Como fazer CNH Digital GO

Confira as orientações para fazer a CNH Digital GO

É a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que atesta que determinado cidadão está autorizado a dirigir certo tipo de veículo.

Esse é um documento emitido pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) e que tem validade oficial, sendo preciso o motorista fazer aulas teóricas e práticas, além de exame médico, para consegui-lo.

A maioria dos brasileiros possui a CNH em papel, como os seus demais documentos; o problema é que o risco de ela ser danificada ou perdida é bem alto.

Para proteger ainda mais a carteira de motorista e impedir que o cidadão a esqueça, o governo federal criou a CNH Digital. Saiba qual é o procedimento para emiti-la no Estado de Goiás.


Por que fazer a CNH Digital em GO?

Vários motoristas acreditam que a troca da carteira impressa pela virtual é uma coisa desnecessária; na realidade, todavia, essa troca facilita a patrulha da polícia e até pode diminuir a quantidade de multas aplicadas aos condutores e de apreensões.

São muitos os casos de pessoas que são punidas porque esqueceram de colocar a CNH na bolsa nova, na carteira nova ou porque a esqueceram por outra razão.

Nesse caso, o veículo é apreendido e a pessoa recebe uma multa e pontos, ficando mais perto de ser impedido de dirigir.

Com a carteira de motorista digital, é só abrir o aplicativo no smartphone e o documento será exibido na tela, inclusive com um QR Code.

Uma vez que as pessoas tendem a ano se esquecer do celular, elas acabarão estando com a CNH o tempo todo à mão.

Como fazer CNH Digital GO


Quais tipos de Habilitação podem ser transformadas em CNH Digital?

Em primeiro lugar, o motorista que tiver a carteira de habilitação em papel não precisa se desesperar para fazer a substituição pela digital: essa é apenas uma comodidade extra e o documento tradicional continua válido.

Já quem tem pressa de conseguir sua carteira de habilitação virtual precisa consultar primeiro se o seu documento foi emitido antes de maio de 2017: se for o caso, é preciso uma segunda via.

Essa necessidade vem do fato de que esses modelos de CNH não têm QR Code, que foram adicionados depois de 2017.

Se o indivíduo aguardar a data da sua renovação da carteira, é certo que o seu QR Code será inserido automaticamente. Para quem não quiser esperar, é só buscar o DETRAN para a segunda via, que é paga.


Como fazer a CNH Digital GO?

As pessoas cuja carteira de motorista é apta para ser digitalizada precisam acessar o site do Departamento Nacional de Trânsito e clicar na aba “Cadastro”, localizada à esquerda.

Depois de colocar as informações pedidas, será preciso procurar pelo código de ativação e anotá-lo.

A próxima etapa é ir à Google Play Store ou à Apple Store e baixar o app CNH Digital, criado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO).

Instalando-o no smartphone, ele pedirá o código de ativação emitido no site do DENATRAN e a identificação do motorista.

A partir disso, a CNH Digital estará feita e, quando a pessoa sofrer uma abordagem policial, poderá abrir o app e exibir a tela com o seu documento.

É válido deixar claro que é possível usar esse tipo de carteira de motorista para se identificar, como se faz com o documento impresso.


CNH Digital GO: migração de pontos

Fazer a carteira de motorista digital em Goiás não significa que as informações da CNH impressa são “zeradas”: se o cidadão tinha 12 pontos, estes migrarão para o documento virtual e os policiais saberão desse dado quando usarem o QR Code para consulta.


Há algum risco em fazer a CNH Digital GO?

O documento digital é tão seguro quanto a versão impressa e todas as informações relacionadas à pontuação, por exemplo, apenas são acessadas pela polícia e órgãos competentes.

Porém, essa segurança também está condicionada à precaução que o próprio motorista precisa ter, como não baixar o app CNH Digital em lugares que não sejam as lojas oficiais do Android ou do IOS.

Ao fornecer as suas informações ao Departamento Nacional de Trânsito, também é vital que o condutor tenha um antivírus no dispositivo, seja ele um computador comum, um tablet ou um smartphone.

Mais uma precaução importante é sempre usar navegador de confiança: isso diminuirá a chance de alguém mal intencionado ter acesso à CNH e às informações dela.

Como fazer CNH Digital GO


App SERPRO para CNH Digital GO

Sobre o app SERPRO, ele tende a sofrer atualizações automáticas para que a sua usabilidade seja sempre maior.

Ele é de graça e é fundamental que o condutor confira se o SERPRO está discriminado como desenvolvedor do aplicativo: se outro nome surgir, significa que não se trata de um app confiável e sim de uma versão feita para confundir os motoristas.

Por fim, a segurança será completa se o smartphone também receber um antivírus antes de se abrir a CNH Digital.

Links Patrocinados