Detran-ES Serviços

Os Departamentos de Trânsito dos estados são responsáveis por fiscalizar a conduta de motoristas em cada região do país, e esse é o caso do Detran-ES. Alem do papel de fiscalizador no Espírito Santo, ele também desenvolve campanhas educativas, a fim de incentivar cada vez mais um trânsito de paz, seguindo sempre as orientações do Código de Trânsito Brasileiro.

Se você mora no Espírito Santo e precisa de mais informações sobre veículos e CNH, o Detran-ES é o órgão a ser consultado, uma vez que a instituição oferece através do seu site e dos postos autorizados uma série de serviços que visam facilitar o dia a dia de pessoas como você.

Entre os serviços oferecidos pelo Detran-ES existem aqueles mais procurados, tais como:

  • Simulado;
  • Renach;
  • CNH Social;
  • Consulta de Processo;
  • IPVA Detran;
  • Licenciamento;
  • Consultas de pontos na CNH;
  • Consulta de multas, entre outros.

Simulado Detran-ES

Se você está passando pelo processo de tirar a 1ª Habilitação, ou se deu entrada a algum procedimento de reciclagem, com certeza um dos assuntos que mais interessa é o simulado do Detran-ES.

Na guia “Habilitação e Serviços online” no site do órgão, você consegue ter acesso a esse simulado. Os assuntos são divididos entre primeira habilitação e renovação da CNH. Neste momento é possível acessar uma prova modelo com questões que podem cair no exame.

Renach Detran-ES

Se você já possui CNH, outros assuntos essenciais também podem ser esclarecidos pelo Detran-ES, um dos principais é o Registro Nacional da Carteira de Habilitação, mais conhecido como Renach.

Através desse sistema do Renach, ao fazer uma consulta dentro do site do órgão, você será encaminhado para uma página própria, tudo com praticidade e segurança. Vale ressaltar que, como o nome já sugere, esse encaminhamento será feito somente no caso da informação procurada ser referente à carteira de motorista.

CNH Social Detran-ES

Nem sempre os custos de emissão de uma CNH estão dentro do orçamento familiar. Se você se encaixa nesse perfil, não precisa desistir de ter a sua carteira de habilitação, pois é possível solicitar a CNH Social no Detran-ES.

O primeiro passo para pedir a sua CNH Social é realizar um cadastro no site do Detran, ou se dirigir pessoalmente a uma agência de atendimento autorizada. Em seguida é necessário apresentar todos os documentos e declarações solicitadas, como, por exemplo, a declaração SEDU, elaborada para estudantes da rede estadual.

Há casos específicos que exigem outros documentos comprobatórios para ter a garantia de exercer esse direito, tais como:

  • Formulário para estudante (alunos da rede municipal e federal);
  • Formulário para Egresso (pessoas que saíram de uma das penitenciárias do Brasil e que buscam uma recolocação);
  • Comprovação de união estável através da declaração de Vontade do Casal/Ambos.

Se você já tem esse cadastro, basta apenas ir direto na opção CNH Social, localizada na tela de Consultas.

Consulta de Processo Detran-ES

Detran-ES Serviços

Na guia “Consultas” do site do Detran-ES, além de poder acessar os dados do seu pedido de CNH Social, como mencionado acima, você ainda pode ter acesso aos mais diferentes procedimentos.

Durante a consulta de processo, é necessário informar alguns dados obrigatórios, como o número de protocolo. Por esse motivo, é tão importante guardar todos os dados emitidos no momento do pedido.

IPVA Detran-ES

Um imposto que muitas vezes gera uma série de enganos e dúvidas entre os contribuintes é o IPVA, e isso não é diferente no estado do Espírito Santo. Ou seja, você ainda pode achar que cabe ao Detran-ES fazer o recolhimento dessa taxa, mas na verdade o responsável é a Secretaria de Fazenda.

Na prática, o Detran tem a obrigação de fiscalizar a conduta de motoristas, sempre averiguando se o veículo está de acordo com as regras estabelecidas pela lei vigente no país.

Se você precisa emitir a guia de pagamento do IPVA referente ao seu veículo, basta entrar no site e ir até a opção “Veículo”. Em seguida, faça uma consulta sobre os débitos do seu carro.

Telefone Detran-ES

O Detran-ES disponibiliza o telefone 154 para manter um contato mais direto com motoristas e proprietários de veículos. A ligação é gratuita. A sede do Detran ES funciona na Av. Fernando Ferrari, 1080, Edifício América Centro Empresarial, Torre Sul, Mata da Praia, Vitória.

Você acabou de conferir informações sobre o Detran-ES. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos. E se você ficou com alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

Links Patrocinados