os caracteres de segurança e clicar em pesquisar.

Com todos os dados corretos, o usuário visualizará o número de pontos que possui, de acordo com o resultado gerado pelo Detran pontos. Quando o motorista está com sua pontuação zerada, a tela exibe a seguinte mensagem: motorista sem pontuação.

Agora, quando há pontos associados à CNH, o site mostrará todas as infrações cometidas pelo motorista, incluindo local, horário em que a infração foi cometida, quantos pontos ela rendeu e que entidade foi a responsável por dar esta multa.

No estado de São Paulo, o sistema computa todas as multas aplicadas pelo Detran, pelo DER, pela Dersa, pela Polícia Rodoviária Federal, pela Cetesb, pelo município de São Paulo e, ainda, por outros municípios conveniados ao Detran.

Links Patrocinados