Como consultar o Nada Consta de multas no Detran RJ

Além do sistema de pesquisa de multas, O Detran RJ também disponibiliza em seu site a opção de fazer a consulta do Nada Consta. Essa é uma comodidade para você monitorar os registros do veículo e evitar surpresas em fiscalizações.

Esse serviço, totalmente online, é uma excelente forma encontrada pelo órgão para otimizar boa parte de suas operações, pois diminui a burocracia e os gastos de tempo com filas. Para completar, a instituição ainda oferece aos motoristas um atendimento rápido e de qualidade.

Através do sistema de Nada Consta, você pode visualizar as multas aplicadas ao seu veículo e, ao mesmo tempo, emitir boletos para pagá-las em qualquer agência bancária, caixas eletrônicos ou Internet Banking.

Confira nesse artigo mais informações sobre essa operação e o que você precisa fazer para ter acesso ao histórico de infrações do seu veículo.

O que é o Nada Consta?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a diferença entre o Nada Consta e o sistema de buscas de multas do Detran RJ. A principal delas é que o Nada Consta apresenta as infrações registradas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Os dados presentes no Nada Consta são fornecidos pela PRF e informam se um determinado veículo possui multas advindas de infrações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Nessa consulta, o usuário poderá ter acesso aos autos de infrações relacionadas ao seu veículo e que estejam pendentes de pagamentos. Se, durante a pesquisa, aparecer algum registro de infrações, automaticamente o usuário terá todo acesso às informações da multa, como data da infração, local e enquadramento, além da possibilidade de gerar um boleto de pagamento.

Tempo de registro da multa

É importante lembrar que uma infração registrada pode levar até 30 dias para ser incluída no sistema, logo, é possível que um veículo seja autuado nos trinta dias antecedentes ao momento da consulta, mas que essa autuação não apareça no banco de dados do Nada Consta da PRF.

Multas geradas por outros órgãos

Se a multa for registrada por algum outro órgão além da PRF, as informações sobre ela devem ser buscadas no Detran RJ, caso o veículo seja registrado no estado. Se o carro pertencer a uma outra região, é preciso fazer a verificação no departamento estadual de trânsito correspondente à multa.

Como fazer a consulta

A consulta do Nada Consta é muito simples. Você precisará ter em mãos apenas um documento: o número do RENAVAM de seu veículo. Confira abaixo um passo a passo para fazer a pesquisa no portal do Detran RJ:

1. Acesse o portal do Detran RJ por este link.

2. Na guia superior, clique na opção “Multas”.

3. Descendo a barra de rolagem da página, no lado direito, você encontrará um botão com o título “Nada Consta”.

4. Ao clicar no botão, você será direcionado para uma página requisitando o número do RENAVAM de seu veículo. Insira a informação, os caracteres de verificação e clique em “Consultar”.

Caso haja infrações para o veículo consultado com mais de 30 dias de registro, elas aparecerão no sistema. Se preferir, pelo próprio portal você poderá requerer a geração de um boleto bancário para quitar o débito referente à multa.

Parcelamento das multas

O Detran RJ também disponibiliza um sistema de parcelamento de multas, que pode ser uma boa opção para o motorista regularizar suas pendências com maior comodidade financeira.

Para ter acesso, basta abrir o portal por este link, ler todas as cláusulas e acessar o serviço de parcelamento no botão azul localizado ao final da página.

A consulta e regularização das infrações são de grande importância para manter a ordem no trânsito e evitar possíveis transtornos que podem variar de multas até apreensões do veículo.

Você acabou de conferir as informações sobre a consulta do Nada Consta de multas no Detran RJ. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso você tenha alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

Links Patrocinados

DetranBR

O DetranBR é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com os Detrans. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o os serviços oferecidos pelo órgão.