Como fazer a consulta de multas no Detran PR

Confira as orientações e saiba como fazer a consulta de multas no Detran PR

A aplicação de multas por parte do Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran PR) é uma medida existente no Brasil todo para inibir condutas perigosas dos motoristas.

Além disso, ela também tem como finalidade fazer com que o trânsito entre todos os tipos de veículos e os pedestres seja mais tranquilo e sem tumultos.

Para quem recebe as multas, no entanto, trata-se de uma dor de cabeça não apenas pelo dinheiro que vai embora, mas pela burocracia envolvida quando se precisa acionar recurso ou renovar documentação com as multas atrasadas.

Sendo assim, fique atento sobre como funciona a consulta de multas no Detran PR.

Como fazer a consulta de multas no Detran PR


Por que é importante fazer a consulta de multas no Detran PR?

A consulta de multas no Detran PR não é uma exclusividade para quem tem o hábito de emprestar seu veículo, como alguns acreditam.

De fato, os condutores que estão sempre atrás do volante dos seus veículos acham que não há motivo para fazer a consulta de multas, opinião partilhada pelos motoristas que são ultra cuidadosos e respeitam todas as regras do Código de Trânsito Brasileiro.

Ainda assim, a consulta de multas no Detran PR é indicada para todo mundo porque há diversas situações nas quais se pode cometer infração sem perceber: se você não conhece as regras de trânsito especiais de determinada cidade, por exemplo, pode ser multado.

Há casos nos quais o motorista não se lembrava de que aquela conduta representa uma infração de trânsito e, claro, as situações em que o motorista quer tirar a dúvida se recebeu uma multa ou não.

Em todas essas circunstâncias, é imprescindível fazer uma pesquisa no sistema do Detran paranaense e ela é gratuita.


Débitos de multas no Detran PR

A consulta de multas no Detran PR dá ao proprietário uma informação vital: se ele tem débitos que possam fazer com que ele perca seu veículo temporariamente.

Vale deixar claro que a pessoa não o perde especificamente por ter uma multa, mas sim por não realizar seu licenciamento anual.

Todo ano, os veículos que rodam pelo Brasil precisam ser licenciados, e isso só é possível se não existir nenhum problema com a sua documentação, inclusive débitos pendentes.

Sendo assim, quem tem qualquer multa em aberto na época de licenciamento é obrigado a quitar a pendência primeiro.

Enquanto o licenciamento não estiver nas mãos do proprietário, o veículo não deve ser conduzido.

Se alguma autoridade constatar que ele está circulando mesmo sem a documentação completa, ocorre a apreensão e, a partir daí, é obrigação do proprietário pagar pela diária no pátio.

A essa altura, como se pode ver, o cidadão já tem três pendências para pagar:

  • As multas que não foram pagas;
  • O licenciamento obrigatório;
  • A diária do pátio

Sendo assim, confirmar se o Detran PR tem multas registradas para aquele veículo é indicado a todos que têm um veículo e, preferencialmente, deve-se fazer isso uma vez por mês.


Passo a passo para consultar multas no Detran PR

O extrato de multas pode ser retirado nos postos de atendimento do Detran PR e no site do órgão, sendo solicitados sempre os mesmos documentos.

Para você consular pelo site do Detran PR, faça o que segue:

  • Clique aqui;
  • Insira a imagem de controle ou código captcha;
  • Insira o número do Renavam do veículo;
  • Clique em “Pesquisar”.

Provavelmente, o site do Detran Paraná indicará a forma de imprimir o boleto da multa ou, se há mais de uma infração, serão oferecidos meios de negociar.

É importante não esperar a época do licenciamento para acertar as multas com o Detran PR porque, se a negociação não for possível, o pagamento terá de ser feito da mesma forma e adicionado ao licenciamento.


Consulta de multas Detran PR pronturário

A consulta de multas no Detran PR deve ser vista como um comprovante que também ajuda o proprietário a se defender de qualquer equívoco.

Por exemplo: se ele tentar fazer o licenciamento do seu carro e for impedido, ele pode fazer a consulta no site, imprimi-la e levar ao posto de atendimento.

Esse comprovante de que não existem multas também favorece quem está vendendo seu veículo, já que os interessados na compra costumam usar débitos em aberto para baratear o valor.


Recurso de multas Detran PR

Recurso de multas Detran PR

A possibilidade de uma multa ser atribuída de forma errada a alguém é real e, devido a essa circunstância, o Departamento Estadual de Trânsito oferece a opção de interposição de recursos.

Ao consultar as multas no Detran PR e constatar que há infrações em aberta, é necessário enviar os comprovantes de equívoco por parte do órgão e um formulário específico preenchido; tudo isso, inclusive prazos e endereços, pode ser acesso aqui.

Links Patrocinados