Entenda o passo a passo e quais são os procedimentos da vistoria veículos Detran SP
As pessoas que têm um veículo no Estado de São Paulo precisam manter a sua vistoria veicular em dia, principalmente se elas quiserem fazer a sua transferência de veículo.
O órgão que faz essa vistoria é o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran SP) e server para qualquer forma de locomoção que com motor que seja vendida.
Sem a realização e a aprovação na vistoria, essa transferência será irregular e o veículo pode ser considerado “não vendido”, ou seja, é como se a transação com a pessoa que o comprou não tivesse validade.
Passo a passo transferência de veículos do Detran SP
A transferência de veículo é o procedimento necessário para fazer uma venda. Por exemplo: o cidadão que tem um automóvel e vai vende-lo precisa, posteriormente, ir ao Detran de SP com o seu comprador e realizar a transferência. Isso é para sinalizar ao órgão quem passa a responder pelo veículo.
Infelizmente, uma quantidade expressiva de pessoas deixa a transferência veicular em segundo plano, o que faz com que as multas sejam mandadas para o ex-dono. Por causa disso, o órgão continua considerando que aquela pessoa continua com a posse.
Para fazer a transferência de veículo, o custo fica entre R$ 285,27 e R$ 197,89, dependendo da realização prévia do licenciamento.
Já a documentação consiste em comprovante de residência, CNH ou RG, vistoria do Detran SP, CPF e Certificado de Registro do Veículo (CRV).
Por que é necessário fazer vistoria para transferência de veiculo no Detran SP?
Para começar, não é possível fazer uma venda regularizada sem a vistoria veicular e ela só pode ser feita pelo Detran SP.
O objetivo dela é assegurar que quem está comprando o veículo saiba exatamente como ele está: isso evita que alguém adquira um Gol, por exemplo, sem saber que ele está com problemas no motor ou que ele está lançando mais poluentes do que a legislação aceita.
Cabe ressaltar que essa transferência é a mesma solicitada quando o veículo foi fabricado há mais de cinco anos.
Só o proprietário pode levar seu veículo para a vistoria no Detran SP?
Até recentemente, somente o dono era aceito durante a vistoria veicular.
Contudo, tornou-se possível que terceiros levem o veículo, mas é obrigatório que eles tenham o certificado de registro ou o licenciamento.
É indicado que a pessoa que leva o veículo para ser revisado também leve um documento pessoal, preferencialmente a sua CNH.
Esse tipo de permissão pode fazer com que mais proprietários vistoriem o seu veículo, já que muitas justificavam a não realização desse trâmite com a sua rotina “apertada”, o que impedia ir até o Detran SP.
Onde fazer a vistoria Detran SP
Quem precisa fazer a vistoria veicular tem de contatar o Detran SP, seja pessoalmente ou no https://www.detran.sp.gov.br/.
É dessa forma que o órgão vai orientar o proprietário com relação aos lugares credenciados que fazem a vistoria.
Há diversas oficinas mecânicas que fazem marketing dizendo que realizam vistoria veicular.
Porém, é muito importante contatar o Detran SP antes de escolher uma delas, inclusive porque esse trâmite tem um custo razoável, como já mencionado.
São três os tipos de informação que o laudo precisa confirmar: se o documento do veículo é regular (se a documentação foi feita e se ela é falsificada), se a pessoa que tenta vender o veículo é a sua proprietária legal e como está a condição de uso.
Tudo isso é para dar garantia ao comprador de que ele não está sofrendo um golpe e algumas das coisas avaliadas com relação à condição de uso são problemas no câmbio, nos vidros e no motor, além de chassis modificados e de avarias de pintura.
O que o Detran SP fiscaliza na vistoria de veículos?
A vistoria veicular do Detran SP confirmará se aquele veículo está em condições reais de ser guiado e se a documentação é verdadeira.
Dessa forma, quem marca uma vistoria deve levar o licenciamento original e é recomendado ir a uma oficina antes para que uma revisão geral seja feita: isso pode evitar uma reprovação e a necessidade de pagar pela segunda vistoria.
Laudo de vistoria veicular para transferência no Detran SP
O laudo é feito rapidamente por quem faz a vistoria do Detran, e ele é válido por até dois meses, ou seja, quem não concretizar a transferência do veículo nesse tempo vai ter de realizar outra vistoria.
Esse prazo, porém, é exclusivo para os veículos que foram aprovados: se houver problemas e a vistoria não os aprovar, esse tempo passa para um mês.
O que acontece se o veículo não passar na vistoria do Detran SP?
Quando o veículo é reprovado, o laudo vai explicar qual é a inconveniência dele para que o proprietário a resolva.
Pode ser a falta de um documento, pode ser vidro trincado, vazamentos, etc.
O indivíduo só poderá fazer a transferência deste se solucionar o defeito e for aprovado na segunda vistoria.