Como consultar pontos da CNH no Detran-MG

Neste artigo você vai poder acompanhar as orientações para consultar pontos CNH Detran MG; saiba também o que fazer caso tenha levado uma multa indevida


A carteira nacional de habilitação (CNH) é a garantia de que uma pessoa, maior de 18 anos, pode guiar qualquer veículo automotivo dentro das ruas, avenidas e rodovias brasileiras. Para conseguir essa permissão, é necessário que o candidato seja aprovado em avaliações práticas e teóricas.

Depois de obtida esta permissão, no entanto, o motorista precisa ficar atento a fatores que podem levá-lo a perder seu documento. Um deles é a data de validade. Ao contrário do CPF, que depois de emitido vale por toda a vida da pessoa, a CNH precisa ser renovada regularmente.

A renovação da carteira de motorista é necessária para que o condutor não apenas prove que está vivo como também demonstre, para o departamento de trânsito de Minas Gerais, que ainda é apto para dirigir.

Quem perde esse período de renovação tem seu documento suspenso e não pode dirigir novamente até que obtenha outra habilitação.

Mas a validade não é o único fator que pode levar um motorista a perder o direito de dirigir. Outra razão, muito mais comum, é o excesso de pontos acumulados no documento.

Em todo o território nacional, o motorista que supera vinte pontos em um período de 12 meses tem seu documento apreendido e precisa passar por um curso de reciclagem para conseguir uma nova autorização.

Por isso, é fundamental que os motoristas acompanhem a pontuação de sua carteira de habilitação regularmente, para saber se há algum risco de ter o documento apreendido por excesso de pontos.

Você é motorista habilitado em Minas Gerais e não sabe como consultar os pontos de sua carteira? Não se preocupe. Preparamos um passo a passo detalhado com tudo o que você precisa para acompanhar sua pontuação na CNH e não levar sustos.

Como consultar pontos da CNH no Detran-MG


Passo a passo para consultar a pontuação da CNH no Detran MG

Os motoristas mineiros que desejam acompanhar a pontuação em suas carteiras de habilitação precisam acessar o site e acessar a aba “habilitação”. Entre os serviços oferecidos aos motoristas está a consulta de pontos acumulados na CNH.

Para consultar a pontuação o motorista deve, inicialmente, selecionar o modelo de habilitação, informando se ela é nova ou antiga. Em outro campo é necessário inserir o número da CNH, a data de nascimento e a data de sua primeira habilitação. Todas estas informações estão presentes em sua habilitação.

Preenchidos todos os dados, basta que o motorista clique na opção pesquisar. O sistema carregará todos pontos vinculados a essa habilitação, e caso não tenham pontos, será exibida uma mensagem na tela destacando essa informação.

Para os motoristas que tem pontos acumulados em sua CNH, o sistema mostrará o tipo de infração, quantos pontos ela originou, em que dia, horário e local ela foi cometida, além da placa do veículo autuado.

Além disso, no site do Detran MG, os motoristas poderão acessar também seu prontuário de multas. Esse recurso é extremamente importante, pois nele constará se sua carteira de habilitação poderá ou não ser apreendida em caso de excesso de pontos.


Multas

Além de saber quantos pontos estão vinculados à sua CNH, o motorista pode, também verificar se existe alguma multa pendente em seu veículo. O excesso de multas pode gerar um processo administrativo, penalizando esta pessoa com a cassação de seu direito de dirigir.

Para pesquisar esta informação, basta acessar o mesmo sistema utilizado para verificar a pontuação de uma CNH. Mas aqui, o motorista seleciona a opção consultar multas.

Em alguns casos, o veículo que você está guiando pode ter multas atreladas a ele, mas ainda não pagas, que não aparecem nesse sistema de buscas. Para verificar esse caso, o motorista deve acessar a aba “veículos” e consultar a “situação do veículo”.

Nessa guia será possível averiguar se existem multas relacionadas ao veículo, pagas ou não. É importante estar com sua situação em dia para conseguir renovar o licenciamento, já que multas não pagas podem ser um impeditivo para conseguir o novo documento.

Como consultar pontos da CNH no Detran-MG


O que fazer se fui multado ou tenho pontos indevidamente?

Quando o motorista for multado ou possuir pontos em sua carteira aplicados indevidamente, ele precisa recorrer imediatamente para que estas pontuações e infrações sejam revistas e retiradas de sua carteira de habilitação.

Lembrando que o motorista que supere os vinte pontos na carteira de habilitação ou tenha multas acumuladas e não pagas pode ser impedido de licenciar seu veículo e, por consequência, sofrer punições caso seja parado em uma blitz  e flagrado dirigindo um veículo que não foi licenciado ou esteja sem carteira de habilitação.

Para recorrer, é importante reunir todos os documentos, comprovando que a penalidade aplicada foi injusta ou praticada por outra pessoa. Mesmo assim, quando comprovadas todas as informações corretamente, o motorista pode ter seu recurso negado.

Entretanto, é importante não desistir, e recorrer a todas as instâncias possíveis, ficando sempre de olho em sua pontuação.

Links Patrocinados

DetranBR

O DetranBR é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com os Detrans. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o os serviços oferecidos pelo órgão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *