Consultar multas Detran MG

Confira as orientações e saiba como realizar a consulta multas Detran MG

Até as pessoas que dirigem muito bem podem receber uma multa de trânsito por algum descuido.

Inclusive porque o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) tem uma extensa lista de condutas que são consideradas infrações de leves a gravíssimas.

O Detran mineiro tem um sistema de consulta para que todos os condutores possam consultar multas de trânsito em Minas Gerais.

Se você tem um carro registrado nesse Estado, aprenda aqui como fazer esse procedimento.


Quais informações a consulta de multas Detran MG exibe?

O ato de consultar multas no Detran MG significa que o condutor ficará sabendo se ele cometeu infração, quando cometeu e em que lugar do Estado isso aconteceu.

O Detran MG também dá informações ao consultante sobre a gravidade da infração e de quanto é a multa, além da pontuação que será adicionada à carteira desse motorista.

Cabe sempre lembrar que o Detran MG é um dos órgãos mais confiáveis para o cidadão que precisa se informar sobre a pontuação da sua carteira e informações referentes a multas.


Por que é importante consultar multas no Detran MG?

Por que é importante consultar multas no Detran MG?

As multas de trânsito são encaradas pela Justiça como quaisquer outros débitos, o que quer dizer que a pessoa que não as paga sofre consequências.

Um problema comum, entretanto, é o condutor não ser informado sobre a infração que cometeu e, como ele também não consultou o sistema do Detran MG, passa a ser visto como devedor.

Exatamente por ser considerada um débito como qualquer outro, a multa de trânsito que não é paga pode colocar o nome do condutor no Serviço de Proteção ao Crédito.

Outra consequência diz respeito à regularidade do veículo: qualquer multa que esteja pendente impede a realização do licenciamento anual.

Vale lembrar a punição para quem não licencia o veículo anualmente: apreensão para o pátio até que esse condutor coloque a documentação em dia, além da cobrança do valor total da multa, do licenciamento pendente e dos dias em que o veículo ficar no pátio.

Sabendo de tudo isso, consultar multas de trânsito em MG é indispensável para o cidadão não passar por nenhuma das situações explicadas nesse tópico.

Sabendo da existência da infração, ele poderá apresentar recurso contra ela ou quitá-la, mantendo seu veículo regularizado.


Passo a passo para consultar multas de trânsito em MG

Para conseguir consultar multas de trânsito em MG, o condutor necessita usar o site do Detran mineiro:

  • Clicando aqui, ele chega à Consulta de Situação do Veículo;
  • Deve clicar em “Consultar situação do veículo”;
  • Inserir o número de chassi e a placa;
  • Clicar em “Pesquisar”

Muitos condutores escolhem consultar multas de trânsito indo aos postos de atendimento do Detran, cujas unidades são acessíveis aqui.

Porém, apenas o proprietário do veículo pode fazer essa consulta (ou um procurador legal) e é necessário estar com o número do chassi e a placa.


Como atualizar o boleto das multas de trânsito em MG

O condutor que está com alguma multa pendente em Minas Gerais e descobre isso fazendo a consulta explicada neste artigo pode usar o site do Detran MG para emitir seu novo boleto:

  • Basta clicar aqui;
  • Selecionar “Emitir boleto de multa”;
  • Informar o Renavam e a placa;
  • Clicar em “Avançar”

Depois de imprimir o boleto de multa, o cidadão precisa conferir em que lugares pode pagar a infração de trânsito; geralmente, é em alguma agência bancária.

É muito importante que, depois de passado o tempo da compensação do boleto, esse condutor faça a consulta de multas de trânsito de novo para ter a certeza de que a infração está paga e, preferencialmente, que ele imprima a página.


Recurso para multas de trânsito em MG

Recurso para multas de trânsito em MG

Além de consultar multas de trânsito no Detran MG, o condutor que quiser contestá-las pode entrar com um recurso.

Entretanto, esse tipo de ação só tem possibilidade de êxito se a multa efetivamente foi aplicada sem justificativa e o condutor precisará comprovar isso.

Uma das justificativas mais comuns que as pessoas utilizam para contestar multas de trânsito é a ausência do veículo naquele lugar no momento da infração.

Apesar de os radares fotografarem, é comum que a qualidade desse registro não seja muito alta e que a placa nem mesmo esteja muito visível.

Nas condições acima, o condutor pode alegar que não era o seu veículo o flagrado pelo radar naquele momento (a menos que haja alguma característica muito específica e que seja registrada na fotografia).

Além disso, o condutor precisará provar que o seu veículo estava em outro lugar naquele momento e ter testemunhas disso.

Para entrar com recurso, deve-se ir ao Ciretran de Minas Gerais levando:

  • Renavam;
  • Placa;
  • Carteira de motorista;
  • Notificação de multa;
  • Licenciamento anual do veículo;
  • Preferencialmente, a comprovação de que o veículo estava em outra parte ou de qualquer outra razão para o recurso
Links Patrocinados

DetranBR

O DetranBR é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com os Detrans. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o os serviços oferecidos pelo órgão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *