Como fazer CNH Digital RS

Confira os procedimentos necessários para fazer a CNH Digital RS

A carteira de motorista digital é uma das mais recentes novidades para os condutores do Brasil, proporcionando a eles mais opções na hora de portar o documento: se a pessoa não quiser levar a CNH física, basta estar com o dispositivo móvel para ser identificado em uma possível blitz.

A transformação da carteira de motorista impressa em documento digital pode ter certo custo e é disponibilizada apenas para alguns condutores específicos.

Entretanto, vale a pena que as pessoas do Estado do Rio Grande do Sul aprendam o processo para conseguir o novo documento.


Quem pode fazer a CNH Digital RS?

Essa possibilidade é apenas para quem emitiu sua Carteira Nacional de Habilitação a partir de maio de 2017.

Nesse período, passou a ser incluso no documento o que é chamado de QR Code: trata-se de uma identificação virtual bastante única e que é lida por um software especial; para nível de entendimento, é possível comparar a leitura do QR Code à leitura dos códigos de barra.

Afora essa distinção, qualquer motorista localizado no Rio Grande do Sul pode procurar o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) ou o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) para requerer a nova CNH.

Como fazer CNH Digital RS


Como fazer a CNH Digital RS?

O processo para tirar uma carteira de motorista digital é ligeiramente trabalhoso:

  • O condutor deve procurar o atendimento do DETRAN e solicitar uma certificação virtual. É necessário que ele vá ao mesmo posto no qual emitiu sua CNH;”
  • A seguir, será preciso ir ao site do DENATRAN e clicar em “Cadastro”, à esquerda, fornecendo certos dados;
  • Acabando de preencher tudo, o condutor terá de buscar por “código de ativação” e anotá-lo.

Aplicativo CNH Digital RS

O código de ativação mencionado precisará ser inserido no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, que é liberado na Apple Store e na Google Play Store.

O download em qualquer uma dessas lojas é gratuito, mas é necessário atenção: o aplicativo só será verdadeiro se o desenvolvedor indicado for o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Uma vez que muitos condutores desejam ter a CNH Digital, pode-se ver diversos sites que oferecem app genéricos do verdadeiro ou que prometam redirecionar para o download oficial e é indicado não confiar.

Estando com o app Carteira Digital de Trânsito instalado, é só colocar o código de ativação.


Vantagens em fazer a CNH Digital RS

A versão eletrônica do documento é muito mais que uma “moda”: nos próximos anos, é muito provável que a CNH física seja extinta.

Além disso, pode-se apontar vários benefícios dessa modernização, inclusive:

  • Possibilidade de bloquear a carteira de motorista se o indivíduo perder seu telefone ou ele for roubado/furtado;
  • É fácil confirmar que quase todas as pessoas que têm celulares não saem sem o aparelho. Com a CNH disponível ali, as chances de um carro rebocado porque o condutor não conseguiu comprovar que é habilitado são muito remotas;
  • A polícia também pode ter informações mais facilmente sobre o indivíduo que aborda. Por exemplo: se a pessoa em questão está sem a CNH, as autoridades ficam com uma quantidade escassa de informações porque não conseguem fazer a consulta do documento. Situações assim são menos prováveis se a carteira de motorista estiver no celular;
  • O cidadão pode consultar a data de vencimento da sua CNH e a contabilidade de pontos que já tem.

Teoricamente, os estabelecimentos que aceitam o documento impresso como forma de identificação também devem aceitar o documento digital.

Entretanto, algumas empresas podem ter medo de que a CNH mostrada na tela do celular seja apenas uma foto ou algum tipo de fraude.

Por isso, pode ser mais seguro ter o RG ou outro documento oficial em contextos que não envolvam a polícia.

Como fazer CNH Digital RS


O que fazer se a CNH for antiga?

Toda carteira de motorista que tenha sido feita antes de maio de 2017 é considerada relativamente antiga porque não tem o QR Code.

Com essa configuração, não é possível fazer o documento digital, mas há uma opção: pedir a segunda via da CNH.

Para as pessoas cuja carteira está próxima do vencimento, basta pedir a sua renovação antecipada.

Para a segunda via do documento no Estado do RS, o motorista pagará R$ 55,42 e é necessário comparecer a um Centro de Formação de Condutores.

Neste link, o DETRAN gaúcho mostra os endereços de todos os CFC de cada cidade e deve-se levar até a unidade escolhida os documentos abaixo:

  • Documento de identidade com foto;
  • Boletim de ocorrência que garanta que houve perda, roubo ou furto;
  • Comprovante de residência atualizado;

Para ter o modelo com QR Code através da renovação também é preciso ir a um CFC do RS; o preço para renovar pode chegar a R$ 294,73, se for necessária nova avaliação psicológica.

Links Patrocinados