IPVA 2020 MA

Consulte as alíquotas e o valor do IPVA 2020 MA

O Brasil inteiro está liberando os valores e datas de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) para 2020, inclusive o Maranhão.

Sendo assim, as pessoas que têm algum veículo motorizado devem se informar com o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) ou com a Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ), se tiverem problemas com cobranças, emissões de guias e dúvidas.


Detran MA IPVA 2020

Apesar de esse ser um imposto que faz parte da rotina de quem tem veículos, não faltam pessoas sem saber para que serve o dinheiro recolhido e nem como a cobrança é calculado.

Para começar, o principal beneficiado com o pagamento do IPVA é o município, pois 50% do valor fica na prefeitura e pode ser aplicado em qualquer tipo de melhoria ou necessidade, até fora do âmbito do trânsito.

A outra metade do que é recolhido é dividida entre Estado e União e também é empregada em qualquer setor que tenha necessidade, não ficando restrita a investimentos em transporte.

A respeito de como esse imposto é calculado, usa-se o valor venal, ou seja, o valor que ele tem de mercado.

Cada Estado estipula uma alíquota considerando qual é o combustível do veículo, sua utilidade, sua potência, etc. Sabendo a alíquota, basta multiplica-la pelo valor venal.

IPVA 2019 MA


Valor IPVA 2020 MA

As motocicletas e outros veículos de duas rodas que tenham motor possuem alíquota de 2%, enquanto os veículos de grande porte têm cobrança de 1% … Clique aqui para ler todas as informações

Detran-MA Serviços

O Maranhão é um dos estados mais importantes do nordeste, muito por causa da sua extensão. E um dos serviços mais procurados é com certeza os oferecidos pelo Detran-MA, pois além de encontrar informações sobre veículos, você ainda consegue acessar dados sobre a CNH.

O Detran é o órgão responsável por fiscalizar veículos e motoristas, tendo sempre como objetivo incentivar um trânsito cada vez mais pacífico na região. E para ajudar nessa tarefa, a instituição possui diversas “frentes de trabalho”, ocupadas por profissionais de diferentes áreas.

Os serviços mais procurados no Detran-MA são:

  • Habilitação;
  • IPVA;
  • Licenciamento;
  • Mudança de Categoria da CNH;
  • Consulta de Multas;
  • Simulado;
  • Segunda via da CNH;
  • Restrições do veículo;
  • Renovação da CNH;
  • Emissão de boletos, etc.

Detran-MA Habilitação

Se você está com dúvidas sobre a Carteira de Motorista, a seção que mais interessa no Detran-MA é a de Habilitação, onde é possível consultar todas as informações sobre o assunto.

Na guia “Habilitação” no site do órgão, você pode saber quais procedimentos devem ser feitos para a emissão da 1ª CNH, quais documentos são obrigatórios e todos os pré-requisitos necessários.

Além disso, você ainda acessa valores das taxas, informações sobre renovação, segunda via do documento, entre outras.

Detran-MA IPVA

O Imposto sobre Veículos Automotores é obrigatório no Brasil, e no caso do Maranhão, o órgão por fiscalizar os veículos é o Detran-MA. Porém, ainda existem algumas dúvidas sobre esse recurso, e você provavelmente está nesse grupo.

Muitos motoristas pensam que cabe ao Detran recolher o dinheiro … Clique aqui para ler todas as informações