Como tirar a Carteira de Identidade no Detran RJ

A Carteira de Identidade, também chamada de RG, é o documento de identificação mais importante para os cidadãos brasileiros. Ela apresenta um número de registro geral que é utilizado para identificar o portador em inúmeras situações do dia a dia.

Além disso, o RG também é um item essencial para quem deseja dar entrada em documentos importantes como CPF, Carteira Nacional de Habilitação, Passaporte, entre outros.

No Estado do Rio de Janeiro, o controle da emissão do RG fica a cargo de dois órgãos: o Detran e o Instituto Félix Pacheco. E a partir de agora, nós vamos apresentar um tutorial completo para você tirar a primeira e a segunda via da Carteira de Identidade no Detran.

Primeira Via da Carteira de Identidade

Os documentos necessários para a requisição da 1ª via do RG são:

Brasileiros solteiros: Certidão de Nascimento

Brasileiros casados: Certidão de Casamento

Brasileiros naturalizados: Certificado de Naturalização

Original ou cópia autenticada do CPF (caso queira incluir no documento)

Número do PIS ou do PASEP (caso queira incluir no documento)

Antigamente, era preciso levar fotos 3×4 para tirar o RG, porém, com o novo modelo do documento, o sistema está totalmente automatizado e a foto é capturada e digitalizada na hora, não permitindo a posterior plastificação.

Como emitir a primeira via do RG no Detran RJ

Após reunir toda a documentação necessária, o cidadão deve fazer o agendamento do serviço. Após agendar, é preciso se dirigir a um dos postos de atendimento do Detran RJ para fazer a emissão da Carteira de Identidade.

Na região metropolitana, o prazo de entrega é de 05 dias úteis, enquanto no interior do Rio de Janeiro, o prazo é de 10 dias úteis. Em situações especiais, pode-se fazer necessária a ampliação do prazo de entrega.

Lembrando que não há custos, nem idade mínima, para a emissão da Carteira de Identidade. Menores de 12 anos precisam estar acompanhados de mãe, pai ou responsável legal, que deve portar original e cópia ou cópia autenticada de um documento oficial de identificação.

Segunda via da Carteira de Identidade

A 2ª via do RG é emitida quando a 1ª via não pode ser mais utilizada, seja por perda, roubo, má conservação, ou por quaisquer outros motivos. Neste caso, ocorre cobrança de uma taxa de R$ 36,09. Porém, há situações em que o pagamento é dispensado. Veja:

  • Roubo ou furto (com apresentação do Boletim de Ocorrência)
  • Quando o cidadão recebe até 1 salário mínimo*
  • Quando o cidadão está desempregado ou é reconhecidamente pobre*

* É preciso apresentar declaração reconhecida por órgãos públicos responsáveis.

Os documentos necessários são:

Brasileiros solteiros: Certidão de Nascimento

Brasileiros casados: Certidão de Casamento

Brasileiros naturalizados: Certificado de Naturalização

Original ou cópia autenticada do CPF (caso queira incluir no documento)

Número do PIS ou do PASEP (caso queira incluir no documento)

Comprovante original do pagamento da taxa (Duda). O boleto pode ser retirado neste link.

Boletim de Ocorrência – em caso de roubo ou furto para conseguir a isenção.

A foto será capturada no momento da solicitação.

Como emitir a segunda via do RG no Detran RJ

O procedimento de emissão da segunda via do RG é semelhante ao da primeira via. Basta comparecer a um posto de atendimento do Detran RJ com todos os documentos mencionados e dar início ao procedimento. Mas antes você precisa fazer o agendamento do atendimento. Para agendar, acesse a página do Detran RJ.

O que você precisa saber sobre a Carteira de Identidade

A Carteira de Identidade pode ser emitida desde criança, dispensando o porte da Certidão de Nascimento. À medida em que a pessoa cresce, o documento precisa ser renovado a cada dez anos, porém, o número nunca muda.

Todo RG com mais de dez anos de emissão poderá ser considerado inválido e inutilizável para a grande maioria dos cadastros, emissão de outros documentos, matrículas, compras, vendas e viagens entre estados e países da América do Sul.

Além do número de registro do cidadão, a Identidade possui também informações sobre a data de expedição, o local de emissão e a instituição expedidora que, nesse caso, é o Detran RJ.

Você acabou de conferir as informações para tirar a Carteira de Identidade no Rio de Janeiro. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso você tenha alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

Links Patrocinados

DetranBR

O DetranBR é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com os Detrans. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o os serviços oferecidos pelo órgão.

3 comentários em “Como tirar a Carteira de Identidade no Detran RJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *