Como fazer CNH Digital MT

Entenda como funcionam os procedimentos para tirar a CNH Digital MT

Caso ainda não saiba, a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação já está disponível em todos os estados do Brasil, inclusive no Mato Grosso.

Todos os Detran’s tiveram até o meio do ano de 2018 para disponibilizarem esse mais novo serviço aos motoristas. É claro que alguns demoraram mais do que outros, no entanto agora todos já são obrigados a oferecer esse documento.

Mas, afinal, como fazer CNH Digital no MT?

Se essa for a sua principal dúvida sobre o assunto, não precisa mais se preocupar. Afinal de contas, este artigo conta com um passo a passo completo de como fazer a CNH Digital no MT.

Com ele pode ter certeza de que todo o processo vai ficar ainda mais fácil. Antes de qualquer coisa é válido ressaltar que tudo pode ser feito online mesmo, sem nenhuma dor de cabeça.

Levando em consideração que a CNH Digital, também conhecida como CNH-e, foi criada com o objetivo de facilitar a vida dos motoristas, não tinha como o processo de solicitação do documento ser muito complicado, não é mesmo?

Caso não saiba, a CNH-e possui exatamente o mesmo valor jurídico que o documento impresso.

Sendo assim, caso esqueça a carteira impressa e seja parado por alguma fiscalização, basta abrir o aplicativo da CNH Digital e apresentá-lo ao policial, por exemplo. Ou seja, não tem segredos.

Quer saber mais sobre esse documento que oferece mais comodidade, praticidade e mobilidade aos condutores? Então é só continuar a leitura deste conteúdo.

Como fazer CNH Digital MT


Passo a passo para fazer a CNH Digital no MT

Para começar, é necessário ressaltar que apenas quem possui a versão impressa da carteira de motorista emitida depois de maio de 2017 que consegue fazer a solicitação da CNH-e.

Isso porque essas versões mais recentes possuem um QR Code presente na parte interna do documento, o qual é essencial para o procedimento de solicitar o documento digital.

Se a sua carteira ainda não tiver, existem duas opções: esperar até a próxima renovação para fazer a CNH Digital no MT ou solicitar a 2ª via para adiantar o processo. Fica a sua escolha.

Mas, afinal, como fazer isso? Confira um passo a passo logo a seguir:

Passo 1: Tenha em mãos sua CNH impressa

O primeiro passo a ser dado é pegar a sua carteira de habilitação impressa e conferir se ela possui ou não o QR Code que foi mencionado acima. Ao invés de abrir o documento para ver, basta dar uma olhada na data de emissão.

Ou seja, se ele foi emitido depois de maio de 2017 existe sim o QR Code. Caso contrário, será necessário esperar ou solicitar a 2ª via para continuar o processo de como fazer CNH Digital no MT.

Passo 2: Faça o download do aplicativo

Conferiu a presença do QR Code? Então agora é o momento de baixar o aplicativo conhecido como Carteira Digital de Trânsito (CTD).

Não precisa se preocupar, pois ele está disponível tanto para iOS quanto para Android e não existe nenhum custo para fazer o download do mesmo.

Além de tudo isso, depois do primeiro acesso e do cadastro não é necessário ter internet para abrir o aplicativo.

Portanto, se a sua franquia de internet acabar e você for parado por uma fiscalização não precisa se preocupar. Desde que o smartphone esteja com bateria, é possível abrir a sua CNH-e.

Passo 3: Cadastre-se no aplicativo

Em seguida, depois de baixar o aplicativo, é necessário fazer um cadastro. Logo ao abrir o aplicativo pela primeira vez ele já será solicitado. Dessa forma, siga todas as instruções e faça o seu cadastro.

Não se esqueça de conferir todos os seus dados mais de uma vez para ver se eles estão realmente corretos, certo?

Fez o cadastro? Então abra o seu e-mail e veja se chegou algo da CNH Digital. É muito provável que sim, caso ainda não tenha chego espere mais um tempo. Depois, abra o e-mail e clique no link a fim de fazer a ativação do registro.

Em seguida, vá de novo até o aplicativo, entre fazendo o login e selecione a opção “adicionar documento”, que no caso será a CNH Digital no MT.

Passo 4: Escolha uma das maneiras de emitir a CNH Digital

É importante mencionar que existem três maneira diferentes de emitir a CNH-e: pelo celular, com certificado ou sem certificado (comparecendo ao Detran).

O mais recomendado é escolher a “pelo celular”. Nesse caso, apenas com o QR Code presente na carteira de habilitação impressa é possível emitir o documento digital.

Dessa forma, quando o aplicativo solicitar aponte o QR Code para a câmera, como se fosse tirar uma foto, e aguarde alguns instantes. Feito isso, será preciso fazer uma prova de vida.

Por mais estranho que pareça, tudo é para garantir a segurança. Afinal de contas, esse é um documento muito importante. Por isso não deixe de seguir todos os procedimentos que serão indicados da forma certa.

Passo 5: Crie uma senha

Por fim, o último passo a ser dado é criar uma senha com 4 dígitos. Pense em alguma que seja fácil de memorizar, uma vez que ela será solicitada toda vez que você for abrir o aplicativo, sempre prezando pela segurança.

Vamos supor que o seu celular seja roubado: sem essa senha o ladrão não conseguirá ter acesso a esse documento que contém várias informações pessoais sobre você.

Pronto! Agora já é possível abrir a sua CNH Digital no MT por meio do seu smartphone. É realmente muito fácil, certo? Não se esqueça de que essa versão digital pode substituir a impressa!

Sendo assim, caso esqueça alguma em casa, mas esteja com a outra, não há nenhum problema.


Faça sua CNH Digital MT

Como você observou ao longo do artigo, fazer a CNH Digital no MT não é algo difícil, muito pelo contrário. Seguindo todos os passos anteriormente pode ter certeza de que não haverá erros.

Que tal tentar fazer isso agora mesmo? Caso tenha mais alguma dúvida sobre o assunto, deixe ela aqui nos comentários para que possamos te responder o quanto antes.

Links Patrocinados

DetranBR

O DetranBR é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com os Detrans. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o os serviços oferecidos pelo órgão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *