IPVA 2019 PE

Veja o valor atualizado do IPVA 2019 PE e saiba como fazer o pagamento

Uma das coisas que absorvem o orçamento dos pernambucanos é o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA).

Apesar de os seus boletos serem impressos no começo de cada ano, as pessoas que pagam esse imposto parceladamente ainda vão até setembro, às vezes, com esses débitos.

Há quem duvide de que o IPVA é mesmo muito importante, já que o sistema de transporte público do Estado tem deficiências, assim como as suas rodovias e as suas pontes, etc.

Contudo, esse imposto não serve unicamente para melhoras relacionadas ao transporte: é possível à Prefeitura utilizar o IPVA para qualquer outra secretaria que esteja necessitando, até para a compra de remédios.

Esse imposto também é enviado para o Estado e para o governo federal, ou seja, é uma arrecadação aproveitada pelas três esferas do poder.

Para o pernambucano, também há uma importância imediata para o pagamento do IPVA: ele é condição obrigatória para realizar o licenciamento anual.

Por sua vez, este é condição para que o veículo tenha autorização para circular.


Consulta IPVA 2019 PE

O proprietário que está com parcelas de IPVA atrasadas precisa consultar quanto está sendo contabilizado como débito.

Para fazer isso, deve-se acessar a consulta detalhada do Departamento Estadual de Trânsito do Pernambuco (DETRAN PE): http://www.detran.pe.gov.br.

Colocando o código de segurança e o Renavam, o cidadão verá qualquer dívida que esteja associada ao veículo, além do seu valor e de como renegociá-la.

Importa lembrar que muitas pessoas não sabem que o seu IPVA está atrasado: pode haver desencontros relacionados a quem deveria fazer o pagamento, pode ocorrer erro na compensação, etc.

Dessa maneira, qualquer um que tenha veículo precisa usar a consulta detalhada do DETRAN PE frequentemente.

IPVA 2019 PE


Boleto IPVA PE 2019

O boleto para o IPVA PE é localizado na página http://www.detran.pe.gov.br/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=500.

Para facilitar a localização, o proprietário pode colocar o mouse na lupa e digitar “IPVA”.

O boleto emitido diretamente pelo site do DETRAN é indicado para aqueles perderam a via que já tinham ou quando ela venceu e o pagamento não foi realizado.

Nesta última situação, o contribuinte notará uma correção por causa de juros e é necessário verificar a data de vencimento.


Alíquotas valor IPVA PE

É no mês de dezembro que as informações sobre o IPVA do ano seguinte são publicadas. Por isso, os proprietários de veículos do Pernambuco têm de prestar atenção neste último mês para saber quanto pagarão em 2019.

As porcentagens do imposto não têm tanta alteração entre um ano e outro e estão bastante relacionadas à utilidade.

Entretanto, dá para reparar que o IPVA do ano de 2018 foi muito mais baixo considerando o cobrado em 2017: para os utilitários, a diminuição do valor foi de 3,65%; para os ônibus, o imposto foi 4,43% mais baixo.

Nos automóveis chamados de motor-casa, a redução também ultrapassa os 4% e, para os automóveis comuns, é de 3,4%.

Os proprietários de caminhões pagaram IPVA com um reajuste para baixo de 5,9%, enquanto o reajuste para as motos e simulares foi o mais baixo: 2,19%.

Entretanto, esses veículos também são os que pagam menos no Estado: há alguns cujo IPVA é apenas um pouco superior a R$ 70,00.

É claro que a Secretaria da Fazenda de Pernambuco pode precisar aumentar um pouco a alíquota em 2019, mas a probabilidade é que as vias de pagamento continuem mais baixas.

Para a confirmação, é fundamental consultar os sites oficiais da SEFAZ pernambucana e do DETRAN no mês de dezembro.


Dívida Ativa IPVA PE

A Dívida Ativa é um cadastro que costuma ser ligado ao IPTU, mas que pode ser feito para IPVA também.

Trata-se de uma relação de carros que estão com o imposto muito atrasado e que correm risco de serem apreendidos.

É fundamental que os proprietários evitem que o seu automóvel chegue à Dívida Ativa: a qualquer atraso de IPVA, é necessário fazer as devidas renegociações, não deixando que as parcelas se acumulem.

O cidadão pode ir diretamente ao DETRAN de Pernambuco expor sua dificuldade financeira e perguntar quais são as formas de renegociação para que seu veículo não seja tomado.

IPVA 2019 PE


Sefaz PE IPVA

A Secretaria Estadual da Fazenda trabalha em cooperação com o DETRAN para a arrecadação do IPVA.

A razão é que a SEFAZ é a responsável pelo recolhimento de impostos, no geral, enquanto que o Departamento Estadual de Trânsito é quem faz a documentação (inclusive boletos) para todos os veículos.

Quando o IPVA está muito atrasado, a Dívida Ativa é registrada pela SEFAZ, ou seja, esse órgão também pode ajudar os proprietários de veículos com os parcelamentos.

Outra função da Secretaria da Fazenda do Estado do Pernambuco é avisar aos proprietários a ocorrência de atrasados nos impostos.

Na página https://www.sefaz.pe.gov.br/Noticias-Destaque/Paginas/Quite-suas-contas-com-o-IPVA.aspx, todos os endereços da SEFAZ PE estão publicados.

Levando o documento do veículo, principalmente o Renavam, o proprietário pode consultar se há dívidas.

Links Patrocinados

DetranBR

O DetranBR é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com os Detrans. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o os serviços oferecidos pelo órgão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *