Como funciona a consulta de multas no Detran PE

A realização periódica da consulta de multas é uma das formas de o motorista e o proprietário de qualquer veículo proteger o seu bem e o seu nome.

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran PE) oferece essa informação a todos os que têm um veículo emplacado na UF, tratando-se de um serviço que pode ser usado virtualmente.

Por meio da consulta Detran PE multas, o motorista e/ou proprietário vê informações como tipo de infração, onde foi averiguada, o valor e a data.

Com todos esses detalhes, quem faz a consulta de multas tem a oportunidade de indicar o real condutor (se for o caso de transferir pontos) ou interpor recurso para, eventualmente, ser dispensado do pagamento e da pontuação.

Como funciona a consulta de multas no Detran PE


Detran PE multas consulta

A consulta Detran PE multas é totalmente confiável e o site é igualmente eficiente em todos os navegadores.

Para você saber se seu carro tem multas não pagas:

  • Acesse a página do Detran pernambucano aqui;
  • Informe a placa;
  • Clique em “Consultar”.

O link acima serve também para você consultar a sua pontuação: é só clicar em “habilitação” e informar o número da CNH.

Caso não possa usar o site do Detran PE para a consulta, você deve procurar por um dos postos físicos, levando sua carteira de motorista, número da placa do carro, etc.


Detran PE multas consulta Nada Consta

A consulta Detran PE multas também ajuda a comprovar a inexistência delas; geralmente, os compradores de veículos usados exigem que se forneça o Nada Consta.

Dessa forma, eles têm a garantia de que não assumirão nenhuma multa e não terão problemas no próximo licenciamento.

Para expedir o Nada Consta no Detran PE, é só você fazer a consulta de veículo ensinada acima: a mensagem dizendo que não há multas em aberto já funciona como o Nada Consta.

Se você vai vender um veículo, é recomendado expedir essa documentação poucos dias antes de fazer a transferência ou até antes, caso o comprador exija essa informação.


Detran PE multas consulta pela placa

A consulta Detran PE multas é feita somente com a placa do veículo e isso a faz ser bem mais simples: quase sempre, as pessoas gravam em suas cabeças a placa, mas é mais difícil se recordar do Renavam.

É só você inserir o número da placa e destaca-se que é possível realizar múltiplas consultas.

O fato de ser possível pesquisar a existência de multas somente com a placa ajuda muito a quem tem mais de um veículo.

É fundamental estar atento a qualquer infração/multa, em especial quando o carro, moto, utilitário, caminhão e outros é usado para trabalho.


Detran PE multas consulta por Renavam

Não é necessário fornecer o Renavam para fazer a consulta Detran PE multas.

Algumas pessoas desistem de verificar se há multas em aberto porque precisam procurar pelo Renavam, que pode não estar próximo no momento.

Todavia, como foi mencionado, é bem mais fácil quando se precisa fornecer apenas a placa.

Mesmo que você procure um posto presencial do Detran pernambucano para fazer essa verificação, o Renavam não será solicitado.


Detran PE multas consulta por CNH

Muitas vezes, o motorista e/ou proprietário tem interesse específico em saber quantos pontos estão registrados na sua CNH.

Afinal, quando são totalizados 21 pontos, o cidadão perde a sua habilitação e precisa passar por um curso de reciclagem para voltar a dirigir.

Com a consulta Detran PE multas, qualquer motorista pode inserir a sua CNH no campo “Habilitação” (usando o link já dado) e conferir imediatamente quantos pontos tem.

Presencialmente, é só pedir essa consulta ao funcionário do Detran PE e fornecer o número da habilitação.

Detran PE multas consulta por CNH


Detran PE multas de moto

O site do Detran Pernambuco possibilita ao motorista e/ou proprietário averiguar a existência de multas para todos os veículos; assim, as motos estão incluídas.

No site já fornecido, é só você escrever a placa e as eventuais multas que tenham sido aplicadas à sua moto.

É possível averiguar as multas em aberto para motos indo a um balcão de atendimento do Detran PE; para dar essa informação, o funcionário pedirá somente a placa do veículo.

Detran PE multas como pagar

Após a consulta Detran PE multas, deve-se providenciar o pagamento da autuação.

Normalmente, é possível pagar em boleto ou em cartão de débito (crédito não costuma ser aceito por órgãos públicos para pagamento de taxas).

Para multas de trânsito muito altas ou quando há mais de uma autuação acumulada, o Detran pode oferecer um parcelamento.

Se o site não mostrar como negociar a multa, será preciso ir ao Detran ou pedir instruções via [email protected].

Para negociar as multas de trânsito pessoalmente:

  • Clique aqui;
  • Clique em “Atendimento”;
  • Confira se o ponto de atendimento desejado oferece o serviço de negociação de multas.
Links Patrocinados

DetranBR

O DetranBR é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com os Detrans. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o os serviços oferecidos pelo órgão.