IPVA 2024 AM: Como Consultar, Tabela (Calendário), Valor, Pagamento e Detran

O IPVA para 2024 já pode ser adiantado no início do ano. Para garantir que você fique em dia com a legislação, separamos tudo sobre o IPVA 2024 no Amazonas. Confira!

O que é o IPVA?

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um tributo anual que incide sobre veículos automotores, como carros, motos, embarcações e caminhões. Apesar de ser um imposto federal, as datas e valores são de competência estadual, determinados pelo Detran de cada estado da federação brasileira. Os valores arrecadados são destinados aos cofres públicos, devendo ser aplicados em investimentos, principalmente na infraestrutura do país.

Como calcular o IPVA 2024?

O valor do IPVA anual é baseado no valor venal do veículo e na alíquota definida pelo Detran.

O pagamento do IPVA é obrigatório?

Veículos com 15 anos ou mais de fabricação estão isentos do IPVA, assim como proprietários de veículos com deficiências ou doenças graves. Para os demais, o pagamento é obrigatório sob pena de não conseguir o licenciamento e ficar com irregularidades.

Qual o valor do IPVA no Amazonas?

A alíquota no Amazonas varia de acordo com o tipo de veículo, sendo de 2,5% para veículos até 1000cc e 3,5% para carros, motos e caminhões acima dos 1000cc, com base na tabela FIPE.

Como pagar o IPVA AM 2024?

O pagamento pode ser feito diretamente no site da SEFAZ do Amazonas, acessando a opção ‘IPVA’. O proprietário pode pagar o imposto em cota única, com desconto, ou parcelar em até 3 vezes.

Calendário do IPVA AM 2024

O pagamento adiantado em cota única tem prazos específicos de acordo com a final da placa do veículo. Já para quem não optar pelo adiantamento, o calendário possui prazos máximos para pagamento, que devem ser divulgados pelo Detran até o final de 2023.

Esperamos que este guia sobre o IPVA 2024 no Amazonas tenha sido útil. Fique atento ao nosso site para atualizações sobre o calendário de pagamento.

Links Patrocinados