Como fazer consulta de multas Detran CE

Veja como funciona para fazer consulta de multas no Detran CE

A existência de multas de trânsito desconhecidas pelos motoristas é uma realidade que atinge a muitas pessoas no Ceará: é possível não saber que uma multa foi aplicada porque ela não chegou pelos Correios.

A consequência é que o proprietário fica com um problema sério na hora de licenciar: enquanto ele não quitar o débito, o documento obrigatório não pode ser feito e o veículo tem de ficar em casa para não ser apreendido.

Entenda como funciona a consulta de multas do Detran CE e não seja surpreendido com uma cobrança desse tipo no período do licenciamento.

Como fazer consulta de multas Detran CE


Como funciona a consulta de multas no Detran CE

O Detran do Ceará divulga as multas de trânsito referentes a cada veículo no seu site:

  • Clique aqui para ir à página do Detran CE;
  • Clique em “Veículo”;
  • Selecione “Taxas/multas”;
  • Informe o Renavam

A tela do Detran cearense mostrará as multas recentes, os seus valores e se elas estão em aberto ou não, oferecendo uma versão para o proprietário imprimir.

O meio mais fácil de consultar as multas do Detran CE é por meio do site, mas a população que não consiga acessá-lo pode tentar essa informação em um dos postos de atendimento.

Para tentar a consulta presencial de multas, contudo, indica-se levar não apenas o número do Renavam, mas o documento impresso, além da carteira de motorista e do último licenciamento realizado.


Recurso de multas Detran CE

Com a consulta de multas no Detran CE, o cidadão pode se precaver com relação ao impedimento de licenciar o veículo no próximo começo de ano.

Isso sem contar que ele também evita a apreensão e a obrigatoriedade de pagar as diárias do pátio do Detran, dentre outros gastos.

No entanto, saber que há uma multa de trânsito aplicada também dá a chance ao cidadão de contestá-la, o que é chamado de recurso.

Descobrindo que o veículo tem uma multa em aberto, mas tendo certeza de que não cometeu a infração, o indivíduo pode interpor recurso e tentar ficar livre do débito.

Essa interposição de recursos é muito solicitada por quem compartilha o veículo, mas é importante dizer que a cobrança da multa ainda será feita ao proprietário legal.

A vantagem é que, com o recurso acolhido pelo Detran CE, a pontuação na CNH é atribuída ao motorista real.

Por exemplo: se o pai emprestou o seu veículo para a filha e ela estava dirigindo no momento da multa de trânsito, o pai pode interpor recurso e a pontuação será contabilizada na CNH da filha.

Cobrança da multa no Detran CE quando ocorre recurso

Contudo, a cobrança da multa continuará sendo feita ao pai, que é o proprietário legal do veículo.

Para ser possível indicar o real infrator ao Detran CE, é necessário comparecer a um posto de atendimento e pedir instruções.

Antes disso, no entanto, vale a pena recolher comprovações de que era outra pessoa que estava com o veículo no dia e hora citados na infração.


Multas Detran CE: ajuda jurídica para recurso

Com a consulta de multas no Detran CE, o proprietário que acredita não ter cometido aquela infração pode ficar em dúvida se procura ou não por um advogado, mas nem sempre isso é necessário.

Para indicar o real infrator, por exemplo, é dispensável arcar com os honorários de um advogado e, em um primeiro momento, isso serve para quem deseja recorrer porque acha que não foi o seu veículo o fotografado pelo radar.

A necessidade de entrar em contato com um advogado só existe em dois casos:

  • Quando a multa de trânsito é muito alta;
  • Quando o recurso é negado pelo Detran CE

O advogado também é recomendado quando o cidadão não pode levar multa porque perderá a carteira de motorista devido à pontuação e precisa dessa carteira para trabalhar.

Por exemplo: uma pessoa que trabalha como Uber e terá grande prejuízo se ficar impedido de dirigir devido à suspensão da carteira de motorista.


Multa Detran CE: pontuação da CNH

Multa Detran CE: pontuação da CNH

Destaca-se que a pessoa que atinge a pontuação máxima permitida na CNH precisa refazer as suas aulas na autoescola, tendo esse gasto somado à multa de trânsito cobrada.

Em situações desse tipo, a pessoa que não cometeu a infração, mas está sendo cobrada deve se consultar com um advogado.

Uma dica é sempre ter atenção ao tempo dado pelo Detran CE para a apresentação do recurso à multa: se ele for ultrapassado, a pessoa obrigatoriamente terá de pagar o valor.


Pagamento de multas do Detran CE

Após a consulta de multas do Detran CE, o cidadão poderá imprimir o débito e fazer o seu pagamento no banco indicado no boleto.

Vale ficar atento porque, dependendo do banco do qual o proprietário é correntista, pode ser que o pagamento da multa possa ser feito via caixa eletrônico.

Links Patrocinados

DetranBR

O DetranBR é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com os Detrans. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o os serviços oferecidos pelo órgão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *