Como fazer CNH Digital em SP

Confira o que é necessário para tirar a CNH Digital SP

Ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sempre à mão é uma obrigatoriedade para qualquer motorista.

Aliás, ela é usada até em ocasiões nas quais se está fora do veículo: ela está no gripo dos documentos oficiais de identificação com foto.

Mesmo com tanta importância, ainda se encontram pessoas sem a CNH no bolso quando são abordadas por uma autoridade policial.

Em muitos casos, o cidadão tem habilitação e ela não está vencida: ele apenas a esqueceu em casa. Porém, os celulares quase não são esquecidos e é por isso que o Departamento Nacional de Trânsito criou a CNH Digital.

Aprenda aqui como fazê-la em SP.


Por que é importante ter a CNH Digital SP?

A carteira de habilitação de uma pessoa é capaz de fornecer às autoridades policiais muitas informações essenciais, como o histórico desse motorista: quantas multas ele já tem, se ele tem permissão para dirigir ou se a sua CNH está suspensa e muito mais.

Quando um policial aborda um motorista que não poderia estar dirigindo, o veículo é conduzido ao pátio e só pode ser retirado por alguém com a CNH em dia. Dessa forma, evitam-se acidentes de trânsito e outros perigos.

Como fazer CNH Digital em SP


Passo a passo para fazer a CNH Digital SP

Independentemente de o veículo estar emplacado em São Paulo, a primeira parte da requisição da CNH Digital é o Departamento Nacional de Trânsito, chamado de DENATRAN:

  • Procure por “Cadastros”, que está no lado esquerdo da página;
  • Forneça nome, e-mail, CPF e crie uma senha;
  • Lembre-se de assinalar a caixa na qual se garante que todas as informações fornecidas são reais;
  • A etapa seguinte é procurar por uma certificadora para fazer a versão virtual do CPF: ela se chama e-CPF e pode custar até R$ 164,00.

Será preciso também um código de ativação, que pode ser requisitado no cadastro do DENATRAN ou indo ao Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (DETRAN).


Aplicativo CNH Digital SP

Com todos esses cadastros realizados, o cidadão precisará de um aplicativo: afinal, é por intermédio dele que a versão digital da carteira de motorista será exibida.

Para tê-la, deve-se acessar a Apple Store ou a Google Play Store, escrevendo na busca “CNH Digital”.

Baixando e instalando esse app, bastará criar um PIN: essa será uma senha que garantirá que apenas o dono do documento poderá exibi-lo.

Cabe destacar que a CNH Digital não é aberta apenas em smartphones: dá para os paulistas usarem o app em um tablete também.


Por que nem todos conseguem fazer a CNH Digital SP?

Há alguns motoristas que não tiveram sucesso ao emitir a versão digital da sua habilitação e isso acontece porque ela estaria “ultrapassada”.

O que acontece é que os documentos feitos de maio de 2017 em diante incluem um QR Code, que é um código único eletrônico.

Por isso, a carteira de habilitação digital será possível apenas se o paulista solicitar uma segunda via no DETRAN, pagando R$ 42,41 de taxa.

Se houver algum condutor que tem QR Code na sua habilitação e mesmo assim não consegue fazer a CNH Digital, é necessário ir ao DENATRAN ou ao DETRAN para verificar se o seu documento está corretamente impresso.


Orientações e cuidados para fazer a CNH Digital SP

A perspectiva de ter um documento tão útil ao alcance de um toque de tela é bastante sedutora por causa da praticidade e do fato de evitar multas, já que evitará que as pessoas circulem sem a CNH.

Entretanto, é necessário que os motoristas fiquem atentos no processo de emitir esse documento digital, começando pela empresa certificadora do CPF.

Buscar referências a respeito dela é o primeiro passo, assim como desconfiar de empresas que oferecem o CPF digital com um preço muito mais baixo que as demais.

Outro cuidado é com o download do app CNH Digital: ele nunca deve ser realizado em sites que não sejam os oficiais das lojas de aplicativo.

Mesmo quando a pessoa está baixando o app pela Apple Store ou pela Play Store, deve continuar tento atenção: deve estar escrito que ele foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados ou Serpro.

No caso de a pessoa baixar o aplicativo em um lugar não confiável, a sua carteira digital de motorista não terá qualquer validade e os seus dados ainda poderão ser utilizados por bandidos.

Como fazer CNH Digital em SP


É recomendável fazer a CNH Digital SP se a Habilitação vencer em breve?

Regularmente, os motoristas têm de renovar a sua carteira de habilitação e, se ela estiver próxima ao vencimento, não é indicado pedir a versão digital.

O mais apropriado é que o cidadão peça rapidamente uma renovação: com isso, o novo documento trará uma data de validade bem mais distante e também possuirá o QR Code obrigatório para o cadastro da CNH.

Links Patrocinados

DetranBR

O DetranBR é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com os Detrans. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o os serviços oferecidos pelo órgão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *