Detran-PA Serviços

O Detran-PA é o resultado de uma preocupação cada vez maior de fiscalizar, e ao mesmo tempo educar, o trânsito em todo o país. O órgão foi o primeiro do estado a ter essa função de punir os motoristas infratores.

Dentro da instituição, você consegue encontrar diversos serviços que visam facilitar a vida de motoristas e proprietários de veículos que desejam ficar sempre em dia com as leis vigentes no estado do Pará.

Entre os serviços mais solicitados, podemos citar alguns que ganham destaque:

  • CNH definitiva;
  • Consulta CNH
  • Consulta de Multas
  • Consulta por Placa
  • IPVA
  • Renovação Carteira de Habilitação
  • Licenciamento, entre outros.

Detran-PA CNH Definitiva

Se você está no processo de troca da Carteira (da provisória para a definitiva), com certeza esse serviço é o que mais interessa. Na opção CNH definitiva no Detran-PA, todos podem acessar informações valiosas sobre o assunto.

É possível solicitar o boleto de “Mudança de carteira provisória para definitiva”, e ele será enviado para a sua residência, facilitando bastante todo o processo. A novidade relacionada à CNH Definitiva já foi testada e aprovada por milhares de motoristas.

Para dar início aos procedimentos, você precisa fazer um cadastro no sistema, informando o número da carteira de habilitação provisória (não pode ter nenhuma infração grave ou gravíssima), além do endereço da sua residência, quando solicitado.

Detran-PA Consulta CNH

Para consultar todos os dados que estão marcados na sua CNH emitida pelo Detran do Pará é muito fácil. A maneira mais prática é através da opção “Habilitação”, localizada na página inicial do site.

Durante a pesquisa, você pode acessar diferentes informações, como por exemplo:

  • 1ª habilitação;
  • Renovação da CNH;
  • Segunda via da CNH;
  • Consulta de pontos;
  • Mudança e inclusão de categoria;
  • Alteração dos dados cadastrados no sistema;
  • Permissão internacional para dirigir;
  • Recadastramento da CNH antiga.

Detran-PA Consulta de Multas

A quantidade de multas acumuladas é sem dúvida uma grande preocupação na vida de motoristas e proprietários de veículos, e elas podem ser facilmente consultadas através do sistema do Detran-PA.

Além da questão financeira (normalmente as multas são caras e precisam ser pagas em um prazo determinado), há também os pontos descontados na carteira de habilitação, que podem fazer com que você perca o direito de dirigir. E esse é um dos motivos de realizar consultas regularmente o site do órgão.

Os valores das multas, bem como o passo a passo para a emissão do boleto, estão disponíveis na página do Detran. Basta ir até a guia “Veículos” e depois clicar em “Consultar Situação”.

Detran-PA Consulta por Placa

Detran-PA Serviços

Para facilitar ainda mais o processo de consulta, você consegue acessar diferentes opções apenas informando o número da placa do carro, moto, caminhão, entre outros. Tudo isso acaba facilitando bastante a vida dos proprietários de veículos.

A placa é utilizada para diferentes processos dentro do Detran-PA, tais como, consulta de multas, transferência de jurisdição, licenciamento anual, certificado de registro do veículo, vistoria, entre outras demandas.

Detran-PA IPVA

O IPVA é um dos impostos mais conhecidos entre os brasileiros. Se você possui algum veículo automotor por mais de um ano, com certeza já teve de pagar essa taxa, e isso não é diferente na jurisdição do Detran-PA.

Mas ao contrário do que muitos pensam, a arrecadação desse imposto não é uma responsabilidade do Departamento de Trânsito. Na verdade, cabe à Secretaria da Fazenda fazer essa parte. O Detran fica com a função de fiscalizar para que tudo esteja de acordo com a lei.

O pagamento do IPVA é obrigatório na hora de solicitar o licenciamento anual, porém, é sempre bom lembrar que você também precisa quitar outras taxas para ter esse direito garantido, como, por exemplo, o DPVAT.

Detran-PA Renovação da CNH

A renovação da Carteira de Habilitação também precisa ser mencionada quando o assunto é o Detran-PA, uma vez que grande parte da demanda do departamento é relacionada a esse documento.

O processo de renovação não é muito diferente daquele adotado em outros estados. Se você deseja dar entrada nesse procedimento, ou acompanhar o andamento do seu, basta entrar no site da instituição, ir diretamente à sede do Detran ou à Ciretran da sua cidade.

Endereço do Detran-PA

Se você precisa comparecer pessoalmente ao Detran-PA, a sede está localizada em Belém. O endereço é Avenida Augusto Montenegro, s/nº, Km 3, ao lado do estádio do Mangueirão.

Também há postos das Ciretrans espalhados por todo o estado. Para localizar o mais próximo, você pode fazer uma consulta no portal ou ligar para o número (91) 3214-6333.

Você acabou de conferir as informações sobre os serviços do Detran-PA. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos. E se você ficou com alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

Links Patrocinados