Como fazer CNH Social na Paraíba

A CNH Social é um benefício do governo para quem não possui renda suficiente para pagar por todas as aulas, testes psicológicos e treinamentos práticos da retirada de carteira de motorista.

Esse foi um programa de inclusão com a parceria do SEST/SENAT. Pela primeira vez, muitas pessoas de baixa renda estão conseguindo tirar a habilitação. Mas lembre-se de que o programa só atende interessados na primeira carteira.

O benefício varia de acordo com o estado de atuação. Na Paraíba, o programa CNH Social já foi implantado com sucesso e está ajudando centenas de moradores que não possuem condições de tirar a carteira individualmente.

Também chamamos a CNH Social de CNH Popular. Se você ler algum desses nomes, saiba que eles se referem ao mesmo programa.


Como funciona o programa CNH Social

Na Paraíba, você pode tirar a primeira carteira de motorista por meio da CNH Social. A habilitação está disponível para as categorias A ou B exclusivamente.

Você ainda pode complementar carteiras de outras categorias (C, D ou E) com os benefícios do programa. O importante é tirar a primeira carteira de uma categoria.

Com o ingresso no programa, você não paga nada. A CNH Social da Paraíba não possui restrições quanto às taxas. Se você passar no processo seletivo, estará com a garantia de todas as etapas gratuitas.

Fique atento ao processo de ingresso nas aulas e não caia em armadilhas da autoescola. Você não precisa pagar nada para tirar a sua carteira.


Requisitos dos participantes na CNH Social

Não é qualquer pessoa que pode participar do programa. Afinal, os benefícios foram pensados com uma finalidade específica.

Para que você possa ingressar no processo seletivo, deve estar inscrito no Cadastro Único ou ser participante do Bolsa Família. Você ainda deve comprovar uma renda igual ou inferior a um salário mínimo para toda a sua família.

Ser alfabetizado ou ser aluno regularmente matriculado na rede pública também é tido como um requisito para ingressar. Se você já terminou os estudos, deve comprovar com um diploma. O sistema ainda olha para o seu desempenho escolar no momento de escolha dos beneficiados.

Por fim, você pode ser um beneficiário do PAA, o programa para adquirir alimentos. Assim, você comprova que está em uma situação de baixa renda apresentando os documentos.


Como se inscrever na CNH Social

Como fazer CNH Social na Paraíba

O processo seletivo para ingressar no programa ocorre periodicamente, todos os anos. Para ingressar em 2018, você deve ficar atento às notícias do site oficial do programa na Paraíba. O endereço de acesso é CNH Social.

Não se esqueça de fornecer todos os documentos comprovando baixa renda para dar continuidade às inscrições. Dessa maneira, você já sai na frente dos demais candidatos e já fica preparado para a abertura das inscrições.

Há uma distribuição de vagas para cada uma das categorias, descritas nos requisitos. Se você é do Cadastro Único ou do Bolsa Família, por exemplo, 50% das vagas estão reservadas para você e para os demais candidatos dos programas.

Fique de olho nas informações do processo de seleção para saber mais informações. Você pode encontrar o site aqui CNH Social.


Documentos necessários na CNH Social

Para realizar a inscrição, você deve entregar os seus documentos em um posto de atendimento da Paraíba. Não se esqueça de separar tudo para não ter problemas.

Você deve apresentar o seu CPF, RG, Certidão de Casamento (se houver), cartão do Bolsa Família, folha resumo do Cadastro Único, comprovante de residência na Paraíba e declaração de renda.

Depois, é só realizar a entrega e esperar pelo seu resultado para que você possa se matricular na autoescola. Pronto! Você já garantirá a sua carteira.

Links Patrocinados

DetranBR

O DetranBR é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com os Detrans. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o os serviços oferecidos pelo órgão.

Um comentário em “Como fazer CNH Social na Paraíba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *