Consulta, Tabela (Calendário), Valor, Pagamento e Detran do IPVA AL 2024

O IPVA 2024 no Estado de Alagoas

O imposto sobre propriedade de veículos automotores (IPVA) é um documento anual de cobrança obrigatória para os veículos em circulação no estado de Alagoas em 2024. Aqui estão algumas informações importantes para entender as regras e os procedimentos relacionados ao IPVA neste estado.

Quem deve pagar o IPVA em Alagoas em 2024?

De acordo com o Código de Trânsito, veículos com mais de 20 anos de fabricação e categorias específicas, como portadores de necessidades especiais, táxis, mototáxis, transporte complementar e entidades diversas, podem solicitar isenção do pagamento do IPVA. Além dessas categorias, todos os outros veículos em circulação no estado de Alagoas devem quitar o IPVA anualmente.

Como é calculado o valor do IPVA em Alagoas em 2024?

O cálculo do IPVA em Alagoas envolve diferentes alíquotas, que variam de acordo com a potência e tipo do veículo. É necessário consultar a tabela FIPE atualizada em 2024 para definir o valor venal de base e calcular o imposto devido.

Como pagar o IPVA 2024 em Alagoas?

O Detran-AL disponibiliza uma plataforma online onde os proprietários podem emitir o boleto bancário para pagamento em agências bancárias ou pelo internet banking. Há desconto de 5% para o pagamento em cota única, com prazo até o final de janeiro de 2024. Também é possível optar pelo pagamento em 6 parcelas, desde que cada parcela tenha o valor superior a 100 reais.

Calendário de pagamento IPVA 2024

Para quem optar pelo pagamento em cota única, o prazo final é até o final de janeiro de 2024, com desconto. Para pagamento em cota única sem desconto ou parcelado, os prazos variam de acordo com o final da placa do veículo, com a última parcela vencendo até o final de junho de 2024.

É importante ressaltar que, mesmo com a isenção do IPVA, o documento regularizado é essencial para o licenciamento anual obrigatório.

Links Patrocinados