Como fazer CNH Digital no RJ

Neste artigo nós explicamos como funcionam os procedimentos para fazer CNH Digital RJ

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento que serve para todo o Brasil: mesmo que ele seja emitido em um Estado, ele pode ser apresentado em outros lugares, inclusive como um documento de identificação.

É nele que as autoridades confirmam que determinada pessoa tem permissão para conduzir certos tipos de veículos, além de saberem qual é a sua condição legal: se há muitas infrações, se são graves, etc.

A cada vez que um condutor dirige, ele precisa estar com a sua CNH, mas muitos esquecem. São pessoas que têm o documento legalizado, dentro da validade e sem excesso de pontuação, mas que acabam saindo da sua casa sem ele por algum motivo.

O resultado é que o veículo fica retido e somente outra pessoa autorizada pode retirá-lo, além de serem acumulados pontos na carteira do infrator.

Para que todo esse desgaste não aconteça, surgiu a CNH Digital. Veja aqui como fazê-la no Rio de Janeiro e quais são os requisitos.


Como funciona a CNH Digital no Rio de Janeiro

A utilização da carteira de motorista digital é igual em todo o país: será uma tela aberta por meio de um app especial e gratuito.

Sempre que o cidadão precisar mostrar a sua CNH, seja para uma autoridade de trânsito ou para se identificar, só terá de abrir o app e mostrar o documento digital, que será aceito por todos.

Hoje, a polícia que quer saber se aquele cidadão está com a CNH em dia faz uma consulta do seu número e isso continuará acontecendo: em vez do número, entretanto, as autoridades poderão usar o chamado QR Code, que será incluído em todos os novos documentos.

Como fazer CNH Digital no RJ


Como fazer a CNH Digital RJ

A primeira coisa necessária é o dono do documento procurar pelo Departamento Nacional de Trânsito, conhecido também como DENATRAN:

  • Abre-se o site do Denatran;
  • Haverá a opção “Cadastro”, no menu à esquerda;
  • Na área Campo do Usuário, o motorista terá de inserir as suas próprias informações. Vale destacar que o foco não é o veículo e sim o próprio condutor;
  • Deve-se concordar que todos os dados do formulário são verdadeiros e, depois, clicar em “Cadastrar”.

O cadastro acima só é necessário para quem fez a sus Carteira Nacional de Habilitação antes de maio de 2017: o motivo é que não existe QR Code nos documentos mais antigos, e o DENATRAN precisará providenciá-lo para que a versão digital seja possível.

Dá para saber se a CNH tem o QR Code olhando o seu verso: se houver, a etapa acima é desnecessária.

Para quem fez o documento antes de maio de 2017, será preciso preencher o cadastro do DENATRAN e depois ir ao Departamento Nacional de Trânsito do Rio de Janeiro (DETRA RJ), no posto no qual a CNH atual foi emitida.

Destaca-se que o valor para atualizar o documento e incluir o QR Code é variável, mas fica em torno de R$ 42,00.


Qual é o aplicativo para exibir a CNH Digital?

Depois que o documento digital está pronto, o condutor precisa saber qual é o app a baixar para exibir sua nova carteira de motorista quando solicitado.

O app chama-se justamente CNH Digital e está disponível gratuitamente nas lojas da Apple e do Android.

Para instalá-lo, o cidadão só tem de clicar no ícone dessas lojas no seu smartphone e fazer o download. Entretanto, não se deve confiar em nenhuma outra plataforma que ofereça esse app: ele só deve ser baixado pelos meios oficiais.

Outro cuidado relevante para quem faz sua CNH Digital no Rio de Janeiro é com relação ao desenvolvedor do app: tem de ser o Serviço Federal de Processamento de Dados, conhecido como Serpro.

Esse é um órgão fiiado ao Governo Federal e ao Ministério da Economia e é obrigatório que ele apareça nas informações do APP.

Mesmo que esse aplicativo seja baixado da loja da Apple ou do Android, é muito importante que os dispositivos nos quais ele é instalado tenham um antivírus atualizado em funcionamento. Isso multiplicará a proteção tanto do smartphone quanto da privacidade das informações do condutor.


CPF Digital

Esse documento também é fundamental para que a CNH digital seja feita. Sendo chamado também de certificação digital, ele é pago e o seu valor pode ser diferente em cada cidade carioca; em média, o motorista pode pagar R$ 160,00, dependendo da empresa que contrata para isso.

Porém, é claro que os condutores com menos condições financeiras também podem ter a certificação digital e sem pagar tudo isso. Para conseguir o e-CPF no RJ, o procedimento é:

  • Fazer o cadastro no site do DENATRAN, já citado aqui;
  • Emitir o código de ativação;
  • Procurar pelo DETRAN do Rio de Janeiro;
  • Levar o código de ativação e também a Carteira Nacional de Habilitação.
Links Patrocinados