Como consultar pontos da CNH no Detran RJ

Neste texto você vai poder conferir o passo a passo para consultar pontos CNH Detran RJ; veja também o que fazer caso você tenha levado uma multa indevida

A CNH é o RG do motorista tanto no estado do Rio de Janeiro como em todo o Brasil. O documento significa que a pessoa tem permissão para dirigir, conhece as leis de trânsito e fará todo o possível para guiar seu carro em segurança, sem colocar a vida de outros motoristas ou pedestres em risco.

Mesmo sabendo da importância de guiar com segurança e conhecer as leis de trânsito, em algumas ocasiões os motoristas podem desobedecer as regras de trânsito, mesmo que sem a intenção de prejudicar alguém.

Um exemplo disto é quando alguém fura um farol vermelho, durante a noite, com receio de ser vítima de um roubo. A ação é considerada uma infração de trânsito, mas é cometida muitas vezes com a intenção de que a pessoa não coloque sua vida ou a dos outros ocupantes do carro, quando há, em risco.

Apesar disso, furar o farol vermelho, independente do horário, pode render pontos na CNH, além do pagamento de multa. E, como sabemos, o motorista que acumula mais de 20 pontos na carteira em um período de 12 meses perde o direito a dirigir.

Por isso, é fundamental que você acompanhe atentamente a sua pontuação na CNH, para evitar ser pego de surpresa durante uma blitze e ter seu veículo apreendido por excesso de pontos na carteira de habilitação.

Para ajudar a verificar essa informação tão útil, preparamos um passo a passo completo, com todo o processo para que você consulte seus pontos na CNH e saiba como se precaver.

Como consultar pontos da CNH no Detran RJ


Passo a passo para consultar os pontos da CNH no Detran RJ

O motorista que deseja consultar quantos pontos possui em sua carteira de habilitação e vive no Rio de Janeiro precisa, inicialmente, acessar o site do Detran RJ, no endereço DETRAN.rj.gov.br.

É importante também que a pessoa tenha em mãos o número de sua CNH e do RENAVAM do veículo (esse dado pode ser consultado no documento do seu carro ou moto).

Em seguida, basta entrar no site informado acima e escolher a opção de consulta de pontos. Na página que se abrir, o motorista precisa informar o número do seu CPF, da CNH e a unidade federativa em que o documento foi expedido.

A página exibe em poucos segundos o extrato de pontos. Na lista, são informados dados como o tipo de infração, quantos pontos ele acrescentará em sua carteira, local da infração, horário e ainda a placa do veículo multado, para que você tenha certeza que a infração foi cometida pelo titular da CNH.

Níveis de gravidade das multas

Cada multa aplicada por ter um peso diferente, com gravidades e pontuações diferentes, além de valores cobrados nas multas também distintos. As infrações consideradas leves, por exemplo, representam três pontos na carteira. Ao cometer uma falta média, o motorista recebe quatro pontos.

Quem comete uma infração grave de trânsito é penalizado com cinco pontos e, para multa gravíssima, a punição são sete pontos na CNH.

Tipos de carteiras

Tão importante quanto ficar atento aos pontos que você acumula em sua carteira de motorista é conhecer os tipos diferentes de CNH. No caso de motoristas iniciantes, aqueles com carteira provisória, a tolerância é bem menor para suspensão do documento.

Um motorista com carteira provisória perde o documento com apenas quatro pontos, por isso é crucial tomar cuidado até mesmo com as faltas mais leves.

Já para nos motoristas profissionais, o limite é de 14 pontos. Mas para esse público, no entanto, perder a CNH pode dar uma enorme dor de cabeça e prejuízo financeiro, já que o carro é seu instrumento de trabalho.

Como consultar pontos da CNH no Detran RJ


O que fazer quando o motorista é multado injustamente?

Em algumas situações, os agentes de trânsito ou as câmeras que aplicam as multas podem aplicar infrações erroneamente motivadas, por exemplo, por casos de automóveis com placas clonadas.

Quando isso acontece, o motorista penalizado indevidamente tem o ônus de provar que não cometeu aquela infração, apresentando recurso ao Detran do Rio de Janeiro. O órgão irá avaliar a justificativa e decidir se aceita ou não a explicação.

Caso o recurso seja aceito, a multa recebida é cancelada e os pontos vinculados à carteira de motorista são retirados. Agora, quando o Detran RJ não aceita o recurso, o motorista tem dois caminhos.

Um deles é reconhecer a infração, pagar a multa assumir os pontos vinculados na carteira. Outra possibilidade é entrar com outro recurso, desta vez no Denatran e em instâncias superiores para que sua causa seja avaliada.

De toda forma, é importante que os motoristas dirijam sempre com cuidado e tomem cuidado para evitar multas, pois depois de superados os 20 pontos e com a carteira apreendida, é necessário fazer um curso de reciclagem que pode ser bem demorado e bastante burocrático.

Por isso, é melhor prevenir do que remediar.

 

Links Patrocinados

DetranBR

O DetranBR é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com os Detrans. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o os serviços oferecidos pelo órgão.

Um comentário em “Como consultar pontos da CNH no Detran RJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *