Detran-MS Serviços

Os departamentos de trânsito são órgãos estaduais, administrados pelo Governo e que tem como objetivo fiscalizar a conduta de motoristas e motociclistas, e essa é a função do Detran-MS. Para cumprir esse papel, ele acaba atuando em frentes diversas, inclusive através de campanhas educativas.

Se você mora no Mato Grosso do Sul e deseja resolver alguma questão relacionada ao seu carro, ou CNH, o órgão responsável é o Detran. No site da instituição é possível consultar os diversos serviços oferecidos, sendo que os mais procurados são:

  • Consulta de Exames
  • Licenciamento
  • IPVA
  • Renovação CNH
  • Consulta de Multas
  • Consulta de Débitos
  • Pontuação CNH
  • Primeira habilitação
  • Calendário de licenciamento

Detran-MS Consulta de Exames

Os exames estão entre os processos obrigatórios para a emissão da Carteira de Motorista no Detran-MS, portanto, esse assunto é do seu interesse, caso você esteja em busca da 1ªhabilitação.

Há outros casos onde os exames também são obrigatórios, como, por exemplo, a renovação da CNH. Se você deseja saber o resultado dos seus, basta entrar no site do Detran, clicar na opção “Consulta de exames”, informar o CPF e marcar a opção desejada.

Detran-MS Licenciamento

Todo veículo precisa estar de acordo com as leis vigentes no país para poder circular livremente, e o Detran-MS realiza fiscalizações periódicas a fim de punir os motoristas infratores. Sendo assim, o Licenciamento é um procedimento obrigatório.

Para realizar o Licenciamento anual no Detran-MS, você precisa pagar todas as taxas referentes ao procedimento. Também é necessário pagar as multas do veículo, pois somente dessa forma o novo documento será liberado. Sem isso, o motorista não consegue retirar a documentação do veículo.

Detran-MS IPVA

Serviços Detran Mato Grosso do Sul

O IPVA é uma das taxas obrigatórias que o motorista precisa pagar, sendo que ao contrário do que você pode pensar, não cabe ao Departamento de Trânsito recolher esse valor, e sim a Secretaria de Fazenda do Estado. Como mencionado anteriormente, o Detran tem a função de fiscalizar e aplicar as medidas cabíveis.

Se você deseja pagar o seu IPVA, no site do Detran-MS é possível consultar mais informações sobre essa taxa, consultar débitos e também imprimir o boleto. A opção reencaminha para o site da Secretaria da Fazenda.

Detran-MS Renovação CNH

Outro serviço muito buscado no Detran-MS é a renovação da CNH. E para dar prosseguimento a esse pedido, é preciso pagar as taxas e também agendar a renovação dos exames. As ordens médicas podem ser marcadas tanto pelo site, como presencialmente, em um dos postos autorizados.

O período de renovação varia de acordo com a idade: por exemplo, até 65 anos é necessário renovar a cada cinco anos, depois, esse período cai para três anos. Também há casos especiais, cujo período é indicado por um médico.

Detran-MS Consulta de Multas

A consulta de multas é outro ponto muito buscado no Detran-MS, uma vez que essa punição acaba influenciando tanto no veículo, como também na carteira do condutor que é punido com a perda de pontos na CNH.

Se você deseja realizar a consulta de multas do seu veículo no Detran, a forma mais prática é através do site. Basta informar o número da placa e do Renavam.

Detran-MS Consulta de Débitos

O Licenciamento anual só pode ser feito quando todos os débitos do veículo estiverem quitados. E se você tem alguma dúvida sobre o que está em aberto, é possível fazer uma consulta de débitos no Detran-MS, onde todas as informações sobre esse assunto são apresentadas.

Detran-MS Telefone

O Detran-MS disponibiliza dois números de telefone para esclarecer as suas dúvidas, o 154(Capital) ou (67) 3368-0500(Interior). E para quem precisa comparecer pessoalmente em um dos postos autorizados, no site é possível fazer uma consulta completa com todos os endereços disponíveis. Essa informação também pode ser solicitada na Central de Atendimento.

Você acabou de conferir as informações sobre os serviços do Detran de Mato Grosso do Sul. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos. E se você ficou com alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

Links Patrocinados

One thought to “Detran-MS Serviços”

Comentários fechados.