Detran-AP Serviços

O Detran-AP é um dos departamentos de trânsito no país que possui um dos sites mais completos. No portal, você encontra tanto informações referentes à sua Carteira de Motorista, como também de veículos e campanhas educativas promovidas pelo órgão.

Através da página online, você ainda consegue acessar diferentes notícias ligadas ao órgão, que podem inclusive esclarecer algumas dúvidas. Os principais serviços oferecidos pelo Detran do Amapá são:

  • Consulta de Veículo por Chassi
  • Consulta de Veículo por Placa
  • Getran
  • IPVA
  • Nada Consta
  • Consulta de Habilitação
  • Emissão da 2ª via da CNH
  • Consulta à legislação vigente, entre outras informações importantes.

Detran-AP Consulta por Chassi

Uma das maneiras mais completas de coletar informações sobre um determinado veículo no Detran-AP é através da consulta por chassi. Com essa busca, é possível conhecer dados essenciais, inclusive se o veículo foi apreendido, por exemplo.

A pesquisa pode ser feita através do site, na aba ‘Veículos’, por telefone ou pessoalmente em um dos postos autorizados. Isso fica a seu critério. Em casos específicos, e diretamente no órgão, também é possível saber se o veículo foi furtado.

Detran-AP Consulta de Veículo por Placa

A placa de qualquer veículo deve ser vista como a sua assinatura dentro do Detran-AP. Através dela é possível ter acesso à diferentes informações, algumas muito valiosas quando o assunto é dados sobre o seu carro.

Na maioria das vezes, para realizar a consulta de veículo por placa no órgão, também é necessário informar o CPF do proprietário.

Detran-AP Getran

Detran-AP Serviços

Um movimento tem ganhado cada vez mais espaço no estado: trata-se do Detran-AP Getran (Grupo de Educação para o Trânsito). Fazem parte desse grupo pesquisadores e estudiosos sobre o assunto. Ele tem como principal objetivo sugerir implementações e desenvolvimento de projetos que visam melhor o trânsito da região.

A formação desse grupo surgiu após uma triste constatação: a quantidade de vítimas fatais no trânsito brasileiro. Para se ter uma ideia, a média de mortes no trânsito, em nível nacional, é superior a 40 mil pessoas por ano. Estatísticas como essa fazem com que o Getran seja realmente uma iniciativa importante para todos.

Detran-AP IPVA

O Imposto sobe Veículo Automotor, ou simplesmente IPVA, é um tributo obrigatório no Brasil, sendo muito importante que o cidadão quite essa dívida para conseguir realizar o licenciamento anual.

No entanto, o IPVA não é o único tributo a ser pago no Detran-AP para o motorista poder retirar o documento vigente do ano. Há outras taxas com valores diferentes que também precisam ser totalmente pagas. Para consultar os valores de cada uma delas, basta acessar o site do Detran-AP e ir até a opção ‘Veículos’.

Detran-AP Nada Consta

O Nada Consta é a certidão negativa do veículo. Há casos em que ele se torna obrigatório, e o Detran-AP é o órgão responsável por emitir esse documento dos veículos que são registrados no Amapá. A finalidade do Nada Consta varia, porém, seja qual for o seu caso, é importante saber que esse processo tem um custo.

Para conseguir retirar o Nada Consta no Detran-AP, é necessário se dirigir até a sede do órgão, ou ir à uma unidade de Ciretran. É importante apresentar toda a documentação solicitada, como a CNH proprietário e os principais documentos do veículo.

Detran-AP Telefone

O Departamento de Trânsito do Amapá funciona na Rua Tancredo Neves, 217, São Lázaro – Macapá. Cada Posto de Atendimento possui um telefone próprio, e a lista completa pode ser acessada no site do órgão.

Você acabou de conferir informações sobre os serviços do Detran do Amapá. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos. E se você ficou com alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

Links Patrocinados

DetranBR

O DetranBR é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com os Detrans. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o os serviços oferecidos pelo órgão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *