Como consultar pontos da CNH no Detran PR

Confira neste post o passo a passo para fazer a consulta pontos CNH Detran PR; saiba também como verificar se você possui alguma multa pendente


Os motoristas do Paraná, assim como todos os outros espalhados Brasil afora, precisa ficar de olho na pontuação vinculada à sua carteira de motorista. Quando este valor supera os vinte pontos em 12 meses, o motorista perde o direito de dirigir.

Para obter novamente este direito e poder guiar sem medo de ser punido em blitz dos departamentos de trânsito, o motorista precisa passar por um processo de reciclagem. Ali, ele fará novamente todas as aulas teóricas que frequentou quando obteve sua primeira carteira de motorista.

Além de ser um processo extremamente burocrático e demorado (as aulas de reciclagem podem durar meses), ele tem um custo, afinal o motorista precisa pagar as aulas e, caso aprovado, a emissão do novo documento.

Outro custo envolvido no episódio é o pagamento das multas, atreladas aos pontos vinculados à carteira de motorista e que ocasionaram a suspensão do documento. Por isso, é muito importante que o condutor tenha total ciência e controle da pontuação de sua CNH, para não ser pego de surpresa e ficar sem dirigir, além de ter um belo prejuízo.

Você é motorista no Paraná, precisa consultar seus pontos na CNH, mas não sabe o caminho? Fique tranquilo. Preparamos um texto com um passo a passo detalhado que o ajudará nesse processo.

Como consultar pontos da CNH no Detran PR


Passo a passo para consultar os pontos na carteira de motorista do Detran PR

Os motoristas do Paraná que desejam consultar quantos pontos estão vinculados à sua CNH precisam, antes de acessar a internet, possuir em mãos o número de sua carteira nacional de habilitação e o número do RENAVAM, que é o registro nacional de veículos.

Cada automóvel, quando sai da fábrica e é vendido em uma concessionária, possui o RENAVAM. O número do veículo pode ser consultado no documento que você recebeu quando comprou seu carro.

De posse desses dados, basta que o motorista acesse o site do Detran PR, no endereço eletrônico DETRAN.pr.gov.br e selecionar a página de serviços online. Nesta aba, o motorista precisa clicar em extrato de débito, e preencher todas as informações solicitadas no box de consulta consolidada do veículo.

Ali deve ser informado o número do RENAVAM, digitada a imagem de controle e clicar em pesquisar. O sistema informará, em questão de segundos, se há pontos vinculados à sua CNH e qual o saldo.

Quando o motorista não possui nenhum ponto vinculado à sua carteira de habilitação, essa informação é passada na tela sob a frase de que a carteira não possui pontuação vinculada.

Porém, quando são constatados pontos vinculados à carteira de habilitação, esses são mostrados de forma bem detalhada, para que o motorista possa identificar todos os dados da infração.

O sistema levanta, por exemplo, o tipo de infração cometida, quantos pontos ela acarretou, qual o horário e local em que a infração foi cometida e a placa do veículo autuado pelos fiscais paranaenses.

O Detran PR informa não apenas as infrações cometidas dentro do perímetro urbano. São informadas também autuações que originaram multas e infrações cometidas, por exemplo, em estradas do estado ou, ainda, em municípios conveniados com o órgão.


Multas CNH Detran PR

Além da pontuação na carteira de habilitação, o sistema do Detran paranaense permite ao motorista consultar se ele recebeu, nos últimos tempos, alguma multa, se ela foi paga ou não.

Essa verificação é muito importante, pois multas acumuladas e sem pagamento podem ser razões para que o departamento de trânsito abra um processo administrativo contra o condutor, requerendo a cassação de sua carteira de habilitação.

Além disso, o Detran PR pode impedir que o carro de um motorista com muitas multas não pagas seja licenciado. E, como sabemos, veículos não licenciados que circulam pelo perímetro urbano podem ser apreendidos.

Como consultar pontos da CNH no Detran PR


Atendimento presencial para CNH Detran PR

Embora o Detran PR ofereça diversos serviços via internet, algumas pessoas ainda preferem procurar o órgão presencialmente, para tirar dúvidas sobre informações levantadas pelo sistema ou para tentar resolver problemas que aparecem.

Se esse é o seu caso, você pode pedir para um funcionário do Detran PR levantar sua pontuação na CNH e se há muitas aplicadas para o seu veículo. Na presença do funcionário, o condutor pode esclarecer muitas dúvidas que ficariam caso acessasse o serviço via internet.

Como, por exemplo, como recorrer das multas e pontos aplicados em sua CNH e cujas infrações não tenham sido cometidas por ele, por exemplo. Nesses casos, além de reunir toda a documentação comprovando que você não é autor da infração, é necessário preencher um requerimento.

Este deve ser entregue no departamento de trânsito, para análise do departamento jurídico. Mesmo que o motorista não tenha seu recurso aceito, é possível recorrer em mais uma instância.

O importante é esgotar todas as instâncias de recursos para, enfim, desistir do questionamento e aceitar a penalidade, caso nenhum deles seja aceito. Mas, se for, fique tranquilo, pois a multa e os pontos serão retirados de sua carteira.

Links Patrocinados

One thought to “Como consultar pontos da CNH no Detran PR”

Comentários fechados.