Consultar multas Detran MG

Confira as orientações e saiba como realizar a consulta multas Detran MG

Até as pessoas que dirigem muito bem podem receber uma multa de trânsito por algum descuido.

Inclusive porque o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) tem uma extensa lista de condutas que são consideradas infrações de leves a gravíssimas.

O Detran mineiro tem um sistema de consulta para que todos os condutores possam consultar multas de trânsito em Minas Gerais.

Se você tem um carro registrado nesse Estado, aprenda aqui como fazer esse procedimento.


Quais informações a consulta de multas Detran MG exibe?

O ato de consultar multas no Detran MG significa que o condutor ficará sabendo se ele cometeu infração, quando cometeu e em que lugar do Estado isso aconteceu.

O Detran MG também dá informações ao consultante sobre a gravidade da infração e de quanto é a multa, além da pontuação que será adicionada à carteira desse motorista.

Cabe sempre lembrar que o Detran MG é um dos órgãos mais confiáveis para o cidadão que precisa se informar sobre a pontuação da sua carteira e informações referentes a multas.


Por que é importante consultar multas no Detran MG?

Por que é importante consultar multas no Detran MG?

As multas de trânsito são encaradas pela Justiça como quaisquer outros débitos, o que quer dizer que a pessoa que não as paga sofre consequências.

Um problema comum, entretanto, é o condutor não ser informado sobre a infração que cometeu e, como ele também não consultou o sistema do Detran MG, passa a ser visto como devedor.

Exatamente … Clique aqui para ler todas as informações

Leia Mais

Como fazer consulta de placa no Detran MG

Confira as orientações e veja como fazer a consulta de placa Detran MG do jeito certo

Muitas pessoas são surpreendidas com uma multa chegando em casa ou a notícia de que o veículo que estão dirigindo está irregular.

A primeira situação é comum quando o motorista não fica atento aos radares e, a segunda, quando alguém compra um novo carro.

Para prevenir-se desse tipo de surpresa desagradável, os proprietários ou interessados em um veículo devem fazer a consulta de placa no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) de Minas Gerais.

Com essa consulta, eles terão dados confiáveis sobre o carro e instruções para a regularização deste.


O que é possível pesquisar na consulta de placa DETRAN MG?

Como a placa é a principal forma de identificação de um veículo, ela permite acessar quase tudo sobre ele, especialmente pendências documentais e financeiras.

Quando alguém consulta uma placa no DETRAN MG, pode descobrir o seguinte:

Que o licenciamento não está em dia

O licenciamento tem de ser renovado todos os anos, pois é o procedimento que atesta que o carro não oferece perigo.

Sempre um veículo não está licenciado, ele fica sujeito a ser rebocado para o pátio e, ficando retido ali até que o seu proprietário o licencie corretamente.

É sempre importante salientar que o veículo apreendido não fica de graça no pátio do DETRAN MG e que a diária também será cobrada do proprietário.

Que o IPVA está atrasado

Quando há inadimplência no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores … Clique aqui para ler todas as informações

Leia Mais

Como fazer CNH Digital em MG

Confira os procedimentos para obter a CNH Digital MG

Com o avanço cada vez maior da tecnologia, é comum que muitos serviços comecem também a funcionar no ambiente digital. Algo que torna tudo muito mais prático, certo?

E isso não é diferente com a Carteira de Motorista. Hoje em dia já é possível até mesmo ter uma CNH digital. É isso mesmo! Já pensou que algum dia seria possível ter um documento dentro do seu celular?

Pois bem, é o que acontece no caso da CNH digital. Em Minas Gerais, essa inovação foi lançada no começo de 2018, de acordo com informações do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran – MG). Sendo assim, desde essa data já é possível emitir a CNH digital em MG.

É válido ressaltar que não é um processo obrigatório, muito pelo contrário. A CNH digital foi lançada mais para facilitar a vida de muitos motoristas. Afinal, muitas pessoas já tiveram problemas por se esquecerem de andar com a Carteira de Motorista impressa no carro, não é mesmo?

Não se esqueça de que essa irregularidade é capaz de trazer vários problemas ao condutor como, por exemplo, três pontos na carteira, uma multa de quase R$ 100, além, é claro, da retenção do veículo até que o documento seja apresentado.

Sendo assim, a CNH digital em MG foi criada exatamente para conseguir evitar ao máximo esse problema. Para saber mais sobre ela e sobre como fazê-la, basta continuar acompanhando este artigo … Clique aqui para ler todas as informações

Leia Mais

IPVA 2019 MG

Consulte as informações atualizadas sobre o IPVA 2019 MG; confira o valor do imposto veicular e saiba como é feito o cálculo para os motoristas mineiros

O Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) chega anualmente para os mineiros e é cobrado quando se tem qualquer tipo de veículo: seja novo ou velho, de grande porte ou pequeno. Essa arrecadação serve para que a cidade, o Estado e o FUNDEB sejam abastecidos, com a divisão sendo 40%-40%-20%.

Sempre que o proprietário deixa seu IPVA atrasar, ele passa a correr o risco de o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) de Minas Gerais realizar a sua apreensão. Além disso, a venda do veículo é dificultada, já que o novo comprador pode não querer pagar o que está em débito.


Valor IPVA 2019 MG

O DETRAN e a Secretaria Estadual da Fazenda determinam o IPVA dos mineiros considerando o seu modelo e também o seu ano. Porém, não há perspectiva para as alíquotas de 2019: como esse é um imposto cobrado no começo do ano, as unidades federativas tendem a publicá-las apenas em dezembro ou até em janeiro.

No caso dos proprietários que não querem se surpreender com a alíquota do IPVA de 2019, pode-se buscar bases nos valores de 2018, que são bem parecidos com os cobrados em outros Estados do Sudeste. Para os furgões ou as caminhonetes destinadas à carga, a alíquota fica em 3%; para cabine estendida e veículos utilitários, assim como para cabine dupla, … Clique aqui para ler todas as informações

Leia Mais

Como consultar pontos da CNH no Detran-MG

Neste artigo você vai poder acompanhar as orientações para consultar pontos CNH Detran MG; saiba também o que fazer caso tenha levado uma multa indevida


A carteira nacional de habilitação (CNH) é a garantia de que uma pessoa, maior de 18 anos, pode guiar qualquer veículo automotivo dentro das ruas, avenidas e rodovias brasileiras. Para conseguir essa permissão, é necessário que o candidato seja aprovado em avaliações práticas e teóricas.

Depois de obtida esta permissão, no entanto, o motorista precisa ficar atento a fatores que podem levá-lo a perder seu documento. Um deles é a data de validade. Ao contrário do CPF, que depois de emitido vale por toda a vida da pessoa, a CNH precisa ser renovada regularmente.

A renovação da carteira de motorista é necessária para que o condutor não apenas prove que está vivo como também demonstre, para o departamento de trânsito de Minas Gerais, que ainda é apto para dirigir.

Quem perde esse período de renovação tem seu documento suspenso e não pode dirigir novamente até que obtenha outra habilitação.

Mas a validade não é o único fator que pode levar um motorista a perder o direito de dirigir. Outra razão, muito mais comum, é o excesso de pontos acumulados no documento.

Em todo o território nacional, o motorista que supera vinte pontos em um período de 12 meses tem seu documento apreendido e precisa passar por um curso de reciclagem para conseguir uma nova autorização.

Por isso, é fundamental que os motoristas acompanhem a … Clique aqui para ler todas as informações

Leia Mais

Detran-MG Serviços

Você sabe quais são as atividades e serviços realizados pelo Detran MG? O órgão é responsável por gerenciar todos os procedimentos relacionados ao trânsito em Minas Gerais, além de ser designado para promover ações eficazes voltadas à educação do motorista.

Desta forma, ficam a cargo do Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais os processos relacionados a quatro pilares principais: Habilitação, Veículos, Infrações e Educação. Entre outras atribuições, o Detran mineiro é preparado para:

  • Fornecer a 1ª habilitação para novos condutores
  • Emitir a 2ª via da CNH
  • Fiscalizar o trânsito no perímetro local e em rodovias
  • Realizar cursos para condutores
  • Fornecer consulta do IPVA
  • Organizar concursos
  • Registrar veículos
  • Disponibilizar a consulta de pontuação de multas
  • Oferecer a consulta de veículos pela placa
  • Fiscalizar veículos e documentação
  • Emitir documentos como RENAVAM e DPVAT

Além disso, o Detran MG também trabalha com outras funções menos conhecidas do público geral, como fiscalizar o nível de emissão de poluentes dos veículos e desenvolver estudos sobre causas de acidentes.

detran mg

Consulta do IPVA

É bom destacar que o Detran MG não é órgão responsável por fazer a cobrança do IPVA aos proprietários de veículos. Esta é uma função da Secretaria da Fazenda do Estado. Porém, o Detran é destacado para verificar a situação do imposto nas fiscalizações.

Além disso, o site do órgão oferece a possibilidade de consultar o valor do IPVA pela internet. Você pode fazer a pesquisa rapidamente informando a marca/modelo do veículo ou o número do RENAVAM.

RENAVAM

O RENAVAM pode ser … Clique aqui para ler todas as informações

Leia Mais