Como solicitar 2ª Via do CRV do Detran AP

Neste artigo nós explicamos o passo a passo para fazer a 2 via CRV Detran AP; veja os documentos necessários para realizar o serviço e consulte a taxa que deve ser paga

Com a correria do dia a dia, muitos são os casos em que as pessoas se esquecem de onde deixaram os documentos, não sabem ao certo onde os colocaram e, com isso, revira a casa toda à procura deles e não consegue achar. Com isso, bate um pequeno desespero, pois você necessita do documento e, ao não saber onde o deixou, diversas coisas começam vir à sua cabeça e você fica meio perdido.

Essa é uma situação que muitas pessoas já passaram e, possivelmente, você, leitor, também deve ser um que passou por um caso parecido. Acontece que, quando se trata de documentos, o caso é um pouco mais difícil, ainda mais hoje em dia, que as pessoas estão mais maldosas e você não sabe o que pode acontecer.

É por isso que é importante registrar, nem que seja um Boletim de Extravio, informando que o seu documento foi perdido, pois assim, você terá uma proteção contra qualquer coisa que venha acontecer com o seu nome ou o seu CPF.

E, entre os documentos que geralmente são perdidos, um deles traz certo cansaço mental, que é o CRV. Cansaço mental porque ninguém merece passar pelo estresse todo que o posto do DETRAN “aplica” na pessoa.

Caso esse seja o seu caso, fique tranquilo (a). Este texto quer mostrar para você quais são os passos que você deverá dar para conseguir ter a segunda via do CRV em mãos.

Vamos a eles!


Passo a passo para solicitar segunda via do CRV no Detran AP

Para solicitar a segunda via do CRV, o proprietário deverá comparecer ao posto do DETRAN, localizado na Avenida Procópio Rola, no bairro Jesus de Nazaré, em Macapá – AP ou então, nas CIRETRANs presentes no município de Macapá.

Para que o atendimento possa ser realizado, é preciso que o requerente apresente qualquer documento de identidade oficial com foto original ou uma cópia autenticada e uma cópia simples, que ficará em posse do atendente no momento do atendimento.

Para conseguir a segunda via do documento, será necessário realizar uma Vistoria de Identificação do Veículo, que é feita no próprio posto do DETRAN. Nessa vistoria, será gerado um laudo, que deverá ser apresentado junto aos demais documentos no momento do atendimento.

Como solicitar 2ª Via do CRV do Detran AP


Documentos para solicitar 2ª via do CRV no Detran AP

Quando for ao posto receber o atendimento, o proprietário, ou o seu procurador, deverá apresentar a declaração de extravio, se for este o caso. Esse formulário está disponível no próprio site do DETRAN, ou pode ser preenchido no momento em que o atendimento no balcão estiver sendo realizado.

Caso o procurador que vá ao posto solicitar a segunda via do documento, os documentos são os mesmos listados acima, acrescidos da procuração original ou uma cópia autenticada e uma cópia simples, que também ficará retida no momento do atendimento.

A procuração deverá ter a assinatura reconhecida em cartório e especificada para o veículo, destinado ao DETRAN. Deverá vir constando a explicação sobre o tipo de serviço que será realizado, além de conter informações sobre o veículo.


Taxa para segunda via do CRV no Detran AP

A taxa para a segunda via do Certificado de Registro de Veículo (CRV) é de R$ 50,49. Tem também a taxa para vistoria do veículo, que está R$ 44,88. O DETRAN informa que o tempo para retirar o documento no posto é de 5 dias úteis.

Como solicitar 2ª Via do CRV do Detran AP


Documentos para retirar segunda via do CRV do Detran AP

Transcorrido esse tempo, o requerente ou o procurador, poderão retirar o documento no posto, desde que estejam portando os documentos necessários para a retirada, como Carteira de Identidade oficial com foto e, no caso do procurador, além da documentação de identificação, deverá estar com a Procuração em mãos, apresentando-a no momento da retirada do documento.

Por mais que seja um documento do veículo e, na maioria das vezes, ser cercado de cuidados, este tipo de serviço é um dos que mais é procurado e executado no posto do DETRAN em Macapá.

É importante ressaltar que o veículo não pode conter nenhum débito vencido e nenhuma restrição, seja ela administrativa, judicial, financeira, roubo e furto de veículo que podem impedir a emissão da via do CRV.

Dessa forma você conseguirá solicitar a segunda via do Certificado de Registro de Veículo.

Uma coisa importante a ser feita é registrar o Boletim de Ocorrência junto à Delegacia, pois como você não sabe onde deixou o documento, esse B.O. servirá como uma proteção, caso tentem fazer alguma coisa com o seu nome ou o registro do seu veículo.

Links Patrocinados

DetranBR

O DetranBR é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com os Detrans. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o os serviços oferecidos pelo órgão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *