Como fazer CNH Digital em MG

Confira os procedimentos para obter a CNH Digital MG

Com o avanço cada vez maior da tecnologia, é comum que muitos serviços comecem também a funcionar no ambiente digital. Algo que torna tudo muito mais prático, certo?

E isso não é diferente com a Carteira de Motorista. Hoje em dia já é possível até mesmo ter uma CNH digital. É isso mesmo! Já pensou que algum dia seria possível ter um documento dentro do seu celular?

Pois bem, é o que acontece no caso da CNH digital. Em Minas Gerais, essa inovação foi lançada no começo de 2018, de acordo com informações do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran – MG). Sendo assim, desde essa data já é possível emitir a CNH digital em MG.

É válido ressaltar que não é um processo obrigatório, muito pelo contrário. A CNH digital foi lançada mais para facilitar a vida de muitos motoristas. Afinal, muitas pessoas já tiveram problemas por se esquecerem de andar com a Carteira de Motorista impressa no carro, não é mesmo?

Não se esqueça de que essa irregularidade é capaz de trazer vários problemas ao condutor como, por exemplo, três pontos na carteira, uma multa de quase R$ 100, além, é claro, da retenção do veículo até que o documento seja apresentado.

Sendo assim, a CNH digital em MG foi criada exatamente para conseguir evitar ao máximo esse problema. Para saber mais sobre ela e sobre como fazê-la, basta continuar acompanhando este artigo até o final.


Quem tem direito de fazer a CNH digital em MG?

Como é uma versão eletrônica da Carteira de Habilitação, a CNH conta com uma foto do motorista e possui todos os mesmos dados do documento impresso.

Dessa forma, caso uma pessoa seja parada por policiais durante uma fiscalização, por exemplo, ela pode apresentar sem nenhum problema a CNH digital por meio do celular ao invés da impressa.

A única questão importante, neste caso, é conferir se o celular está com bateria. Afinal de contas, se o mesmo não ligar, a fiscalização constará que você não apresentou o documento necessário. Por isso que é importante andar sempre com o carregador dentro do carro, para quando for necessário.

Mas, quem tem direito para fazer a CNH Digital em MG? Como esse processo funciona na verdade? Para começar, segundo o Denatran, a CNH apenas pode ser solicitada por aquelas pessoas que tiraram ou que renovaram a carta depois de maio de 2017. Isso porque somente os documentos emitidos depois dessa data possuem o QR Code – um código lido pelos aparelhos eletrônicos.

Quem ainda não tem essa carta mais recente, é necessário solicitar uma segunda via ou esperar até a próxima renovação. No entanto, tenha em mente que se optar pela primeira opção, terá que pagar um valor pelo serviço.

Como fazer CNH Digital em MG

Passo a passo para fazer a CNH digital em MG

A seguir você vai conferir um passo a passo muito importante de como fazer a CNH digital em MG. Siga todos eles corretamente e não encontre nenhuma dificuldade durante todo o processo.

Passo 1: Confira sua CNH impressa

Para começar, é preciso conferir se a sua CNH impressa foi emitida após aquela data, ou seja, maio de 2017. Se confirmar esse fato, então abra ela e veja se há um QR Code na parte de dentro do documento. Existe? Então vá para a próxima etapa! Não existe? Então espere a renovação ou solicite a segunda via.

Passo 2: Faça o download do aplicativo

Depois de confirmar a questão do QR Code, é hora de baixar o aplicativo da CNH digital. Aqui vale lembrar que esse aplicativo é aceito em todos os smartphones. Tenha em mente que será dentro desse aplicativo que suas informações, ou seja, os mesmos dados da CNH impressa ficarão.

Sendo assim, se algum dia for parado por uma fiscalização, basta abrir o aplicativo e apresentar ele para o policial, por exemplo.

Passo 3: Faça seu cadastro

Fez o download do aplicativo da CNH digital? Então é hora de realizar o seu cadastro no Portal de Serviços do Denatran. Além de ser muito simples, o cadastro apenas pede alguns dados pessoais como, por exemplo, data de nascimento, nome, e-mail e senha, CPF, etc. Pode ficar tranquilo que é algo realmente rápido de fazer.

Passo 4: Compareça ao Detran

Depois de fazer o cadastro, o próximo passo é ir até o Detran, de preferência naquele que você sempre vai no momento de renovar a carta. Isso porque ele já possui praticamente todos os seus dados. Esta etapa pode ser a mais demorada, afinal é uma das únicas que não pode ser feita online.

Não se esqueça de levar ao Detran uma cópia da sua Carteira de Habilitação. Além disso, também será preciso assinar e preencher uma solicitação de cadastro. Isso vai possibilitar que o sistema confirme que é mesmo você quem está solicitando a CNH digital.

Passo 5: Peça um código de ativação

Confirmou os dados no Detran e conseguiu liberar seu acesso ao Portal de Serviços do Denatran? Então chegou o momento de pedir um código de ativação para a CNH digital. Esse código vai abrir na própria página do Denatran ou será enviado via e-mail. Portanto, fique atento.

Passo 6: Acesse o aplicativo e crie uma nova senha

Por fim, o último passo para fazer a CNH digital em MG é abrir o aplicativo que já estará no seu celular e acessá-lo com o mesmo e-mail e senha que você usou para abrir o Portal de Serviços do Denatran. Além disso, também será solicitado aquele código de ativação do passo anterior. Digite ele e aguarde.

Neste primeiro acesso, será necessário também criar uma nova senha, uma que seja mais simples. Afinal, ela será utilizada toda vez que você abrir o aplicativo, com o objetivo de proteger todos os seus dados que lá estarão.

Como fazer CNH Digital em MG

Links Patrocinados