Detran-AM Serviços

O Detran-AM é o órgão responsável por fiscalizar e manter a ordem no trânsito do estado do Amazonas. Fica a cargo desse departamento aplicar as punições cabíveis, no caso de alguém desrespeitar alguma das leis vigentes.

Como é comum no Brasil, o Detran é administrado pelo Governo do Estado. Além da fiscalização, os agentes costumam promover campanhas educativas para motoristas e pedestres. O principal objetivo dessas palestras é mostrar o quanto todos têm a ganhar com um trânsito “mais saudável”.

Entre as várias funções do Detran de Amazonas, alguns serviços acabam se destacando, como, por exemplo:

  • 2ª via da CNH;
  • IPVA;
  • Licenciamento;
  • Consulta de Multas;
  • Situação do Veículo;
  • Renovação da CNH;
  • Marcação e resultados de exames;
  • Primeira habilitação;

Detran-AM 2ª via CNH

Vários são os motivos que levam motoristas a solicitarem a 2ª via da CNH junto ao Detran-AM, mais o principal são os roubos e furtos. Se você faz parte desse grupo e deseja entrar com esse pedido, é preciso pagar uma taxa obrigatória.

Mas pode ser que você tenha outros motivos para pedir a segunda via da Carteira de Motorista no Detran-AM, como troca de estado ou alteração dos dados cadastrais.

Se esse for o seu caso, o ideal é consultar os requisitos que precisam ser seguidos em cada uma dessas situações. De uma maneira geral, após fazer o pagamento da taxa, é necessário marcar um horário para ser atendido em um dos postos autorizados do órgão.

Detran-AM IPVA

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, mais conhecido como IPVA, é uma taxa obrigatória válida em todo território nacional, e cabe aos departamentos de trânsito, inclusive ao Detran-AM, fiscalizar o cumprimento dessa obrigatoriedade.

O pagamento do tributo é um pré-requisito para que você consiga retirar junto o documento do carro válido para o ano vigente. O seu valor, assim como acontece em outras regiões, é calculado de acordo com o preço de mercado do automóvel, moto, caminhão, etc.

Detran-AM Licenciamento

Além do IPVA, você precisa pagar outras taxas para que o Detran-AM consiga emitir o licenciamento anual do veículo, como, por exemplo, o DPVAT ou multas que estejam em aberto.

O veículo precisa estar totalmente livre de qualquer pendência para que seja possível liberar o documento de Licenciamento. Vale lembrar que por ser um órgão de fiscalização, o Detran é responsável por aplicar as punições cabíveis, caso as leis de trânsito não sejam respeitadas.

Detran-AM Multas

Serviços Detran-AM

A aplicação de multa é a medida utilizada para fazer com que o código de trânsito seja respeitado. E como ela tem impacto tanto sobre o veículo, quanto sobre a CNH, é comum que a consulta de multas seja um dos serviços mais procurados do Detran-AM.

A pesquisa pode ser feita tanto no site do órgão, como nos postos autorizados; isso fica ao seu critério. Vale lembrar que, para cada multa aplicada, o proprietário do veículo que for habilitado perde pontos na Carteira. E se atingir 20 pontos, pode até perder o direito de dirigir.

Detran-AM Situação do Veículo

De uma forma geral é sempre importante acompanhar a situação do veículo para poder regularizar a sua situação. No Detran-AM, essa consulta pode ser realizada por e-mail, telefone ou diretamente no site. Basta que você informe alguns dados sobre o veículo.

A consulta da situação do carro também é fundamental se você estiver pensando em comprar um modelo seminovo, uma vez que saber os “antecedentes” dele, ajuda a fazer uma escolha mais acertada.

Detran-AM Telefone

Se você deseja entrar em contato com o Detran AM, o telefone disponível é o 154. Já o contato da sede do órgão no estado é (92) 3642-3355. Para falar com a ouvidoria basta ligar para (92) 3642-4034. A sede do Detran-AM fica ne endereço: Av. Mário Ypiranga, nº 1800 – Adrianópolis.

Você acabou de conferir as informações sobre os serviços do Detran-AM. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos. E se você ficou com alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

Links Patrocinados