IPVA 2019 RJ

Consulte as informações sobre o IPVA 2019 RJ e saiba qual será o valor do imposto

Todos os cariocas sabem que o Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) será cobrado no começo do ano.

Contudo, tão regular quanto a cobrança deste é a existência de dúvidas por parte dos proprietários: quanto será o imposto? Onde consultar se existem débitos?

Os esclarecimentos a respeito do IPVA 2019 RJ estão detalhados neste artigo.


IPVA 2019 RJ Bradesco

O IPVA de 2019, no Rio de Janeiro, deverá ser pago pelos proprietários do mesmo modo que foi em 2018: por meio de um boleto do banco Bradesco.

Acessando https://www.ib7.bradesco.com.br/ibpfdetranrj/debitoVeiculoRJLoader.do, os cariocas têm de escrever o código captcha que o banco dá e depois colocar o seu número de RENAVAM, que pode ser lido no documento de licenciamento do veículo.

O site do banco menciona que só podem ser emitidas as primeiras, segundas e terceiras parcelas, bem como o pagamento único.

Se o proprietário atrasar esse IPVA, precisará pagá-lo obrigatoriamente no dia em que o boleto for impresso. Quando isso não for feito, a pessoa precisará ir de novo ao site do Bradesco e fazer outro boleto.

IPVA 2019 RJ


Valor do IPVA 2019

Será preciso que o contribuinte saiba o ano do seu automóvel e o seu modelo, cabendo lembrar que não importa o ano em que ele foi comprado e sim quando ele foi fabricado: uma pessoa que comprou um veículo de 2008 no ano de 2017 vai calcular o IPVA de … Clique aqui para ler todas as informações

Leia Mais

Como consultar pontos da CNH no Detran RJ

Neste texto você vai poder conferir o passo a passo para consultar pontos CNH Detran RJ; veja também o que fazer caso você tenha levado uma multa indevida

A CNH é o RG do motorista tanto no estado do Rio de Janeiro como em todo o Brasil. O documento significa que a pessoa tem permissão para dirigir, conhece as leis de trânsito e fará todo o possível para guiar seu carro em segurança, sem colocar a vida de outros motoristas ou pedestres em risco.

Mesmo sabendo da importância de guiar com segurança e conhecer as leis de trânsito, em algumas ocasiões os motoristas podem desobedecer as regras de trânsito, mesmo que sem a intenção de prejudicar alguém.

Um exemplo disto é quando alguém fura um farol vermelho, durante a noite, com receio de ser vítima de um roubo. A ação é considerada uma infração de trânsito, mas é cometida muitas vezes com a intenção de que a pessoa não coloque sua vida ou a dos outros ocupantes do carro, quando há, em risco.

Apesar disso, furar o farol vermelho, independente do horário, pode render pontos na CNH, além do pagamento de multa. E, como sabemos, o motorista que acumula mais de 20 pontos na carteira em um período de 12 meses perde o direito a dirigir.

Por isso, é fundamental que você acompanhe atentamente a sua pontuação na CNH, para evitar ser pego de surpresa durante uma blitze e ter seu veículo apreendido por excesso de pontos na … Clique aqui para ler todas as informações

Leia Mais

Como consultar multas no DETRAN-RJ

Principalmente nas grandes cidades, sabe-se que atualmente o trânsito, mesmo com todos os esforços de organização, está caótico, funcionando ao seu limite. Dentro dessas dificuldades, qualquer erro a mais pode causar grandes transtornos a um ou vários veículos através de congestionamentos, imprevistos e acidentes.

O órgão principal por manter a ordem no trânsito do Rio de Janeiro é o DETRAN-RJ, que trabalha na organização das ruas, sinalizações e, é claro, nas regras de convivência no trânsito entre motoristas e pedestres, a fim de manter um sistema mais organizado e fluido, investindo em constantes melhorias.

Setor de multas DETRAN-RJ

Um dos recursos de ordem utilizados pelo DETRAN é o sistema de multas que, junto ao Código Brasileiro de Trânsito, atua na aplicação de penalidades aos motoristas que cometem infrações de trânsito.

As infrações são registradas em vários níveis, com a possibilidade de descontar pontos na carteira e, a depender do caso, até mesmo resultar na apreensão do veículo.

Consulta online de multas DETRAN-RJ

Par auxiliar o motorista a conseguir informações mais claras sobre a situação do seu veículo e da sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o DETRAN-RJ disponibiliza o serviço de conferência de multas online. Dessa forma, o motorista consegue verificar todas as pendências sem sair de casa.

Neste artigo nós vamos apresentar um tutorial completo e detalhado sobre como fazer a consulta de multas pelo DETRAN-RJ. Acompanhe o texto até o final e veja as orientações.

Documentos para fazer a consulta de multas

Para fazer a consulta … Clique aqui para ler todas as informações

Leia Mais

Como consultar o IPVA no Rio de Janeiro

O IPVA, sigla que significa Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, é um dos principais impostos aplicados no Brasil, tributados especificamente para proprietários de automotores diversos.

Trata-se de um imposto estadual, e sua alíquota é diferenciada para cada região do país, podendo variar de 1% a 6% sobre o valor total do veículo determinado pela tabela FIPE.

Tamanha é a sua importância que, com um IPVA atrasado, o motorista poderá ser seriamente penalizado, a depender de cada situação, resultando em multa e até mesmo apreensão do veículo. Tecnicamente, sem o tributo regularizado, o motorista não possui propriedade regular do veículo.

Muitas pessoas acreditam que a taxa deve ser paga apenas para veículos rodoviários, como carros, motocicletas, ônibus, caminhão e outros, porém, o IPVA é cobrado para qualquer veículo automotor, que inclui embarcações como moto aquática, lancha, iate e até mesmo aeronaves.

Nesse artigo, nós vamos explicar tudo sobre este imposto veicular e suas funcionalidades. Além disso, também vamos mostrar um tutorial completo para você fazer o pagamento e consultar o IPVA no Rio de Janeiro.

Como funciona a consulta

Por se tratar de um imposto de veículos, muitas pessoas acreditam que o seu pagamento deve ser feito no DETRAN-RJ, porém, como se trata de um tributo estadual, o IPVA é de responsabilidade da Secretaria da Fazenda do Rio.

Por essa razão, o seu pagamento é feito no órgão estadual. No DETRAN-RJ, o proprietário pode consultar se o IPVA de seu veículo está atrasado, através da consulta de … Clique aqui para ler todas as informações

Leia Mais

Como tirar a Carteira de Identidade no Detran RJ

A Carteira de Identidade, também chamada de RG, é o documento de identificação mais importante para os cidadãos brasileiros. Ela apresenta um número de registro geral que é utilizado para identificar o portador em inúmeras situações do dia a dia.

Além disso, o RG também é um item essencial para quem deseja dar entrada em documentos importantes como CPF, Carteira Nacional de Habilitação, Passaporte, entre outros.

No Estado do Rio de Janeiro, o controle da emissão do RG fica a cargo de dois órgãos: o Detran e o Instituto Félix Pacheco. E a partir de agora, nós vamos apresentar um tutorial completo para você tirar a primeira e a segunda via da Carteira de Identidade no Detran.

Primeira Via da Carteira de Identidade

Os documentos necessários para a requisição da 1ª via do RG são:

Brasileiros solteiros: Certidão de Nascimento

Brasileiros casados: Certidão de Casamento

Brasileiros naturalizados: Certificado de Naturalização

Original ou cópia autenticada do CPF (caso queira incluir no documento)

Número do PIS ou do PASEP (caso queira incluir no documento)

Antigamente, era preciso levar fotos 3×4 para tirar o RG, porém, com o novo modelo do documento, o sistema está totalmente automatizado e a foto é capturada e digitalizada na hora, não permitindo a posterior plastificação.

Como emitir a primeira via do RG no Detran RJ

Após reunir toda a documentação necessária, o cidadão deve fazer o agendamento do serviço. Após agendar, é preciso se dirigir a um dos postos de atendimento do Detran RJ para fazer … Clique aqui para ler todas as informações

Leia Mais

Como fazer a consulta de placa no Detran RJ

São frequentes as reclamações de pessoas que sentem dificuldades de regularizar um veiculo comprado, adquirido em leilão ou até mesmo se sentem impedidas de fazê-lo, por descobrirem que ele é roubado, por exemplo.

Em outra situação, você já se perguntou como comprovar que aquele carro estacionado em vagas especiais (como para portadores de necessidades especiais) é realmente um automóvel autorizado para tal?

Todas essas questões, dificuldades e outras mais podem ser solucionadas ou previstas através da consulta de placas, ou consulta de cadastro de veículos, disponibilizada gratuitamente e com grande facilidade no portal do Detran RJ.

Através desse serviço, é possível conhecer de perto a situação de cada veículo perante o registro nacional, assim como descobrir especificações e eventuais irregularidades.

Portanto, o sistema de verificação de placas é um importante sistema disponibilizado ao cidadão para garantir a segurança nas operações de transferência, a fim de se evitar transtornos e prejuízos futuros.

Conheça abaixo o passo-a-passo que preparamos e descubra que fazer a verificação da placa é mais simples e rápido do que se imagina!

Consulta de placa passo a passo

A maioria dos sistemas de consultas de veículos no Detran RJ solicita o número do RENAVAN do carro a ser consultado. Porém, o serviço de pesquisa de cadastro é realizado apenas com o número da placa, sem a necessidade de outros documentos.

Através dessa verificação, é possível saber se o veículo possui especificações de cadastro, se está inscrito nos sistemas de apreensão, além de alguns outros dados de cadastramento … Clique aqui para ler todas as informações

Leia Mais

Como consultar o Nada Consta de multas no Detran RJ

Além do sistema de pesquisa de multas, O Detran RJ também disponibiliza em seu site a opção de fazer a consulta do Nada Consta. Essa é uma comodidade para você monitorar os registros do veículo e evitar surpresas em fiscalizações.

Esse serviço, totalmente online, é uma excelente forma encontrada pelo órgão para otimizar boa parte de suas operações, pois diminui a burocracia e os gastos de tempo com filas. Para completar, a instituição ainda oferece aos motoristas um atendimento rápido e de qualidade.

Através do sistema de Nada Consta, você pode visualizar as multas aplicadas ao seu veículo e, ao mesmo tempo, emitir boletos para pagá-las em qualquer agência bancária, caixas eletrônicos ou Internet Banking.

Confira nesse artigo mais informações sobre essa operação e o que você precisa fazer para ter acesso ao histórico de infrações do seu veículo.

O que é o Nada Consta?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a diferença entre o Nada Consta e o sistema de buscas de multas do Detran RJ. A principal delas é que o Nada Consta apresenta as infrações registradas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Os dados presentes no Nada Consta são fornecidos pela PRF e informam se um determinado veículo possui multas advindas de infrações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Nessa consulta, o usuário poderá ter acesso aos autos de infrações relacionadas ao seu veículo e que estejam pendentes de pagamentos. Se, durante a pesquisa, aparecer algum registro de infrações, automaticamente o usuário terá todo acesso às informações … Clique aqui para ler todas as informações

Leia Mais

Detran-RJ Serviços

O Detran RJ é órgão responsável por gerenciar uma série de serviços relacionados a veículos, documentação e multas no Estado do Rio de Janeiro. Além disso, a instituição também responde pela educação de trânsito e pela emissão da Carteira de Identidade nos municípios cariocas.

Detran RJ Serviços

IPVA Detran RJ

O Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores é um dos serviços mais procurados pelos motoristas do Rio. Diferentemente do que acontece em outros estados, como São Paulo, por exemplo, o Detran RJ permite emitir a guia de pagamento do IPVA diretamente do site.

Desta forma, você consegue quitar as parcelas do imposto em rápidas etapas. Basta você selecionar a guia do IPVA e informar o número do RENAVAM. É muito importante pagar o tributo em dia para não correr o risco de levar uma multa ou ter seu carro apreendido.

Consulta IPVA Detran RJ

Caso a sua necessidade seja apenas fazer a consulta do IPVA do seu carro, o Detran RJ também disponibiliza esta opção. A seção para fazer a pesquisa apresenta links com diversas informações referentes ao imposto. Entre elas, estão a tabela com todas as datas de vencimento e os valores venais utilizados para calcular o tributo dos veículos.

Consulta de Multas Detran RJ

Falando em multas, através do site do Detran RJ, você tem um canal à disposição para resolver diversas pendências envolvendo este assunto. O órgão fornece instruções para pagar ou recorrer de uma infração, além de permitir consultar os pontos da sua CNH. Em paralelo, você também … Clique aqui para ler todas as informações

Leia Mais