Como fazer consulta de placa no Detran PR

Confira as orientações e saiba o jeito certo de fazer a consulta placa Detran PR

O Estado do Paraná, assim como outros lugares do Brasil, tem diversos veículos furtados ou roubados.

Muitas vezes, a polícia demora um pouco para localizá-los e é possível que o criminoso tente repassá-lo por meio de venda ou até que o abandone em algum lugar.

Qualquer cidadão que desconfie de algum veículo pode consultar a sua placa no Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (DETRAN PR) e saber sobre crimes associados a ele.


Por que fazer a consulta de placa no DETRAN PR?

Os cidadãos têm a chance de consultar a sua própria placa, mas é comum que consultem a placa de outros veículos.

Uma das razões é poder denunciar à polícia caso vejam coisas suspeitas: um carro que está abandonado há várias horas em uma rua e não é de nenhum dos moradores, por exemplo.

É bastante provável que se trate de um furto ou roubo e que o veículo foi abandonado.

É claro que outra razão para consultar a placa de um veículo do Paraná é se precaver contra fraudes no momento da compra.

Não é impossível que um criminoso deseje lucrar com o carro que roubou e tente vendê-lo, passando-se por um proprietário.

Aliás, não são apenas os supostos proprietários que podem tentar vender carros furtados ou roubados: existem concessionárias de fachada que repassam esse tipo de veículo. Sendo assim, consultar a placa no DETRAN PR se torna uma ótima maneira de impedir golpes.

Como fazer consulta de placa no Detran PR


Como fazer a consulta de placa no DETRAN PR

O Departamento Estadual de Trânsito do Paraná permite que o cidadão consulte o veículo pela Internet:

  • Acessar o aqui;
  • Inserir o Registro Nacional de Veículos (RENAVAM) ou a placa;
  • Colocar o código de segurança mostrado na própria página;
  • Clicar em “Pesquisar”

O DETRAN paranaense responderá imediatamente se aquele veículo é furtado ou roubado.

Se o cidadão estiver impossibilidade de fazer essa consulta pelo site, poderá comparecer a um posto do órgão.

Para as pessoas que ficam curiosas sobre como os dados sobre furto ou roubo chegam ao sistema do Departamento Estadual de Trânsito do Paraná, é simples: é a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRVs) que trata dos boletins de ocorrência correspondentes e tudo fica em uma base de informação só.


O que fazer quando a consulta de placa no DETRAN PR indica um crime?

Não importa a circunstância na qual o cidadão fez a consulta da placa: se o sistema indicar que aquele veículo é furtado ou roubado, a polícia precisa ser avisada o mais rápido possível.

Entretanto, a forma de a pessoa fazer isso tem de ser adaptada a cada contexto para que a sua segurança não seja ameaçada.

No caso de o veículo estar abandonado em algum lugar, é indicado comunicar a polícia, mas sem contar a terceiros.

Afinal, é sempre possível que uma pessoa conhecida esteja envolvida ou que as conversas sobre a denúncia cheguem ao criminoso. Justamente para proteger o denunciante, a polícia paranaense garante o sigilo.

Já no caso de a pessoa estar comprando um veículo e descobrir que ele é furtado ou roubado, a situação é mais complexa.

Nunca se deve confrontar o vendedor: se ele souber da irregularidade do veículo, vai se sentir ameaçado e pode reagir. O melhor é comunicar a polícia via telefone, solicitando o sigilo e sem dizer nada ao dono do veículo.


Como fazer uma denúncia

Para fazer a denúncia, é essencial tirar um print da tela de consulta do DETRAN PR.

Se ela for realizada via celular, é preciso usar os atalhos específicos de cada modelo para fotografar a tela. Se for usado o navegador, o procedimento é:

  • Com a tela de consulta do DETRAN PR aberta e mostrando o resultado, aperta-se a tecla “Prt Sc SysRq” que fica no alto do teclado;
  • Em seguida, abre-se o programa de edição de fotos que a pessoa tiver. Se ela não usar nenhum, pode abrir o Paint;
  • Clica-se em “Colar”;
  • Depois, salva-se a foto.

Outra opção simples é fotografar a tela do computador usando o celular. Todavia, é possível que a foto não tenha muita qualidade e será preciso que a placa e o resultado da consulta estejam bastante claros.

Existem pessoas que têm vários carros e não necessariamente sabem a placa de cada um; além disso, há quem compra um veículo e logo o tem furtado ou roubado.

Caso alguém veja um veículo abandonado, desconfie de que é seu e descubra (pela consulta do DETRAN PR) que realmente ele está furtado ou roubado, não deve se aproximar ou tocar: é obrigatório contatar a polícia primeiro.

Como fazer consulta de placa no Detran PR


Informações e esclarecimentos com o DETRAN PR

É necessário ligar para (41) 3361 0154 ou se dirigir à Avenida Victor Ferreira do Amaral, número 2.940, no bairro Capão da Imbuia. A Ouvidoria do DETRAN paranaense encontra-se aqui.

Links Patrocinados

DetranBR

O DetranBR é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com os Detrans. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o os serviços oferecidos pelo órgão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *