Como fazer CNH Digital PR

Confira as regras e saiba como fazer a CNH Digital PR

Há uma grande tendência à maioria dos documentos dos brasileiros se tornar digital, ou seja, que eles sejam acessados via aplicativo.

Para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), isso já é realidade: o documento em papel já pode ser transformado em um arquivo de app que o motorista apresenta quando for necessário.

Veja neste artigo como fazer CNH Digital no Paraná: onde se cadastrar, se existe custo, quais são as vantagens e onde encontrar o aplicativo para poder apresentá-la.


Quem pode fazer a CNH Digital no Paraná?

O documento eletrônico pode ser pedido por qualquer motorista, mas o processo é mais trabalhoso para quem tem a CNH feita antes de maio de 2017.

A razão é que essas versões feitas antes dessa data não têm uma característica chamada de QR Code. Isso pode ser resolvido: basta que o motorista emita a segunda via da sua habilitação.

Também é necessário que o documento tenha certificação digital, o que assegurará que ele é verdadeiro.

Quanto mais recente a carteira de motorista, maior a probabilidade de ela ter certificação digital e, se precisar de mais informações sobre isso, dá para tirar as dúvidas com o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) do Paraná; nele, o cidadão até pode emitir a certificação.

Como fazer CNH Digital PR


Como fazer CNH Digital no Paraná

Para solicitá-la, todos têm de ir ao site do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) e seguir as orientações abaixo:

  • À esquerda, clicar em “Cadastro”, que é o terceiro item do menu “Usuário”;
  • Preencher todo o formulário e também criar uma senha;
  • Com esse cadastro no DENATRAN pronto, é necessário obter um código de ativação. Provavelmente, o motorista vai encontrá-lo à esquerda da página;
  • Depois dessa etapa, deve-se ir à loja de app do celular e fazer o download do aplicativo CNH Digital, que é criado pelo Serviço de Processamentos de Dados do Governo Federal, ou SERPRO;
  • Após o download, o indivíduo tem de abrir o aplicativo da CNH Digital e colocar o código ade ativação.

Cuidados importantes ao fazer a CNH Digital PR

Apenas o aplicativo da SERPRO é oficial, ou seja, nenhuma plataforma diferente deve ser usada pelo motorista: uma vez colocado o código de ativação dado pelo DENATRAN, é possível que criminosos consigam visualizar detalhes da carteira de habilitação, como multas, etc.

Para garantir que o app CNH Digital é verdadeiro, a pessoa deve ficar atenta ao desenvolvedor: antes de fazer o download, vale a pena ler sobre o aplicativo na própria loja (Google Play Store ou Apple Store) e conferir se há menção a SERPRO.

Mesmo se tratando de um aplicativo feito pelo governo federal e baixado em uma loja reconhecida, os riscos de vírus sempre existem.

Devido a isso, é indicado que um antivírus de qualidade seja usado no dispositivo móvel e, preferencialmente, que ele seja instalado antes do app CNH Digital.


O que acontece se faltar o QR Code para fazer a CNH Digital PR?

Como falado no começo do artigo, o QR Code é incluído nas carteiras de habilitação emitidas a partir de maio de 2017.

Quem fez o documento antes dessa data tem de entrar em contato com o DETRAN paranaense pelo seu site para fazer a segunda via e a própria página tem um passo a passo ilustrado para o motorista pedir seu documento facilmente.

Com o agendamento feito, esse cidadão vai ao posto do DETRAN PR levando:

  • Documento oficial de identificação com foto;
  • Comprovante de residência;
  • CPF;
  • Se a pessoa está sem a carteira de habilitação emitida antes de maio de 2017 porque a perdeu ou foi roubada/furtada, deve levar um boletim de ocorrência.

A segunda via da carteira de motorista não é gratuita (a não ser em situações de roubo ou furto com a emissão do boletim de ocorrência). As taxas de todos os documentos feitos pelo DETRAN Paraná podem ser consultadas aqui.


Benefícios em fazer a CNH Digital PR

Usando a versão digital da carteira de habilitação, o motorista pode controlar melhor quantos pontos já recebeu.

Além disso, será bem mais difícil que essa pessoa tenha o seu veículo apreendido porque não está com seu documento: a maioria das pessoas não sai mais sem o seu celular.

O motorista pode usar a sua CNH Digital ou em papel quando quiser: ambas as versões são aceitas em todas as ocasiões.

Por fim, a pessoa que perder o seu dispositivo móvel ou o tiver roubado/furtado pode ir ao DETRAN PR para bloquear o documento.


Unidades do DETRAN para fazer a CNH Digital PR

Todas elas funcionam entre as 8h e as 14h, de segunda a sexta feira; há unidades em Bocaiúva do Sul, Quatro Barras, Cerro Azul, General Carneiro e muitas outras, que podem ser conhecidas aqui.

O Departamento Estadual de Trânsito do Paraná também tem um app para sistema IOS e para o Android.

Links Patrocinados