Como funciona a consulta de multas no Detran RS

Confira as orientações e saiba o jeito certo de fazer a consulta multas Detran RS

Muita gente não tem conhecimento sobre todas as consequências de possuir multas em aberto no Detran RS.

Diferente das outras dívidas, o maior problema não é o “nome sujo” do cidadão: o proprietário pode ficar até sem o veículo.

Acompanhar constantemente a existência de algum multa em aberto é a melhor forma de impedir que os débitos decorrentes de infrações sejam acumulados.

Se você dirige ou tem um veículo no Estado, veja agora como funciona a consulta de multas do Detran RS.

Como funciona a consulta de multas no Detran RS


O que acontece quando há débitos de multas não pagos?

É a partir da consulta de multas no Detran RS que a pessoa descobre se cometeu alguma infração que ainda não foi paga.

Para quem empresta o seu veículo a terceiros, essa consulta é ainda mais imprescindível porque é sempre possível que essa outra pessoa desrespeite alguma lei de trânsito e não conte.

Com débitos acumulados devido a multas não pagas, uma das piores consequências é o licenciamento bloqueado.

É com esse licenciamento que o proprietário comprova que seu veículo atende a todas as regras para circular sem colocar os ocupantes e os demais em risco.

Importante recordar que o licenciamento deve ser feito todos os anos. Assim, quem licenciou no ano corrente ficará proibido de licenciar de novo no ano seguinte se tiver qualquer infração não paga.

Sem possuir o último licenciamento, a pessoa pode ter o seu veículo apreendido pela polícia a qualquer momento: basta que ele seja abordado por qualquer autoridade e que esta solicite os documentos.

Nessa situação, o proprietário fica com o seu veículo no pátio, sendo cobradas dele todas as diárias, bem como a regularização das multas e, claro, o licenciamento não feito.


Multas do Detran RS: falha no recebimento

A maioria dos brasileiros sabe que os órgãos estaduais de trânsito mandam as infrações cometidas via Correios, mas isso mão é suficiente, pois há casos nos quais a cobrança é extraviada, o endereço registrado no Detran RS está incorreto, etc.

Em contextos assim, o Departamento Estadual de Trânsito não consegue contatar o proprietário do veículo e, com isso, ele pode não tomar conhecimento de que há uma infração no seu nome.

Por outro lado, ele ficará sempre informado sobre isso se fizer a consulta de multas no Detran RS com regularidade.

Importante salientar que mesmo as pessoas que não emprestam os seus veículos para terceiros podem ter multas e não saber disso.

Muitas vezes, esse motorista pode ter passado por um sinal vermelho sem perceber ou sem saber que há um radar e, como é mais comum, essa pessoa pode não saber das mudanças de velocidade máxima permitida de uma rua para outra.


Como fazer a consulta de multas no Detran RS

Como fazer a consulta de multas no Detran RS

A consulta de multas no Detran RS deve ser realizada como segue:

  • Vá à página do Detran RS clicando aqui;
  • Informe o código Renavam do seu veículo;
  • Informe a placa;
  • Clique no código captcha;
  • Clique em “Consultar”.

Quem possui mais de um veículo pode clicar em “Nova consulta”, na parte de cima da página, e seguir o passo a passo de novo.

O aplicativo do Detran RS também oferece informações sobre as multas e é encontrado na Google Play Store e na Apple Store.

Ele é desenvolvido pela PROCERGS e, para ver as infrações em aberto:

  • Clique em “Entre ou cadastre-se”, na tela inicial;
  • Insira as informações que o aplicativo solicitar;
  • Selecione “Infrações” ou “Multas”.

O aplicativo do Detran RS mostrará qual foi o tipo de infração cometida e se ela está paga ou não, além do seu valor. A consulta também indicará ao cidadão quando ocorreu a infração e isso facilitará bastante caso haja a intenção de recorrer ou de indicar o verdadeiro infrator.


Como indicar o infrator da multa

A partir da consulta de multas do Detran RS, pode-se averiguar quando uma infração aconteceu e, assim, descobrir quem a cometeu.

Por exemplo: se uma pessoa emprestou o seu carro para dois parentes, ele descobrirá quem é o responsável pela multa consultando quando ela foi aplicada.

Com essa informação, o proprietário precisa comunicar essa pessoa que ela cometeu uma multa, que o Detran RS está fazendo a cobrança e que se quer indicar o real infrator.

Quem se encontra perto de Porto Alegre pode ir ao Tudo Fácil da região, que se localiza na Avenida Borges de Medeiros, número 521.

Para os demais moradores do Estado, pode-se enviar os comprovantes para a Rua Voluntários da Pátria, número 1.358, no 5° andar, em Porto Alegre.

Deve-se fazer a troca de infrator em até duas semanas depois do aviso de multa, e os comprovantes necessários estão listados aqui.

Links Patrocinados