Veja a tabela de valores do IPVA 2020 MS e saiba como funciona o pagamento
O Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) já começou a ser cobrado em Mato Grosso do Sul em 2019.
Os veículos que têm até um ano de fabricação estão liberados e os que escolherem pagar em uma parcela só têm 15% de desconto.
Saiba mais sobre como será organizado o IPVA MS esse ano.
Como funciona o IPVA MS
Esse imposto está relacionado a cada veículo e não a cada motorista, ou seja, um lugar que tenha 4 carros terá esse mesmo número de IPVA a pagar.
O recolhimento é de responsabilidade do governo do Estado, mas não é esse órgão que fica com a maior parte do arrecadamento e sim a prefeitura: metade do imposto pago é destinado ao município e a outra metade é dividida entre o estado e a união.
A aplicação do imposto arrecadado não é exclusiva para o setor de trânsito: várias secretarias têm suas contas quitadas e investimentos feitos devido ao IPVA recolhido.
Como consultar o valor do IPVA MS 2020
Qualquer proprietário pode acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) do Mato Grosso do Sul e consultar quanto precisam pagar de imposto.
Para essa consulta, o passo a passo é:
- Acesse http://www.detran.ms.gov.br/veiculos-2/ipva/;
- Clique em “Consulta débitos de IPVA”;
- Coloque o Renavam e a placa do carro;
- Clique em “Pesquisar”.
Em caso de dificuldade para acessar a consulta virtual, é necessário que o cidadão vá ao DETRAN pessoalmente com os documentos do carro e emita a sua guia.
Ficar esperando que o site volte a responder pode fazer com que a pessoa atrase o seu imposto e tenha consequências sérias, como a cobrança de juros e a inclusão na Dívida Ativa.
Dívida Ativa IPVA MS
A dívida ativa é um dos arquivos do governo estadual e ela reúne os bens que estão com as parcelas bastante atrasadas.
Por isso, o proprietário que está com o seu IPVA atrasado por vários meses pode entrar para a lista ativa, o que significa que é imprescindível fazer logo uma negociação.
O governo estadual realiza parcelamentos extras para que o proprietário possa resolver o atraso no imposto.
Caso não seja suficiente, o bem pode ser tomado pela financiadora ou mesmo pela Secretaria da Fazenda; depois disso, é feito o leilão desse veículo.
É simples para quem mora em Mato Grosso do Sul saber se o seu veículo já faz parte da dívida ativa.
Basta acessar https://servicos.efazenda.ms.gov.br/dia/DividaAtiva/PortalContribuinte e seguir a orientação abaixo:
- Escolha entre CNPJ, CPF e IE;
- Coloque o número desse documento;
- Forneça o código;
- Clique em “consultar”
No caso de o veículo estar dentre a dívida ativa, o proprietário deste precisa aderir a uma negociação pelo próprio site ou buscar a Secretaria da Fazenda sul-mato-grossense.
Valor IPVA 2020 MS
Para os caminhões de carga, motocicletas e ônibus de passageiros, a taxa do IPVA em 2020 é de 2%. Para os utilitários e os carros de passeio, o valor é mais alto: 3,5%; já qualquer veículo que use diesel e que tenha 8 lugares paga 4,5% de imposto.
Ressalta-se que os veículos com até um ano não pagam IPVA, menos as motos: para elas, há cobrança de metade do valor.
Os valores da alíquota em Mato Grosso do Sul são atualizados todos os anos: é claro que não é sempre que ocorre aumento, mas os reajustes são comuns.
Tabela da pagamento IPVA 2020 MS
O IPVA MS 2020 pode ser pago à vista até 31 de janeiro.
O parcelamento máximo é em 5 vezes e sem qualquer tipo de desconto: a primeira parcela será em 31 de janeiro e a última em 31 de maio.
Importa mencionar como não atrasar as parcelas é essencial: muitas das pessoas que perdem o veículo passam por isso porque atrasaram alguma parcela e ela se juntou à do mês seguinte.
No caso de a pessoa ter certeza de que não conseguirá pagar aquela parcela do IPVA 2020, é mais seguro contatar a Secretaria da Fazenda e pedir orientações sobre renegociação imediatamente.
O que acontece se o IPVA MS 2020 não for pago?
A perda do veículo é a pior consequência: como já citado aqui, ele pode ser leiloado.
Entretanto, ainda tem mais prejuízos para a pessoa que não paga o IPVA corretamente e uma delas é o seu nome ser colocado na lista de “nomes sujos”.
Ainda que o veículo seja leiloado, o ex-proprietário terá de pagar as parcelas de IPVA que caberiam a ele.
Mesmo que a pessoa não atrase o suficiente para que seu veículo seja leiloado, ela terá o prejuízo de não poder fazer o licenciamento anual.
Se dirigir sem esse documento, o cidadão recebe 7 pontos na carteira e precisa pagar multa por infração gravíssima, tratando-se de um montante de R$ 293,47.