Consulta IPVA SP

Confira as orientações e saiba como fazer a consulta ipva SP

São diversos os proprietários de veículos que ficam com dúvidas quando têm de pagar o IPVA.

Apesar de essas dúvidas serem mais justificáveis quando é o primeiro automóvel ou quando se muda de Estado, qualquer um pode precisar consultar o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para esclarecimentos e aqui serão mostradas as maneiras de consultar o imposto em 2019.


Como funciona o IPVA SP

A Secretaria da Fazenda de São Paulo é quem emite o imposto e ele é para todos os veículos, sejam eles 0 Km ou não e para motocicletas também.

O município no qual a pessoa mora fica com 40% desse imposto, além de o Estado ficar com a mesma quantidade e o FUNDEB, que é um fundo para educação básica do país, ficar com 20%.

Os motoristas de São Paulo precisam confirmar com o DETRAN ou com a Sefaz os seus dados pessoais e também do seu automóvel, lembrando se tratar da transferência de dono, se ele for vendido, para que não continue respondendo por esse imposto.

Consulta IPVA SP


Como fazer a consulta do IPVA SP

Os cidadãos que têm de transferir nome dos veículos ou que precisam de acertos relacionados ao IPVA em São Paulo podem colocar “DETRAN” e o seu município em qualquer buscador e agendar um atendimento.

Eles também acham o endereço da Secretaria da Fazenda de São Paulo usando o site do governo estadual.

Normalmente, a pessoa precisa atualizar cadastro até o final do ano para que, no janeiro seguinte, a cobrança já esteja direcionada ao dono correto e com os valores certos.


Pagar IPVA SP atrasado

O imposto de 2018, certamente, já foi pago pela maioria dos paulistas: para os que resolvem parcelar o IPVA, o esperado é que ele seja quitado até o mês de junho.

Entretanto, aqueles que ainda têm qualquer pendência a respeito do imposto, como parcelas que não foram pagas, precisam tratar com a Secretaria da Fazenda.

Além de ser possível que a justiça apreenda o automóvel, esse tipo de atraso pode se transformar em uma dívida expressiva se for somado ao imposto do ano seguinte.


Como fazer o pagamento do IPVA SP

Para a requisição do IPVA em caso de veículo novo, as pessoas têm de acessar http://www.ipva.fazenda.sp.gov.br/ipvanet/.

Para os veículos usados, usa o sistema acima ou a Internet, o guichê do DETRAN, o débito agendado, o autoatendimento ou as lotéricas.

Uma curiosidade com relação ao imposto deste ano é que ele foi um pouco mais barato: os proprietários pagaram 3,5% a menos.

Porém, os valores para o próximo ano ainda podem não estar determinados: o Departamento Estadual de Trânsito e a Sefaz devem anunciar as porcentagens a partir de novembro.


Licenciamento de veículos SP

Assim como o IPVA, os proprietários de automóvel no país também precisam pagar licenciamento naual.

Essa é uma cobrança intermediada pelo DETRAN e pela Sefaz, assim como o IPVA, e o fato de ele estar atrasado coloca em risco a posse do veículo: se o licenciamento está pendente, é normal que o governo entenda que ele não está adequado para seguir rodando e, por isso, que ele seja apreendido.

Os que ainda não quitaram o licenciamento do ano anterior, mas ainda estão com o seu veículo, têm de pagá-lo rapidamente e impedir que o valor do ano corrente seja somado a esse.


Como fazer a consulta de débitos do IPVA SP

Normalmente, os proprietários pagam o licenciamento ou o IPVA e não pensam nesses dois impostos até o ano seguinte.

Entretanto, é importante que a consulta de débito seja impressa para que o cidadão esteja certo de que o seu licenciamento e IPVA foram recebidos.

Costuma-se imprimir essa consulta quando se quer vender o veículo: é exigido que se tenha um panorama da regularidade ou não deste e o pagamento de impostos faz parte dele.

Porém, não é necessário que esteja sendo feita uma venda para fazer a consulta do IPVA: é só usar o site do DETRAN do município.

Consulta IPVA SP


Valor IPVA SP

As unidades federativas apresentam um valor diferente para o seu IPVA, além de esse valor ser baseado no preço do veículo.

É por causa disso que muitos não desejam uma moto ou um carro muito caros: porque o custo do IPVA também será maior.

Para saber quanto pagarão nesse imposto no Estado de São Paulo, deve-se acessar a página do DETRAN SP e inserir todos os dados que forem pedidos: normalmente, é a placa e o número RENAVAM.

Links Patrocinados

One thought to “Consulta IPVA SP”

Comentários fechados.