Como fazer CNH Digital SC

Confira o passo a passo para tirar a CNH Digital SC

Desde o começo de 2018 a CNH Digital já está disponível no estado de Santa Catarina. É isso mesmo! A versão eletrônica do documento de habilitação pode ser solicitada pelos motoristas.

Mas, é claro que existem alguns passos a serem dados para que seja possível conseguir esse documento digital. Sendo assim, este artigo vai explicar exatamente como fazer CNH Digital em SC.

Tenha sempre em mente que a tecnologia está mudando e ainda vai mudar várias coisas. E foi graças à ela que até mesmo um dos principais documentos dos brasileiros, a Carteira Nacional de Habilitação, sofreu uma modernização e hoje possui uma versão digital.

Antes de qualquer coisa é importante mencionar que a CNH Digital em SC possui exatamente o mesmo valor jurídico do que o documento impresso.

Sendo assim, mais conhecida como CNH-e, a versão digital da Carteira de Habilitação realmente vai tornar muitas coisas mais práticas. Você já tinha ouvido falar sobre isso? Sabia da novidade, mas ainda não sabe como fazer a CNH digital?

Não importa qual é realmente o seu caso, o que importa é que neste artigo será possível tirar todas as suas dúvidas sobre esse documento, além de aprender como fazer para solicitá-lo.

A boa notícia é que o processo é simples e pode ser realizado online. Para tanto, acompanhe este artigo até o final e saiba mais.


A CNH Digital SC já foi autorizada?

Como é algo um tanto quanto recente, é comum que as dúvidas sobre a CNH digital em SC estejam presentes na mente de muitas pessoas, principalmente a questão de como fazer esse documento.

Por isso é importante entender um pouco a respeito do processo de implantação da CNH-e antes de qualquer coisa.

Para começar, a Resolução nº 687/17 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) determinou que todos os órgãos estaduais de trânsito do Brasil deveriam implantar a CNH digital até o começo de 2018. Para ser mais exato, até o começo de fevereiro do ano. No entanto, devido às mudanças que precisavam ser feitas, a novidade demorou um tempo maior para realmente entrar em vigor.

Dessa forma, surgiu uma nova Resolução para substituir a que foi mencionada acima e estabelecer uma data limite nova para a implantação da CNH-e em todos os estados do Brasil.

Foi exatamente por isso que a Resolução nº 687/17 foi revogada por meio da Deliberação nº 167/18 e, com isso, a nova Resolução do CONTRAN, a nº 727/18, estipulou uma nova data.

Esse novo prazo limite passou para o começo de junho de 2018. Ou seja, a partir dessa data todos os Detran’s precisavam estar preparados para emitir a CNH digital.

E foi o que realmente aconteceu. Desde então, todos os estados implementaram a CNH-e e hoje disponibilizam esse mais novo serviço aos motoristas.

Portanto, se você gostou dessa ideia e quer fazer a CNH Digital em SC é só continuar acompanhando este conteúdo para conferir um passo a passo completo sobre o assunto. No entanto, antes é necessário ainda entender como esse documento funciona.

Como fazer CNH Digital SC


Como funciona a CNH Digital SC?

É importante ressaltar que ainda não são todos os motoristas que podem solicitar a CNH Digital em SC.

Isso acontece porque apenas quem possui o modelo recente do documento impresso, a partir de 2017, é capaz de fazer isso. Esses documentos mais novos contam com um QR Code na parte interna, o qual é fundamental para solicitar a versão digital.

Caso o seu ainda não tenha, é necessário esperar a próxima renovação ou solicitar a segunda via, fica a sua escolha. Do resto, o funcionamento da CNH Digital é realmente muito simples.

Depois de fazer a solicitação e todos os passos que serão indicados logo a seguir, basta baixar o aplicativo e pronto.

Se for parado por policiais, por exemplo, ao invés do documento impresso é sim possível mostrar o digital, uma vez que ambos possuem o mesmo valor.

O principal objetivo é evitar que os motoristas tenham problemas apenas pelo motivo de terem esquecido a carteira de habilitação em casa. Tendo ela no smartphone e deixando ele sempre carregado, esse problema está acabado.

Quem gosta de se precaver bastante, o ideal é andar com os dois documentos, tanto com o digital tanto com o impresso. Assim realmente fica muito difícil de ter algum problema relacionado com essa questão.


Como fazer a CNH Digital em SC?

Finalmente chegou a hora de conferir um passo a passo completo de como fazer a CNH Digital em SC. Preste bastante atenção para não ter nenhuma dúvida.

Passo 1: Pegue sua CNH impressa

Em primeiro lugar é necessário ver se sua CNH impressa possui mesmo o QR Code na parte interna. Para isso, basta ver a data de emissão: se for depois de maio de 2017 é sinal que já tem sim.

Passo 2: Baixe o aplicativo

Depois de conferir, é hora de fazer o download do aplicativo que chama Carteira Digital de Trânsito (CDT). Ele é gratuito e está disponível tanto para Android quanto para iOS. É importante ressaltar que esse aplicativo pode ser aberto posteriormente mesmo sem internet, certo?

Passo 3: Faça o cadastro no aplicativo

Quando você fizer o primeiro acesso no aplicativo, perceberá que é necessário fazer um cadastro antes de qualquer coisa. Sendo assim, faça esse cadastro seguindo todas as recomendações e depois verifique a sua caixa de e-mail. Abra o e-mail que chegou e clique no link para fazer a ativação do registro.

Feito isso, volte para o aplicativo, faça o seu login e clique na opção “adicionar documento”, passo fundamental para fazer a CNH Digital em SC.

Passo 4: Formas de emitir a CNH Digital

Ao todo, existem três formas diferentes para emitir a CNH-e: sem certificado (indo até o Detran), com certificado ou pelo celular. Caso a opção escolhida seja a última, é preciso usar o smartphone para fazer a leitura do QR Code do documento impresso.

O próximo passo é fazer a “prova de vida” e seguir todas as recomendações fornecidas pelo próprio aplicativo. Tudo é realmente bastante simples. A última coisa a ser feita é a criação de uma senha de 4 dígitos, a qual será solicitada toda vez que você for abrir o aplicativo.

Pronto, fazendo isso a CNH Digital em SC pode ser emitida com sucesso.

Links Patrocinados

DetranBR

O DetranBR é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com os Detrans. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o os serviços oferecidos pelo órgão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *