Detran-PB Serviços

O Departamento de Trânsito da Paraíba, ou simplesmente Detran-PB, está submetido ao governo do estado e tem como principal função atuar na fiscalização de motoristas e veículos automotores.

Além disso, o órgão realiza campanhas educativas, que tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, e até mesmo pedestres, sobre a importância de se manter um trânsito seguro e sem violência. Entre os serviços oferecidos pela instituição podemos destacar:

  • Emplacamento;
  • Exames;
  • IPVA;
  • Licenciamento;
  • Consulta da situação da CNH;
  • Agendamento de vistoria;
  • Pontuação CNH;
  • Boletos CNH, entre outros.

Detran-PB Emplacamento

Se você comprou um novo veículo, ou deseja alterar a placa do seu carro, o serviço que você precisa procurar é o de emplacamento. O primeiro passo é pagar as taxas referentes ao serviço – os valores podem ser consultados diretamente no site, na opção “Veículos” e, em seguida, “Taxas”. Mas se o motorista quiser, também pode se dirigir pessoalmente a um dos postos autorizados da instituição.

No caso do primeiro emplacamento, toda essa burocracia pode ser feita pela empresa onde o veículo foi adquirido, ou ainda através de um despachante. Esse profissional é indicado para dar entrada junto ao Detran-PB, com todos os documentos obrigatórios. A escolha fica ao seu critério.

Detran-PB Exames

Outro serviço muito procurado por quem está tirando ou renovando a habilitação no Detran-PB é o de exames. Se você está nesse grupo, precisa se informar sobre todos os procedimentos necessários para realizar o seu.

O primeiro ponto a ser considerado é sobre os laboratórios onde os exames poderão ser feitos. Esses espaços precisam ter uma autorização especial do DENATRAN, ou seja, você precisa ficar atento a esse ponto para não perder tempo e gastar dinheiro.

O endereço mais próximo da sua residência ou trabalho pode ser consultado no site do Detran, ou pela Central de Atendimento. No entanto, é obrigatório que você marque o dia e horário em que irá comparecer nesses postos. Sem hora marcada, é impossível ser atendido. Essa medida é uma maneira de garantir mais qualidade no atendimento.

Detran-PB IPVA

Serviços Detran Paraíba

O pagamento do IPVA é obrigatório no estado da Paraíba, a exemplo do que acontece em outras regiões do país. E se você ainda não acertou esse tributo, é melhor se apressar, uma vez que o calendário desse ano já está sendo finalizado. Todo o procedimento também está disponível no site do Detran PB.

Para realizar o pagamento do IPVA no Detran-PB é preciso emitir o boleto, e ao contrário do que possa pensar, não cabe ao órgão receber esses valores. Quem gerencia esses recursos é a Secretaria de Fazenda do estado. O Detran tem por obrigação fiscalizar se o motorista está dentro do que é previsto na lei.

Detran-PB Licenciamento

Se você não quer ter nenhum tipo de problema com o Detran-PB, é obrigatório pagar as taxas do seu veículo para poder receber o documento do ano vigente.

Além do IPVA, você ainda precisa acertar os valores referentes ao DPVAT, licenciamento, multas (se houver), e também tributos que já estejam vencidos. O ideal é fazer uma busca completa com o número da placa, e saber se por acaso o veículo está com alguma restrição.

Detran-PB Situação CNH

Um serviço essencial dentro do Detran-PB, que com certeza você vai precisar ficar atento caso já tenha tirado a sua Carteira de Motorista, é a consulta da situação da CNH.

No Brasil, o número da Carteira de Gabilitação está ligado ao carro, portanto, a cada vez que o veículo se envolve em alguma infração, o seu dono (condutor ou não) será penalizado.

Se você não foi o motorista que cometeu a ilegalidade, é possível entrar com recurso no Detran. Porém, antes de tomar qualquer atitude, é importante se informar sobre o seu caso para saber se vale a pena recorrer.

Detran-PB Telefone

A sede do Detran-PB está localizada na Rua Emília Batista Celane, S/N – Mangabeira VII – João Pessoa – PB. Mas, você também conta com os postos autorizados. O telefone de contato para esclarecer dúvidas é o (83) 3216-2570. O número da ouvidoria do órgão é (83) 3216-2544.

Você acabou de conferir informações sobre os serviços do Detran-PB. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos. E se você ficou com alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *