Como fazer a consulta de placa no Detran RJ

São frequentes as reclamações de pessoas que sentem dificuldades de regularizar um veiculo comprado, adquirido em leilão ou até mesmo se sentem impedidas de fazê-lo, por descobrirem que ele é roubado, por exemplo.

Em outra situação, você já se perguntou como comprovar que aquele carro estacionado em vagas especiais (como para portadores de necessidades especiais) é realmente um automóvel autorizado para tal?

Todas essas questões, dificuldades e outras mais podem ser solucionadas ou previstas através da consulta de placas, ou consulta de cadastro de veículos, disponibilizada gratuitamente e com grande facilidade no portal do Detran RJ.

Através desse serviço, é possível conhecer de perto a situação de cada veículo perante o registro nacional, assim como descobrir especificações e eventuais irregularidades.

Portanto, o sistema de verificação de placas é um importante sistema disponibilizado ao cidadão para garantir a segurança nas operações de transferência, a fim de se evitar transtornos e prejuízos futuros.

Conheça abaixo o passo-a-passo que preparamos e descubra que fazer a verificação da placa é mais simples e rápido do que se imagina!

Consulta de placa passo a passo

A maioria dos sistemas de consultas de veículos no Detran RJ solicita o número do RENAVAN do carro a ser consultado. Porém, o serviço de pesquisa de cadastro é realizado apenas com o número da placa, sem a necessidade de outros documentos.

Através dessa verificação, é possível saber se o veículo possui especificações de cadastro, se está inscrito nos sistemas de apreensão, além de alguns outros dados de cadastramento do automóvel. Lembrando que, para ter acesso a informações sobre roubo ou furto, é preciso acessar o site do DENATRAN.

Como consultar veículos por placa

1. Acesse o portal do DETRAN-RJ por este link.

2. Na guia superior, clique na opção “Veículos”.

3. Abrirá uma nova página contendo uma coluna de opções ao lado esquerdo. Nela, posicione o cursor sobre a entrada “Consultas” e, em seguida, clique em “Veja o Cadastro de seu Veículo”.

4. Na página seguinte, insira a placa do automóvel no campo em destaque (três letras e quatro números), digite os caracteres verificadores e clique em “Consultar”.

5. Na próxima tela, você conseguirá visualizar a representação do  CRVL, que é o documento de Licenciamento do veículo. A consulta permite vizualizar os seguintes itens:

  • Nome do proprietário
  • Placa do veículo
  • Espécie/tipo do veículo
  • Combustível
  • Marca/modelo
  • Ano de fabricação
  • Ano do modelo
  • Município de registro

A consulta de cadastro de veículo é extremamente importante principalmente em processos de transferência de proprietário, como uma atitude de segurança, a fim de conhecer todas as informações do auto.

Além da Consulta por Placa, não deixe de fazer também a consulta de informação de furto/roubo, no site do Denatran, indicado na própria página de consulta do portal Detran RJ.

Sobre o Detran RJ

O DETRAN, ou Departamento de Trânsito, é um órgão nacional, presente em todos os estados brasileiros, que atua na regularização dos motoristas, veículos e práticas no trânsito, com sistemas próprios que obedecem ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Dentre as principais funções do Detran, está a regularização de veículos, retirada e regularização de CNH, autuação e processamento de multas, tributações e diversas outras funções destinadas a melhorar a informação e as práticas do trânsito brasileiro. No Rio de Janeiro O Detran também atua na emissão de Registro Geral, ou RG.

Com o intuito de facilitar e otimizar os seus processos, o Detran RJ disponibiliza em seu portal uma série de serviços importantes a serem feitos totalmente online, de modo a se evitar burocracias, gastos em tempo, filas, custos excessivos e, ao mesmo tempo, promover uma melhoria em seus serviços e oferecer maior comodidade, rapidez e conforto aos cidadãos do Estado.

Alguns de seus mais importantes serviços são a emissão de CNH, consulta de multas e tributos, bem como seus devidos pagamentos. O Detran RJ oferece ainda a possibilidade de consulta de restrições judiciais, administrativas e outras informações sobre quaisquer veículos registrados no país, através da consulta por placa que apresentamos neste artigo.

Você acabou de conferir as informações sobre a consulta de placa no Detran RJ. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso você tenha alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

Links Patrocinados