IPVA 2023 PR

O vencimento do IPVA 2023 PR varia de acordo com a placa do veículo. A partir do número final, é definido um calendário para o pagamento de uma ou mais parcelas do tributo. Sendo assim, deve-se verificar o último dígito da placa do automóvel e consultar a data de quitação no calendário oficial.

No Paraná, essas datas se estende entre os cinco primeiros meses do ano: janeiro, fevereiro, março, abril e maio. O motorista tem então a opção de parcelar o IPVA 2023 em até 5 vezes ou pagar em cota única (com desconto de 3%) logo em janeiro.

CONSULTA IPVA PARANÁ (PR) 

O guia de pagamento não é mais enviado para residência dos proprietários de veículos, portanto, é necessário realizar a consulta ao IPVA PR 2023 pela internet. A consulta ao IPVA pode ser feita on-line pelo site da Secretaria da Fazenda do Paraná (SEFAZ).

Esse procedimento é muito simples e consiste em apenas três passos:

  1. Comece por acessar o site oficial da SEFA (Secretaria da Fazenda do Paraná)
  2. Assim que a página estiver aberta, continue informando o seu número do RENAVAM e placa do veículo;
  3. Feito isso, siga em frente clicando em “Consultar”, na aba de Serviços, para seguir com a sua consulta.

Para acessar o boleto, é preciso ter em mãos o número do Renavam, que consta no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

Segundo o governo estadual, é possível pagar o imposto também diretamente nos caixas ou canais de atendimento no Banco do Brasil,

Clique aqui para ler todas as informações

Como fazer a consulta de multas no Detran PR

Confira as orientações e saiba como fazer a consulta de multas no Detran PR

A aplicação de multas por parte do Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran PR) é uma medida existente no Brasil todo para inibir condutas perigosas dos motoristas.

Além disso, ela também tem como finalidade fazer com que o trânsito entre todos os tipos de veículos e os pedestres seja mais tranquilo e sem tumultos.

Para quem recebe as multas, no entanto, trata-se de uma dor de cabeça não apenas pelo dinheiro que vai embora, mas pela burocracia envolvida quando se precisa acionar recurso ou renovar documentação com as multas atrasadas.

Sendo assim, fique atento sobre como funciona a consulta de multas no Detran PR.

Como fazer a consulta de multas no Detran PR


Por que é importante fazer a consulta de multas no Detran PR?

A consulta de multas no Detran PR não é uma exclusividade para quem tem o hábito de emprestar seu veículo, como alguns acreditam.

De fato, os condutores que estão sempre atrás do volante dos seus veículos acham que não há motivo para fazer a consulta de multas, opinião partilhada pelos motoristas que são ultra cuidadosos e respeitam todas as regras do Código de Trânsito Brasileiro.

Ainda assim, a consulta de multas no Detran PR é indicada para todo mundo porque há diversas situações nas quais se pode cometer infração sem perceber: se você não conhece as regras de trânsito especiais de determinada cidade, por exemplo, pode ser multado.

Há casos nos quais o motorista não se lembrava … Clique aqui para ler todas as informações

Como fazer consulta de placa no Detran PR

Confira as orientações e saiba o jeito certo de fazer a consulta placa Detran PR

O Estado do Paraná, assim como outros lugares do Brasil, tem diversos veículos furtados ou roubados.

Muitas vezes, a polícia demora um pouco para localizá-los e é possível que o criminoso tente repassá-lo por meio de venda ou até que o abandone em algum lugar.

Qualquer cidadão que desconfie de algum veículo pode consultar a sua placa no Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (DETRAN PR) e saber sobre crimes associados a ele.


Por que fazer a consulta de placa no DETRAN PR?

Os cidadãos têm a chance de consultar a sua própria placa, mas é comum que consultem a placa de outros veículos.

Uma das razões é poder denunciar à polícia caso vejam coisas suspeitas: um carro que está abandonado há várias horas em uma rua e não é de nenhum dos moradores, por exemplo.

É bastante provável que se trate de um furto ou roubo e que o veículo foi abandonado.

É claro que outra razão para consultar a placa de um veículo do Paraná é se precaver contra fraudes no momento da compra.

Não é impossível que um criminoso deseje lucrar com o carro que roubou e tente vendê-lo, passando-se por um proprietário.

Aliás, não são apenas os supostos proprietários que podem tentar vender carros furtados ou roubados: existem concessionárias de fachada que repassam esse tipo de veículo. Sendo assim, consultar a placa no DETRAN PR se torna uma ótima maneira … Clique aqui para ler todas as informações

Como fazer CNH Digital PR

Confira as regras e saiba como fazer a CNH Digital PR

Há uma grande tendência à maioria dos documentos dos brasileiros se tornar digital, ou seja, que eles sejam acessados via aplicativo.

Para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), isso já é realidade: o documento em papel já pode ser transformado em um arquivo de app que o motorista apresenta quando for necessário.

Veja neste artigo como fazer CNH Digital no Paraná: onde se cadastrar, se existe custo, quais são as vantagens e onde encontrar o aplicativo para poder apresentá-la.


Quem pode fazer a CNH Digital no Paraná?

O documento eletrônico pode ser pedido por qualquer motorista, mas o processo é mais trabalhoso para quem tem a CNH feita antes de maio de 2017.

A razão é que essas versões feitas antes dessa data não têm uma característica chamada de QR Code. Isso pode ser resolvido: basta que o motorista emita a segunda via da sua habilitação.

Também é necessário que o documento tenha certificação digital, o que assegurará que ele é verdadeiro.

Quanto mais recente a carteira de motorista, maior a probabilidade de ela ter certificação digital e, se precisar de mais informações sobre isso, dá para tirar as dúvidas com o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) do Paraná; nele, o cidadão até pode emitir a certificação.

Como fazer CNH Digital PR


Como fazer CNH Digital no Paraná

Para solicitá-la, todos têm de ir ao site do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) e seguir as orientações abaixo:

  • À esquerda,
Clique aqui para ler todas as informações

IPVA 2020 PR

Como em todos os Estados do país, o Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) também faz parte das cobranças anuais que os paranaenses têm. Saiba sobre o IPVA 2020 PR

Esse é um imposto referente a absolutamente qualquer veículo que tenha um motor, não importa qual seja o uso dele: tanto os veículos de passeio quanto os de uso profissional são tarifados e as pessoas podem pagar esse imposto até abril, geralmente.

Além de tudo, esse imposto favorece tanto a municipalidade quanto a unidade federativa, bem como o fundo de educação, FUNDEB.


IPVA PR

O Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor no Paraná é cobrado pelo governo paranaense e as guias de recolhimento podem ser conseguidas no site da Secretaria da Fazenda ou no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN).

O pagamento costuma ser permitido até abril porque os paranaenses têm até três parcelas nas quais dividir esse imposto. Por outro lado, há desconto para os cidadãos que fizerem o pagamento do IPVA de modo único.

IPVA 2019 PR


IPVA 2019 PR

No ano de 2019, a primeira parte do IPVA dos paranaenses foi paga cedo: já no dia 10 de janeiro.

A expectativa que o governo fez a respeito do montante do imposto foi alta, passando dos R$ 3.000.00.000,00, mas cabe dizer que os cidadãos desse Estado tiveram uma alíquota ligeiramente mais baixa: enquanto muitos lugares apresentaram os 4% como alíquota mais alta, o Estado apresentou 3,5%.


DETRAN PR IPVA

Muitas informações relacionadas ao IPVA do Paraná são vistas no … Clique aqui para ler todas as informações

Como consultar pontos da CNH no Detran PR

Confira neste post o passo a passo para fazer a consulta pontos CNH Detran PR; saiba também como verificar se você possui alguma multa pendente


Os motoristas do Paraná, assim como todos os outros espalhados Brasil afora, precisa ficar de olho na pontuação vinculada à sua carteira de motorista. Quando este valor supera os vinte pontos em 12 meses, o motorista perde o direito de dirigir.

Para obter novamente este direito e poder guiar sem medo de ser punido em blitz dos departamentos de trânsito, o motorista precisa passar por um processo de reciclagem. Ali, ele fará novamente todas as aulas teóricas que frequentou quando obteve sua primeira carteira de motorista.

Além de ser um processo extremamente burocrático e demorado (as aulas de reciclagem podem durar meses), ele tem um custo, afinal o motorista precisa pagar as aulas e, caso aprovado, a emissão do novo documento.

Outro custo envolvido no episódio é o pagamento das multas, atreladas aos pontos vinculados à carteira de motorista e que ocasionaram a suspensão do documento. Por isso, é muito importante que o condutor tenha total ciência e controle da pontuação de sua CNH, para não ser pego de surpresa e ficar sem dirigir, além de ter um belo prejuízo.

Você é motorista no Paraná, precisa consultar seus pontos na CNH, mas não sabe o caminho? Fique tranquilo. Preparamos um texto com um passo a passo detalhado que o ajudará nesse processo.

Como consultar pontos da CNH no Detran PR


Passo a passo para consultar os pontos na carteira de motorista do

Clique aqui para ler todas as informações

Detran-PR Serviços

Se você mora do no Estado do Paraná e tem qualquer pendência relacionada à documentação do seu veículo ou da sua Carteira de Habilitação, é o Detran PR que você deve procurar para resolver o seu problema.

O órgão está presente em todo o território paranaense. São 101 Circunscrições Regionais de Trânsito (CIRETRANS) e 211 Postos de Serviços de Trânsito. Além disso, o Detran também oferece a possibilidade de agendar uma série de atendimentos pelo seu site oficial.

Veja, a partir de agora, quais são os principais serviços e consultas disponibilizados pelo órgão.

Serviços

  • Pagamento do IPVA
  • Pagamento do DPVAT
  • Recurso Online
  • Alteração de Endereço Online
  • Agendamento de Exames
  • Cancelamento de Exames
  • 2ª Via Licenciamento (CRLV)
  • Emissão 2ª Via CNH
  • CNH Definitiva
  • PID – Permissão Internacional
  • Renovação da CNH
  • Curso de Reciclagem
  • Entrevista Devolutiva
  • Solicitar Vistoria
  • Agendar Vistoria

Consultas

  • Protocolo Integrado
  • Extrato de Débitos
  • Envio do Licenciamento (CRLV)
  • Envio da CNH
  • Pontuação da CNH
  • Resultado de Exame
  • Recurso da Pontuação CNH
  • Recurso de Multa
  • Indicação de Condutor
  • Editais de Notificação de Infrações
  • Extrato de Multas Pagas
  • Editais de Suspensão / Cassação da CNH

IPVA Detran PR

Uma confusão muito comum entre os proprietários de veículos está relacionada ao pagamento do IPVA. Muitas pessoas pensam que o Detran é o responsável por gerenciar as operações do imposto, no entanto, essa função fica a cargo da Secretaria da Fazenda do Estado.

A parte do Detran PR fica condicionada a orientar o motorista a manter o tributo em dia. No site do órgão, … Clique aqui para ler todas as informações