Detran-MA Serviços

O Maranhão é um dos estados mais importantes do nordeste, muito por causa da sua extensão. E um dos serviços mais procurados é com certeza os oferecidos pelo Detran-MA, pois além de encontrar informações sobre veículos, você ainda consegue acessar dados sobre a CNH.

O Detran é o órgão responsável por fiscalizar veículos e motoristas, tendo sempre como objetivo incentivar um trânsito cada vez mais pacífico na região. E para ajudar nessa tarefa, a instituição possui diversas “frentes de trabalho”, ocupadas por profissionais de diferentes áreas.

Os serviços mais procurados no Detran-MA são:

  • Habilitação;
  • IPVA;
  • Licenciamento;
  • Mudança de Categoria da CNH;
  • Consulta de Multas;
  • Simulado;
  • Segunda via da CNH;
  • Restrições do veículo;
  • Renovação da CNH;
  • Emissão de boletos, etc.

Detran-MA Habilitação

Se você está com dúvidas sobre a Carteira de Motorista, a seção que mais interessa no Detran-MA é a de Habilitação, onde é possível consultar todas as informações sobre o assunto.

Na guia “Habilitação” no site do órgão, você pode saber quais procedimentos devem ser feitos para a emissão da 1ª CNH, quais documentos são obrigatórios e todos os pré-requisitos necessários.

Além disso, você ainda acessa valores das taxas, informações sobre renovação, segunda via do documento, entre outras.

Detran-MA IPVA

O Imposto sobre Veículos Automotores é obrigatório no Brasil, e no caso do Maranhão, o órgão por fiscalizar os veículos é o Detran-MA. Porém, ainda existem algumas dúvidas sobre esse recurso, e você provavelmente está nesse grupo.

Muitos motoristas pensam que cabe ao Detran recolher o dinheiro do IPVA, um engano bem comum. Na realidade, o órgão responsável por gerenciar esses valores é a Secretaria de Fazenda do estado. O Departamento de Trânsito tem apenas o poder de fiscalizar.

O boleto de pagamento do IPVA pode ser emitido no site do Detran-MA, uma vez que você será redirecionado para o portal da Secretaria após preencher todas as informações necessárias, como, por exemplo, o número do Renavam.

Detran-MA Licenciamento

Serviços Detran Amazonas

O Licenciamento anual é obrigatório no estado, e o Detran-MA é responsável por emitir o documento, após o pagamento de todos os tributos obrigatórios. Você precisa quitar além do IPVA, a própria taxa de Licenciamento, DPVAT, multas, entre outros eventuais débitos.

O novo documento é enviado para a sua casa, após todos os procedimentos terem sido executados. Ou seja, quando você quitar os boletos obrigatórios para o seu licenciamento, o próprio Detran se encarrega do restante.

Detran-MA Mudança de Categoria CNH

Se você já tem Habilitação, mas deseja alterar esse documento para outra categoria, o responsável por essa mudança de categoria da CNH é o Detran. Vale ressaltar que é obrigatório preencher alguns pré-requisitos para entrar com esse pedido.

No portal do órgão, você encontra o passo a passo completo de como dar continuidade no processo. A guia “Mudança de Categoria” é totalmente voltada para o assunto.

Vale ressaltar que, para realizar a mudança de categoria da CNH no Detran MA, é preciso pagar uma taxa, tirar foto e registrar a assinatura em um dos postos autorizados, realizar os exames necessários, entre outros requisitos.

Detran-MA Multas

As multas são um assunto que interferem tanto na CNH como também no veículo, uma vez que para cada gravidade, você pode ser punido com perda de pontos na carteira e ser obrigado a pagar uma taxa. E essa fiscalização é feita pelo Detran.

A consulta de multas pode ser realizada no portal, ou diretamente na sede do órgão ou de agentes autorizados. Para você acessar os débitos do seu veículo, é necessário informar o número do Renavam.

Detran-MA Simulado

Já se você está tirando a Carteira pela primeira vez, ou passando por um período de reciclagem, o Detran-MA permite que seja feito um simulado muito semelhante ao aplicado pelo órgão. Nessa opção, você poderá conhecer melhor sobre as leis de trânsito, quais tipos de perguntas são mais recorrentes, entre outras opções.

Esse simulado pode ser feito no site do Detran a qualquer momento. Uma praticidade extra para quem possui o dia a dia corrido, como a maioria das pessoas atualmente.

Detran-MA Endereço

A sede do Detran-MA fica na Av. dos Franceses, s/n, Vila Palmeira, São Luís – MA. O atendimento é das 8:30 às 16:30, e você ainda pode entrar em contato via e-mail para [email protected].

Você acabou de conferir as informações sobre os serviços do Detran-MA. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos. E se você ficou com alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

Links Patrocinados