Detran-PE Serviços

O Detran é um dos órgãos mais importantes do Brasil, e cada estado possui o seu próprio departamento de trânsito, que é submetido às leis estaduais vigentes, e esse é o caso do Detran-PE.

É de responsabilidade do Departamento de Trânsito atuar na fiscalização, educação e também controle de veículos e motoristas, sendo que qualquer pendência relacionada a esses dois assuntos.

O órgão pode ser imediatamente consultado, pois, mesmo que você não consiga resolver diretamente com ele, é possível obter as orientações necessárias sobre as medidas que precisam ser adotadas.

Entre os principais serviços do Detran Pernambuco destacam-se:

  • Consulta de emissão de CNH;
  • Consultas sobre a situação do veículo;
  • Licenciamento por CNPJ;
  • Renovação da CNH;
  • Consulta de pontos na carteira;
  • Restituição de taxa (quando aplicável);
  • Simulador de Prova Eletrônica;
  • CNH Popular.

CNH Popular Detran-PE

Apesar de ser um documento relativamente básico, muitas pessoas ainda cultivam o sonho de tirar a carteira de motorista, mas por motivos financeiros não conseguem. Se você se enquadra nesse perfil, e mora em Pernambuco, saiba que é possível solicitar a CNH Popular emitida gratuitamente pelo Detran PE, em parceria com a Secretaria de Educação do estado.

A CNH Popular é como ficou conhecido o Programa Popular de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores, cujo foco é a emissão gratuita da Carteira de Habilitação. Ao todo, mais de 120 mil carteiras já foram emitidas através desse programa desde a sua criação, em 2008.

Se você deseja entrar no Programa é essencial acessar o site do Detran PE e consultar todas as regras e especificações desse benefício, uma vez que todos os candidatos precisam se enquadrar dentro do perfil exigido. Caso você tenha alguma dúvida, vale a pena entrar em contato com o setor responsável, pois isso evita a sua desclassificação por passar informações erradas ou incompletas.

IPVA Detran-PE

Um erro muito frequente entre motoristas e donos de veículos é achar que o Detran é o responsável por recolher o IPVA, na verdade, esse imposto é pago diretamente para a Secretaria da Fazendo, e ao site do Detran PE cabe o papel de fiscalizar se todos estão dentro das regras estabelecidas pelas leis vigentes.

Porém, se você deseja emitir o seu boleto de pagamento, basta acessar o site do Detran PE, e clicar em “Emissão de Guias”. Essa ferramenta não é algo frequente, pois há estados onde você só consegue imprimir a via diretamente no site do banco responsável. Mas, nesse caso, a Secretaria da Fazenda possui uma parceria com o Detran PE a fim de facilitar a vida de motorista.

Outra maneira para emitir a guia de pagamento do IPVA é ir diretamente ao endereço do Detran-PE. Essa opção é muito recorrente entre as pessoas que não possuem tanta intimidade com a internet.

Multas Detran-PE

Detran-PE Serviços

As infrações no trânsito estão entre as maiores preocupações entre os motoristas, visto que elas são punidas com a perda de pontos na carteira. Por esse motivo, não é de se estranhar que essa seja uma página muito acessada no Detran-PE.

E se você deseja saber mais sobre a situação da sua CNH, o órgão disponibiliza diversas informações sobre esse assunto. Basta apenas acessar o site e clicar na opção “Habilitação”, onde é possível conferir diversos dados importantes para o seu dia a dia.

Consulta de multas por placa Detran-PE

Dentre as infrações mais comuns estão as multas, e se você deseja saber mais sobre as suas possíveis dívidas, a maneira mais fácil é consultar as multas pela placa que pode ser feita diretamente no site do Detran-PE.

Todo o processo é muito simples e prático. Basta digitar o número da placa do veículo logo na página inicial, na parte superior do canto esquerdo, e clicar em “OK”. Todas as informações serão apresentadas de uma maneira muito clara, a principal delas é o valor devido.

Renovação CNH Detran-PE

Toda carteira de habilitação tem prazo de validade, ou seja, após um período, o motorista precisa solicitar a sua renovação para não perder o direito de dirigir. O processo de renovação da CNH no Detran-PE é bem simples. Você só precisa acessar a página correspondente a essa opção no próprio site.

A primeira etapa desse processo de renovação CNH no Detran PE é digitar o CPF e a data de Nascimento, nos campos correspondentes, e seguir o passo a passo que o próprio sistema irá apresentar.

Agendamento Detran-PE

Todo o agendamento Detran PE, independentemente do serviço solicitado, pode ser feito através do site do órgão, mas aqueles que desejarem, também é possível ir pessoalmente até um dos postos credenciados e realizar esse agendamento, isso fica a critério de cada pessoa.

Telefone do Detran-PE

O telefone do Detran PE também é uma ótima maneira de entrar em contato com o órgão para pedir mais informações sobre os seus serviços. O número disponibilizado é:

  • (81) 3453.1514 (válido para todo estado de Pernambuco).

Horário de Funcionamento Detran-PE

  • De segunda a sexta das 07h30 às 13h30h (sede).

Para os postos autorizados, o recomendado é você conferir todos os detalhes no site do próprio Detran.

Você acabou de conferir informações sobre os Serviços do Detran-PE. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos. E se você ficou com alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

Links Patrocinados

DetranBR

O DetranBR é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com os Detrans. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o os serviços oferecidos pelo órgão.