Como fazer CNH Digital ES

Veja quais são as exigências para fazer a CNH Digital ES e confira os procedimentos para tirar o documento

Os documentos digitais já são uma realidade e tonam mais difícil que os seus titulares os esqueçam: com eles estão disponíveis no celular e esse é um dos primeiros itens que as pessoas colocam no bolso, é quase uma certeza que o documento em questão também poderá ser acessado, se preciso.

No caso da Carteira Nacional de Habilitação ou CNH, dá para fazer a versão digital sem grandes custos: a não ser que o indivíduo precise de uma segunda via atualizada.

Descubra aqui qual é o processo para fazer uma CNH digital no Estado do Espírito Santo.


Vantagens da CNH Digital ES

Quando um condutor é abordado pela polícia e não tem a CNH para mostrar, ele é multado (a sua habilitação recebe pontos) e o veículo fica apreendido até que outra pessoa habilitada possa vir buscá-lo.

Se demorar dois dias para isso, por exemplo, serão dois dias de aluguel de pátio que o autuado terá de pagar.

Tudo isso se torna um pouco mais difícil quando há a CNH digital: mesmo que o indivíduo não esteja com o documento físico porque o esqueceu, trocou de carteira, etc., ele tende a estar com o celular e poderá mostrar sua habilitação mesmo assim.

A polícia também conseguirá identificar melhor cada condutor que abordar, consultando se existe algum debito, se a pessoa continua habilitada para dirigir, se o seu documento … Clique aqui para ler todas as informações

IPVA 2020 ES

Confira as orientações e saiba como será calculado o valor do IPVA 2020 ES

Os cidadãos do Espírito Santo têm de se manter informados a respeito do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) de 2020, pois podem acontecer mudanças nas porcentagens de cobrança.
Aliás, não somente nelas: os boletos de pagamento, que antes chegavam via Correios, já não são enviados.

O IPVA é um imposto que os brasileiros de todo lugar precisam pagar, tendo ônibus, moto, caminhão, automóvel, etc. O valor arrecadado no ano é repartido entre o governo estadual, federal e a prefeitura e utilizado para muitas despesas, inclusive referentes à educação.

Quem se muda para o Espírito Santo pode notar que o valor do IPVA é diferente e isso é comum no país todo: as UFs têm custos próprios para esse imposto, além de avaliarem o tipo de combustível do veículo, qual é o seu uso e muito mais.


Cálculo IPVA 2020 ES

Como feito em outros Estados, o Espírito Santo comunica o valor do IPVA no final do ano, entre novembro e dezembro. Dessa maneira, os cidadãos farão o pagamento no começo de 2019, podendo ser à vista ou em parcelas.

Normalmente, a Secretaria da Fazenda e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) têm sistemas para que os proprietários consultem o imposto e imprimam as guias de pagamento, até de segunda via.
Não é possível especular em quanto será o IPVA ES, mas vale lembrar que o imposto desceu 3% entre 2017 e 2018.

Quem … Clique aqui para ler todas as informações

Detran-ES Serviços

Os Departamentos de Trânsito dos estados são responsáveis por fiscalizar a conduta de motoristas em cada região do país, e esse é o caso do Detran-ES. Alem do papel de fiscalizador no Espírito Santo, ele também desenvolve campanhas educativas, a fim de incentivar cada vez mais um trânsito de paz, seguindo sempre as orientações do Código de Trânsito Brasileiro.

Se você mora no Espírito Santo e precisa de mais informações sobre veículos e CNH, o Detran-ES é o órgão a ser consultado, uma vez que a instituição oferece através do seu site e dos postos autorizados uma série de serviços que visam facilitar o dia a dia de pessoas como você.

Entre os serviços oferecidos pelo Detran-ES existem aqueles mais procurados, tais como:

  • Simulado;
  • Renach;
  • CNH Social;
  • Consulta de Processo;
  • IPVA Detran;
  • Licenciamento;
  • Consultas de pontos na CNH;
  • Consulta de multas, entre outros.

Simulado Detran-ES

Se você está passando pelo processo de tirar a 1ª Habilitação, ou se deu entrada a algum procedimento de reciclagem, com certeza um dos assuntos que mais interessa é o simulado do Detran-ES.

Na guia “Habilitação e Serviços online” no site do órgão, você consegue ter acesso a esse simulado. Os assuntos são divididos entre primeira habilitação e renovação da CNH. Neste momento é possível acessar uma prova modelo com questões que podem cair no exame.

Renach Detran-ES

Se você já possui CNH, outros assuntos essenciais também podem ser esclarecidos pelo Detran-ES, um dos principais é o Registro Nacional da Carteira … Clique aqui para ler todas as informações