IPVA 2019 BA

Consulte o valor IPVA 2019 BA e saiba como fazer o pagamento

Como todos os Estados, a Bahia também faz o recolhimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA).

Cobrado com alíquotas diversas que são determinadas de acordo com cada tipo de veículo, esse imposto pode ter até 10% abatidos, se for pago à vista.

Essa porcentagem de desconto foi concedida pela Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz) em 2018, mas é possível que seja repetida no imposto de 2019.

Além da Sefaz BA, os cidadãos podem fazer as emissões de parcelas e tirar dúvidas no Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (DETRAN), valendo recordar que ter esse imposto pago é uma condição para realizar o licenciamento anual.

As pessoas que perdem o seu licenciamento porque não pagaram o IPVA ficam impedidos de fazer transações com o veículo, com a possibilidade de apreensão.

Se esta acontece, o proprietário precisa pagar multa de R$ 293,00 e arcar com a diária do pátio no qual o veículo fica enquanto está apreendido.

A carteira de motorista dessa pessoa recebe 7 pontos, pois se trata de infração gravíssima.

Todos esses aspectos demonstram a necessidade de manter o IPVA em dia, sabendo como imprimir novas vias e como consultar valor e calendário, além de pendências.


Tabela valor IPVA 2019 BA

Todas as informações sobre esse imposto em 2019 serão publicadas entre dezembro de 2018 e janeiro nos sites da Sefaz ou do DETRAN.

Nas últimas parcelas, os proprietários de veículos na Bahia pagaram quase 7% a menos e puderam fazer parcelamentos do IPVA em três vezes. A organização relacionada às alíquotas foi:

  • Para quem pagasse o valor à vista até 26 de abril, o abatimento era de 5%;
  • Se o pagamento fosse até 7 de fevereiro, o abatimento era de 10%;
  • Se a pessoa pagasse até 29 de junho, não havia abatimento.

É muito arriscado dizer como a tabela de 2019 estará organizada, já que o governo estadual usa uma série de variáveis para determinar os custos e as datas.

Todos os que têm veículos circulando pela Bahia devem procurar o DETRAN ou a Sefaz para consultar a tabela de IPVA. No caso de quem usa o site da Sefaz:

É prejudicial procurar a tabela de IPVA em sites que não sejam oficiais. Muitos afirmam aos proprietários quais serão as datas para pagar esse imposto e o seu valor, mas é fundamental confirmar esses dados com os órgãos competentes.


Situação do veículo IPVA BA

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia emite as guias de IPVA e dá informações sobre ele.

Aliás, ele só permitirá o licenciamento anual àqueles que pagaram o imposto, como foi explicado anteriormente. Para resolver isso:

Essa página está identificada no site do DETRAN como “Situação do veículo”; porém, havendo impostos atrasados, o órgão fará a indicação da nova via necessária ou, se for preciso, da negociação.

Além de todo o atendimento via sistema eletrônico, o atendimento diretamente com os funcionários também acontece e os proprietários, por isso, continuam emitindo suas segundas vias dessa forma.

A sede está em Salvador, na Avenida Antonio Carlos Magalhães, número 7.744, no bairro Iguatemi.

O cidadão que precisar falar com uma unidade específica do DETRAN BA podem acessar http://www.detran.ba.gov.br/unidades e digitar a região.

Além da sede em Salvador, o órgão tem muito mais unidades pelo Estado e todas elas fazem atendimento aos cidadãos. Para localizar a mais próxima:

  • Acesse o link acima;
  • Na área “Busca”, que está na parte superior direita, escreva o nome da cidade;
  • Clique em “Pesquisar”;
  • A localização do posto do DETRAN BA será mostrada no mapa incluso nessa mesma página;
  • Se o mapa do Google não estiver funcionando (isso acontece regularmente), o proprietário pode ligar para a Ouvidoria: 0800 284 0011.

 Carros emplacados na BA podem ser vendidos com o IPVA de 2019 atrasado?

A revenda dos carros não é proibida pelo fato de o IPVA BA 2019 estar atrasado: nenhum órgão baiano costuma impedir a venda.

Entretanto, aquele que compra o veículo também se tornará responsável pela quitação do imposto e é obrigatório fazer a transferência: assim, a Sefaz e o DETRAN do Estado cobrarão os débitos do cidadão correto.

IPVA 2019 BA


Como fazer o pagamento do IPVA BA 2019?

Depois de já ter um veículo, fica a dúvida sobre como agir com o IPVA e, com relação aos documentos. Tudo é automático: o DETRAN envia o pagamento para os proprietários do automóvel.

Sendo assim, a emissão do imposto é feita sem nenhuma interferência: a pessoa vai a uma unidade presencialmente ou usa o passo a passo para pagar os boletos, como explicado acima.

Links Patrocinados

DetranBR

O DetranBR é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com os Detrans. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o os serviços oferecidos pelo órgão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *